
Compositor. Cantor.
Em 1958 ingressou na Escola Acadêmicos do Salgueiro. Cinco anos mais tarde, ingressou na Ala de Compositores da escola.
Em 1964, foi lançado pela Musidisc o LP “Ala dos Compositores do Salgueiro”, no qual interpretou o samba “Graças a Deus” (c/ Binha), sendo esta a sua primeira música gravada. Dois anos depois, gravou pelo selo Etiqueta um compacto contendo “Ironia do destino”, parceria sua com Zuzuca do Salgueiro e Adir Moraes.
Compôs, em 1975, com Mário Pedra, Zé Pinto e Nininha Rossi “O Segredo das Minas do Rei Salomão”, que se tornaria um grande sucesso. Este samba-enredo deu ao Salgueiro o campeonato no mesmo ano, sendo precursor em abordar no carnaval temas que não fossem de origem brasileira. O samba foi incluído no compacto duplo lançado por Alcione. Ainda em 1975, o sambista Zuzuca do Salgueiro gravou pela CBS o LP “As Minas do Rei Salomão”, no qual incluiu de sua autoria “Hino de amor ao Salgueiro”, em parceria com Nei Lopes e João Laurindo.
Em 1984, a Coca-Cola, através do selo Moinhos Produções, lançou o LP “Pagode de Natal – A noite feliz dos bambas”, disco que reuniu vários sambistas, dentre eles Nei Lopes, Wilson Moreira, Adauto Magalha, Romildo, Délcio Carvalho e Luiz Carlos da Vila, no qual interpretou com Nei Lopes “Olha aí seu Nicolau”, parceria de ambos. No ano seguinte, Nei Lopes e Wilson Moreira gravaram o LP “O Partido muito alto – de Wilson Moreira e Nei Lopes”, no qual foi incluído uma parceria sua com Nei Lopes, “Raio de luar”, incluída também no disco homônimo de Alcione em 1987. No ano seguinte, sua composição, em parceria com Nei Lopes, “Novamente primavera”, foi interpretada por Alcione em seu LP “Ouro e cobre”.
Em 1994, a gravadora EMI-Odeon compilou dois LPs em um CD através da “Série Dois em Um”, relançando a composição.
Em 2001, ao lado de Nei Lopes, Nelson Sargento, Dona Ivone Lara, Baianinho, Niltinho Tristeza, Casquinha, Zé Luiz, Nilton Campolino, Monarco, Jair do Cavaquinho, Elton Medeiros, Luiz Grande, Jurandir da Mangueira e Aluízio Machado, participou do show “Meninos do Rio”, apresentado no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, lançado em CD neste mesmo ano.
No ano de 2005 Nilze Carvalho incluiu a composição “Pra lá pra cá” (c/ Nei Lopes) no CD “Estava faltando você”.
Em 2010 ao lado de Zé Catimba, Jonas da Vila, Walter Peçanha e David do Pandeiro, participou da coletânea “Eterno guardiões”, produzida por Moacyr Luz e com direção musical de Paulão Sete Cordas, na qual interpretou “Saideira”, de sua autoria.
(vários)
(vários)
ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.
AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.
ARAÚJO, Hiram. Carnaval – Seis milênios de história. Rio de Janeiro: Editora Gryphus, 2000.
LOPES, Nei. O Negro no Rio de Janeiro e sua Identidade Musical. Rio de Janeiro: 1992.
MARCONDES, Marcos Antônio. (Ed.). Enciclopédia da música Brasileira – erudita, folclórica e popular. 3. ed. São Paulo: Arte Editora/Itaú Cultural/Publifolha, 1998.
MARCONDES, Marcos Antônio. (Ed.). Enciclopédia da música brasileira – erudita, folclórica e popular. 2 v. São Paulo: Arte Editora/Itaú Cultural, 1977.