0.000
Nome Artístico
Derico
Nome verdadeiro
João Frederico Sciotti
Data de nascimento
17/7/1966
Dados biográficos

Instrumentista (flautista e saxofonista).

Iniciou seus estudos de flauta aos cinco anos de idade, tendo sido aluno de João Dias Carrasqueira, Antônio Carlos Carrasqueira, Jean-Noel Saghaard, Lídia Alimonda, Héctor Costita e Amilson Godoy, entre outros. Em 1974, ganhou vários concursos nacionais e internacionais para jovens instrumentistas, participando também em diversos recitais e concertos pelo Brasil. A partir de 1979, interessou-se por outros instrumentos, como o saxofone, a guitarra, o contrabaixo, o violão, a bateria e o piano, tornando-se multiinstrumentista.

Dados artísticos

Iniciou sua carreira artística aos 11 anos de idade. Aos 13, foi spala da Orquestra Jovem Municipal de São Paulo. Em 1980, foi também spala da Orquestra Sinfônica do Festival de Música de Campos do Jordão, regida pelo maestro Eleazar de Carvalho. Fez ainda concertos com as orquestras de Campinas e Piracicaba, quando foi regido pelos maestros Benito Juarez e Ernest Mahle, respectivamente.

A partir de 1979, começou a trabalhar com artistas da MPB, como Amelinha, Diana Pequeno, Marlui Miranda, Ana de Hollanda, Jean e Paulo Garfunkel, Celso Viáfora, Eliete Negreiros e Chico César.

Participou, com o Grupo Ânima, de mostras musicais ao lado de Itamar Assumpção, Arrigo Barbabé, Grupo Rumo e Premeditando o Breque.

Em 1982, fundou a Escola de Música Artlivre, em São Paulo.

Em 1986, passou a atuar como contrabaixista junto a um grupo de músicos representantes de equipamentos da multinacional Roland.

Em 1990, passou a integrar, como saxofonista e flautista, o Quinteto Onze e Meia, no programa ” Jô Soares onze e meia” (SBT) e, mais tarde, o Sexteto que acompanha o apresentador no “Programa do Jô” (TV Globo), tornando-se nacionalmente conhecido não apenas como músico do conjunto mas também por exercer o cargo para o qual foi pitorescamente nomeado por Jô Soares: “assessor para assuntos aleatórios”.

Em 1992, lançou seu primeiro CD com o Quinteto Onze e Meia.

Dois anos depois, gravou seu primeiro CD solo, “Tribute”, lançado pela Warner.

Em 1995, lançou o livro “A busca dos óculos de graal – A história do deriquismo e outros assuntos aleatórios”, pela Editora Best Seller , com vendas que ultrapassaram a casa dos 25.000 exemplares.

Tem ainda um programa de rádio, na Modelo FM-88.7 mhz, em Indaiatuba, SP, além de ministrar palestras e workshops sobre instrumentos musicais (flauta e saxofone) e sobre a profissionalização e o mercado de trabalho para o músico brasileiro.

Discografias
1999 Angels Records CD Derico onze meses
1999 Sony Music CD Jô Soares e O Sexteto
1997 Virgin Records CD Derico & os antropófagos anônimos
1994 Warner Music CD Tribute
1992 CID CD Quinteto Onze e Meia