
Cantor. Compositor. Arranjador. Produtor. Instrumentista.
Descendente de tradicional família de intelectuais, é filho do jornalista e poeta Félix de Athayde e primo do imortal Austregésilo de Athayde.
Estudou arranjo, composição e harmonia com Ian Guest, e produção com Mayrton Bahia.
Iniciou sua carreira na década de 1980.
Usou até 1996 o nome artístico de João Athayde.
Estreou profissionalmente com a direção musical e atuação na peça infantil “Zip e Zup”, apresentada no Teatro Vanucci, Rio de Janeiro.
Em 1991, apresentou o show “Coisas do íntimo”, no Planetário da Gávea, Rio de Janeiro, junto a seu parceiro Elydio Lujan. Em seguida, realizou o show “João Athayde & banda” no Espaço Cultural Sérgio Porto, patrocinado pela Prefeitura do Rio de Janeiro.
Em 1993, atuou como ator e cantor no musical infantil “O casaco encantado”.
No ano de 1997, idealizou o grupo “Bossa Nova Geração”, no qual atuou como cantor, músico, arranjador e produtor, ao lado de César Barbosa, Kiko Furtado, Sérgio Farias, Fernando Mendonça, Marcos Trança, Natallino Neto e outros. Com o grupo, apresentou-se em programas de rádio e televisão. Realizou ainda shows em diversos locais no Rio de Janeiro, entre eles o Vinicius Bar e o Parque Garota de Ipanema, no Arpoador.
Em 1997 realizou o espetáculo “Show juntos na bossa”, em parceria com Billy Blanco, atuando como cantor, violonista, diretor e produtor.
Ao lado de Billy Blanco realizou mais de 100 apresentações, principalmente no Rio de Janeiro, em casas como Vinicius Bar, Bar do Tom, BNDES, Litlle Club.
Em São Paulo, atuou em locais como Supremo Musical, Villagio Café, Biblioteca Mário de Andrade, Sesc Ribeirão Preto.
Em Brasília, apresentou-se no Clube do Choro e na Academia de Tênis. Paralelamente à dupla com Billy Blanco, segue com seu trabalho solo ao lado de outros parceiros, como César Barbosa, com quem realizou o show “Parcerias”, e com quem tem mais de 40 composições.
Como violonista, atuou no show da cantora Selma Reis, “Ares de Havana”, com roteiro e direção de Ricardo Cravo Albin, realizado no Teatro Delfim, RJ, e Sesc Pompéia, SP.
Em 2000, apresentou-se com Billy Blanco e a Banda Sinfônica Jovem de São Paulo no pátio do Colégio Anchieta. Gravou ainda o CD “Billy Blanco & De Athayde”, no qual atuou como cantor, arranjador e produtor.