5.001
Nome Artístico
Dalto
Nome verdadeiro
Dalto Roberto Medeiros
Data de nascimento
22/6/1949
Local de nascimento
Niterói, RJ
Dados biográficos

Cantor. Compositor. Instrumentista e médico, nasceu na Tijuca, no Rio de Janeiro, mas cresceu em Niterói. . É filho do letrista Dalto Medeiros, que teve músicas gravadas por Sérgio Mendes.

Dados artísticos

Começou a carreira no início da década de 70, atuando como vocalista do grupo niteroiense de rock Os Lobos, com o qual gravou o compacto “Fanny” pela Top Tape. Saiu do grupo para estudar Medicina, curso que completou. Em 1974, lançou-se em carreira solo gravando um compacto simples para a Odeon. Porém, só viria a fazer sucesso na década seguinte. Em 1981 obteve seu primeiro êxito como compositor com a canção “Bem-te-vi”, parceria com Cláudio Rabelo e gravada por Renato Terra, vendendo 250 mil cópias. No ano seguinte, já como intérprete, obteria o seu maior sucesso: “Muito estranho — cuida bem de mim”, lançada em compacto e LP pela EMI-Odeon. Teve várias composições gravadas com sucesso por outros intérpretes, como “Leão ferido”, parceria com Biafra, lançada por este em disco de 1982, e, no ano seguinte, “Anjo”, com o golden boy Renato Correia e seu parceiro Cláudio Rabelo, gravada pelo conjunto Roupa Nova. Em 1994, lançou o CD “Guru”, cujo maior destaque foi a música “Quase dá pra ser feliz”. Um dos compositores mais requisitados, já foi gravado por Ray Coniff, Zizi Possi e Marina Lima. Várias composições suas foram utilizadas em trilhas de telenovelas. Ainda em atividade, lançou o CD “Cachorro fujão”, pela Casa Jorge Discos, em 2000. No mesmo ano, sua música “Muito estranho” foi incluída na seleção intitulada “As 100 músicas do século XX”, escolhidas pelo pesquisador R. C. Albin entre matrizes da Odeon. Ainda a partir de 2000, ampliou sua parceria com o letrista Nelson Motta. Continuou a se exibir entre 2000 e 2003 em bares, teatros e casas noturnas de Niterói, no Rio de Janeiro.

Em 2010 colocou a música “Faça um Pedido” na novela “Viver a Vida” (Rede Globo)

Em setembro de 2022 participou do show de comemoração de 67 anos de Marina no Circo Voador, com quem tocou “Pessoa”, ‘Muito Estranho” e ‘Espelhos D’água”. ‘Muito Estranho comemorou, em 2022, 40 anos com mais de 150 gravações de acordo com o autor.

Discografias
2000 Casa Jorge Discos CD Cachorro fujão
1994 East/West LP Quase não dá para ser feliz
1983 Odeon LP Pessoa
1982 Odeon LP Cuida bem de mim
1974 Odeon Compacto simples Leila Ly/Flash back
Obras
Anjo (c/ Renato Correia e Cláudio Rabelo)
Bem-te-vi (c/ Cláudio Rabelo)
Flash-back (c/ Cláudio Rabelo)
Leila Ly (c/ Cláudio Rabelo)
Leão ferido (c/ Biafra)
Muito estranho (c/ Cláudio Rabelo)
Pessoa (c/ Cláudio Rabelo)
Quase não dá para ser feliz (c/ Cláudio Rabelo)