0.000
Nome Artístico
Dadi
Nome verdadeiro
Eduardo Magalhães de Carvalho
Data de nascimento
16/8/1952
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Instrumentista (baixista e guitarrista). Cantor. Compositor.

Irmão de Mú Carvalho (pianista, compositor e produtor musical), Sérgio de Carvalho (produtor musical) e Heloisa Tapajós (pesquisadora de MPB). Pai de Daniel Carvalho (músico e produtor musical) e de André Carvalho (compositor, violonista e cantor). Primo, pelo lado paterno, de Beto Carvalho (radialista e produtor musical) e Guti Carvalho (produtor musical). Primo, pelo lado materno, do pianista Homero Magalhães e de seus filhos músicos Homero Magalhães Filho, Alain Pierre, Alexandre Caldi e Marcelo Caldi. Foi criado em Ipanema, no Rio de Janeiro, ouvindo The Rolling Stones, Jimi Hendrix, Cream e The Who. Autodidata, começou a tocar violão e baixo elétrico aos 13 anos de idade. Formou, um pouco mais tarde, com colegas do Colégio São Fernando, onde estudou, a banda amadora The Goofies, com a qual se apresentava em festas de adolescentes da Zona Sul do Rio.

Dados artísticos

Iniciou sua carreira profissional aos 18 anos de idade, como baixista do conjunto Os Novos Baianos, com o qual atuou de 1970 a 1975. Neste ano, ao lado de outros instrumentistas brasileiros, acompanhou Mick Jagger na gravação de “Scarlet”, nos estúdios da PolyGram.

De 1975 a 1978, participou da Banda do Zé Pretinho e da Admiral Jorge V, de Jorge Bem (hoje Jorge Benjor).

Em 1976, formou, juntamente com Armandinho, Ary Dias, Gustavo Schroeter e seu irmão Mú, grupo A Cor do Som, com o qual atuou até 1988.

Como músico de estúdio, gravou com Elba Ramalho, Chico Buarque, Moraes Moreira e MPB-4, entre outros artistas brasileiros.

Em 1990, substituiu o baixista Dé no Barão Vermelho, tocando com a banda até 1992. Neste ano, foi convidado por Caetano Veloso, que compôs para ele a canção “Leãozinho”, para fazer parte de seu conjunto, tendo participado do show “Circuladô”, que gerou o CD “Circuladô ao vivo”, e da turnê internacional realizada pelo compositor e cantor.

A partir de 1996, passou a integrar a banda de Marisa Monte, com quem gravou o CD “Barulhinho bom”. Até 2001, acompanhou a cantora em turnês de shows pelo Brasil e no exterior.

Em 2002, passou a fazer parte da banda de Rita Lee, com quem trabalhou durante a turnê de shows do disco “Aqui, ali, em qualquer lugar” pelo Brasil. Nesse mesmo ano, atuou com Jorge Benjor na gravação do “Acústico MTV”, lançado em CD e DVD, e participou dos shows realizados pelo cantor e compositor no Via Funchal (SP) e no ATL Hall (RJ). Também em 2002, atuou com Marisa Monte, Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes na gravação do CD/DVD “Tribalistas”, tocando violão, guitarra slide, guitarra, bandolim, cavaquinho, piano, órgão Hammond e acordeom. Ainda nesse ano, participou da trilha sonora do filme “Dois perdidos numa noite suja”, de José Joffily, com a canção-tema “Dois perdidos”, de sua parceria com Arnaldo Antunes.

Atuou na gravação do CD “Balacobaco”, de Rita Lee, seguindo com a cantora em turnê de shows pelo Brasil, em 2003, e em Nova York e Boston, em 2004.

