5.001
Nome Artístico
Dayse do Banjo
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Multiinstrumentista, cantora e compositora.

Nasceu no bairro de Padre Miguel, no Rio de Janeiro.
Filha de músico erudito, aprendeu vários instrumentos de percussão e cordas como banjo, cavaquinho e violão.

Dados artísticos

Na década de 1980 participou ativamente do “Pagode da Tamarineira”, evento que acontecia semanalmente na quadra do Bloco Carnavalesco Cacique de Ramos, na zona norte do Rio de Janeiro, de onde despontaram vários ícones do samba carioca, tais como Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Jorge Aragão, Almir Guineto, Luiz Carlos da Vila e grupo Fundo de Quintal, entre outros. Por essa época trabalhava como acompanhante (cavaquinista) de vários artistas, entre eles Dominguinhos do Estácio, Neguinho da Beija-Flor e Jorginho do Império, além de Dona Ivone Lara e Jovelina Pérola Negra, as quais acompanhou no “Projeto Seis e Meia” do Teatro João Caetno, na Praça Tirandente, centro da cidade. Ainda nos anos 80, sob a direção de Haroldo Costa, atuou como instrumentista e cantora no Hotel Intercontinental, em São Conrado e em caravanas culturais, lideradas pelo produtor, nos Estados Unidos e na Colômbia.
No ano de 1990 acompanhou ao cavaquinho o intérprete Jamelão em desfile da Escola de Samba Estação Primeira da Mangueira na Passarela do Samba, na Marquês de Sapucaí, sendo considerada a primeira mulher a tocar cavaquinho em desfiles cariocas.
Em 1991 radicou-se na cidade de São Paulo e passou à primeira cavaquinista da Escola de Samba Gaviões da Fiel e outra vez conquistou o título de ser a primeira mulher a tocar cavaquinho em desfiles oficiais do sambódromo paulista.
Em São Paulo apresentava-se regularmente em uma das principais casa de samba e chora da capital, o bar Traço de União, além de atuar como cavaquinista de Almir Guinéto até o ano 2000.
Em 2009 apresentou-se no bar Mistura Carioca, na Lapa, centro do Rio de Janeiro e participou do programa da cantora Dorina e Rubem Confete na Rádio Nacional em show no auditório da emissora.
Como instrumentista acompanhou em shows e gravações artistas como Moacyr Luz, Adilson Bispo, Tia Surica e Noca da Portela.
Em 2012 lançou seu primeiro CD solo “Dayse do Banjo”, com oito músicas de sua autoria, dentre as quais “Explosão da galera” (c/ Almir Guineto). O disco, produzido por Paulão Sete Cordas, contou com músicos como Beloba e Esguleba. O show de lançamento do disco foi realizado no Teatro Rival, no Rio de Janeiro, no qual recebeu como convidados os cantores e compositores Almir Guineto e Sombrinha.

Discografias
2012 Independente CD Dayse do Banjo
Obras
Arrasta a sandália c/ Luana Carvalho
Explosão da galera c/ Almir Guineto
Shows
2012 Teatro Rival, Rio de Janeiro Dayse do Banjo - lançamento do CD “Dayse do Banjo”