
Cantora. Compositora.
Filha do Cantor e compositor Carlinhos Vergueiro e da historiadora Laura de Mello e Souza. Neta do professor Antônio Cândido. Foi apresentadora do programa “Rolé” (SporTV).
Participou de shows ao lado de vários artistas, como Ron Carter, Robertinho Silva, Raul de Souza, Vittor Santos, Guilherme Vergueiro, Chico César e Paulinho Moska, entre outros.
Em 1996, lançou o primeiro disco de carreira, “Leve”, com as canções “Luz da light” e “Tocar na banda”, ambas de Adoniran Barbosa, “Leve” (Carlinhos Vergueiro e Chico Buarque), “Bolero feliz” (Carlinhos Vergueiro e J. Petrolino), “Sábios chineses” (Carlinhos Vergueiro), “Nó na madeira” (João Nogueira e Eugênio Monteiro), “Na asa do vento” (Luis Vieira e João do Vale), “Cartão postal” (Rita Lee e Paulo Coelho), “Moreno” (Chico César), “Vênus” (Fred Nascimento e Gian Fabra), “Paixão” (Luis Melodia), “Palhaço” (Nelson Cavaquinho e Osvaldo Martins e Washington Fernandes), “Meu nego” (Ivo Meirelles) e “Tive Sim” (Cartola), alem de “Tudo de bom com você?, esta última de sua autoria.
No ano seguinte, participou do CD “Tal pai tal filho”, com a faixa “Sábios chineses” (Carlinhos Vergueiro).
Em 1999, gravou, em duo com Bernardo Lobo, a canção “Noite dos mascarados”, para o songbook de Chico Buarque, lançado pela Lumiar Discos. Participou do projeto “Novo Canto”, cantando “Na asa do vento” (Luís Vieira e João do Vale) no CD homônimo, lançado nesse mesmo ano.
Gravou, em 2001, o CD “Pé na estrada”, contendo, além da faixa-título, de sua autoria, as canções “Vagabundo confesso” (Nestor Capoeira), “Oh Chuva” (Luís Carlinhos), “Mar aberto” (Carlinhos Vergueiro), “Estação da Luz” (Alceu Valença), “Eu vou cantar”(Pepê Barcellos), “Se toque” (Zé Natálio e Totonho Villeroy), “Champagne” (Mú Chebabi e Márcio Lomiranda), “Arpex”(Rogê/ Phoênix), “Vamos fugir” (Gilberto Gil e Liminha) e “Funk Baby” (Seu Jorge), esta última com a participação do autor no vocal.
Em 2010, lançou o CD “Samba valente”, no qual registrou suas composições “Fui”, “Túnel”, “Samba valente”, “João mandou”, “Daquele jeito”, “Noites frias”, “Pra que se despedir”, “Porto Seguro” e “Tô”, todas com Carlinhos Vergueiro e Afonso Machado, e ainda “Sem refrão” e “Segura”, ambas com Carlinhos Vergueiro. O disco contou com arranjos e direção musical de Afonso Machado. Fez show de lançamento do disco na casa Estrela da Lapa (RJ).
Lançou, em 2013, o CD “Dora Vergueiro”, com suas canções “Paixão na rede” e “Clareou”, ambas com Carlinhos Vergueiro, Vento leste (c/ Toquinho), “Tanta água” (c/ Cris Delanno) e “Quero te encantar” (c/ Isabella Rocha), além de “Estranho amor” (Carlinhos Vergueiro, Luis Carlinhos e Rogê), “Meu drama” (Silas de Oliveira e J.Ilarindo) e “De ponta cabeça” (Marlon Sette e Rogê). Por esse disco, recebeu indicação à 14ª edição do Grammy Latino, na categoria Melhor Álbum de Samba/Pagode.