0.000
Nome Artístico
Deborah Blando
Nome verdadeiro
Deborah Salvatrice Blando
Data de nascimento
3/03/1969
Local de nascimento
SantÁgata de Militello, Itália
Dados biográficos

Cantora. Compositora.

Nasceu numa pequena cidade da Sicília, filha de pai italiano e mãe brasileira.

Desde muito pequena gostava de cantar, tendo-se apresentado com apenas dois anos no “Festival Zecchino dOro”.

Aos cinco anos, transferiu-se com a família para Florianópolis (SC) e começou a cantar em corais infantis locais.

Quando completou 11 anos, já era a solista do coral As Meninas do Sul e se apresentava interpretando sucessos da música italiana. Com isso, foi contratada por uma empresa italiana para gravar um disco para ser distribuído promocionalmente com o pseudônimo de Giovanna.

Dados artísticos

Surgiu para o grande público após ter sido convidada por Oswaldo Montenegro no início dos anos 80 para integrar o elenco do musical “Os Menestréis”. Com ele ainda trabalhou no espetáculo “Dança dos signos”, em 1983.

No ano de 1989, foi apresentada à cantora norte-americana Cyndi Lauper, na ocasião de sua turnê pelo Brasil, e ao seu empresário, David Wolff. Este a convidou para trabalhar com ele na Sony dos EUA. Dois anos depois, lançou o CD “A different story”, cujo sucesso “Boy — why do you wanna make me blue” foi executado mundialmente na propaganda da diet Coke.

No ano de 1994, o disco foi relançado numa edição especial com as faixas bônus “A maçã” e um cover do grupo inglês de rock The Kinks, “You really got me” em dueto com Gordon Grody. Ainda no mesmo ano, trabalhou para a Coca-Cola outra vez, gravando “O descobridor dos sete mares”, antigo sucesso na voz de Tim Maia, que fez parte de um cassete promocional distribuído nas praias brasileiras naquele verão. No ano seguinte, lançou o disco “Suave suave”, com o grupo alemão de tecno B-Tribe, cujos sucessos foram “Nanita” e “Que mala vida”, sucessos nas pistas de dança européias. Logo depois assinou com a Virgin Records e, em 1996, gravou o CD “Unicamente”. O disco, produzido por Patrick Leonard, produtor de Madonna, e David Foster, produtor de Michael Jackson, foi lançado apenas no Brasil e lhe rendeu um disco de ouro. Os destaques do CD foram a faixa-título e a faixa “Gata”.

Em 1998 lançou,mais um CD: “Deborah Blando”, com o sucesso “Somente o sol”, versão em português da canção “Im not in love”, que foi tema de abertura da novela “Corpo dourado” da Rede Globo. No ano seguinte, participou do evento filantrópico “Criança esperança”, também na Rede Globo, interpretando junto com o grupo Fat Family o sucesso de Raul Seixas e Paulo Coelho “Eu nasci há 10 mil anos atrás”.

Discografias
1998 Virgin Records CD Debora Blando
1996 Virgin Records CD Unicamente
1994 Sony CD Suave, suave
1991 Sony CD A different story
Bibliografia Crítica

REPPOLHO. Dicionário Ilustrado de Ritmos & Instrumentos de Percussão. Rio de Janeiro: GJS Editora, 2012. 2ª ed. Idem, 2013.