Em 2005, lançou o CD “Dadi” no mercado japonês, registrando suas composições “Se assim quiser”, “Cantado por você “, “Dois perdidos”, “Quando você for dormir”, e “Bandeira Clara”, todas com Arnaldo Antunes, “No espelho” (c/ Rita Lee), “Na linha e na lei” (c/ Caetano Veloso), “No coração da escuridão” (c/ Jorge Mautner), “Alvo certo” (c/ André Carvalho), “Imaginado” (c/ Arnaldo Antunes e Domênico) e “70s”. O disco contou com a participação de Rita Lee, Caetano Veloso e Marisa Monte. Também em 2005, integrando a formação original do grupo A Cor do Som, ao lado de Armandinho, Mú Carvalho, Ary Dias e Gustavo Schroeter, apresentou-se no Canecão (RJ). O espetáculo contou com a participação de Caetano Veloso, Daniela Mercury, Moraes Moreira, Davi Moreira e o Coral dos Canarinhos de Petrópolis, e gerou o CD e o DVD “A Cor do Som Acústico”, com produção musical de Sérgio de Carvalho. Na virada do ano, apresentou-se, com A Cor do Som, no Reveillon A Cor do Sonho, realizado no Rock in Rio, em Salvador.

Em 2007, lançou o CD “Dadi” no Brasil. Nesse mesmo ano, saiu em turnê pela Europa, Estados Unidos e Ásia, integrando a banda de Marisa Monte. No dia 27 de maio, apresentou seu trabalho solo no espaço Praça XI, em Tóquio, acompanhado de Mauro Diniz (cavaquinho e pandeiro), Marcelo Costa (percussão), Pedro Baby (violão), Marcos Ribeiro (cello) e Maico Lopes (flugelhorn). O espetáculo foi gravado ao vivo para lançamento em CD. Ainda em 2007, fez show no Cinematèque Jam Club (RJ) com o repertório do CD “Dadi”, tendo a seu lado os músicos Kassin (guitarra e baixo), Alberto Continentino (guitarra e baixo) e Domenico Lancelotti (bateria).

Cantando e tocando vários instrumentos (violão, guitarra, baixo, piano, teclados, Fender Rhodes, Hammond, Wurlitzer, bandolim, percussão e programação de percussões eletrônicas), lançou, em 2008, o CD “Bem aqui”, produzido por Daniel Carvalho para o mercado fonográfico japonês. No repertório, suas composições “Voz de comando”, “Por que não?” e a faixa-título, todas com Arnaldo Antunes, “Refém” e “Passando”, ambas com Domenico Lancelotti, “Devo lhe dizer” (c/ Marisa Monte e Adriana Calcanhotto), “Não tente compreender” (c/ Marisa Monte), “Quando você me abraça (c/ André Carvalho), “Depois da chuva” (c/ Kassin), “Não é proibido” (c/ Marisa Monte e Seu Jorge) e “Soraya”, de sua exclusiva autoria, além de “A banda” (Chico Buarque). O disco contou com a participação especial de Adriana Calcanhotto” (voz em “Devo lhe dizer”) e Arnaldo Antunes (voz “Voz de comando”). Participaram também do disco os músicos Felipe Pinaud (flauta e arranjo de metais), Pedro Sá (baixo e violão), Alberto Continentino (baixo), Kassin (baixo, Daniel Carvalho (baixo e programação de bateria e percussões), Armandinho Macedo (bandolim), Domenico Lancelotti (bateria, percussão e vocal), Rodrigo Barba (bateria), Stephane Sanjuan (bateria e percussão), André Carvalho (bateria e percussão), Moreno Veloso (cello e percussão), Maico Lopes (flugelhorn), Pedro Bernardes (guitarra slide), David Binney (sax), Monteiro Jr. (sax), Bidu Cordeiro (trombone), Altair Martins (trumpete), Ritchie (flauta e vocais), Leilinha (vocais) e Losinha (vocais). Também nesse ano, integrando o grupo The Three Amigos, ao lado de Liminha e Luie, apresentou-se em temporadas de shows nos espaços Letras & Expressões, Cinematèque e Mistura Fina, no Rio de Janeiro.

Em 2009, inaugurou a casa Posto 8 (RJ), com temporada de shows às sextas-feiras do mês de março, recebendo alternadamente no palco os seguintes convidados: Arnaldo Antunes, o grupo +2 (formado por Moreno Veloso, Kassin e Domênico Lancelotti), Liminha, Alexia Bontempo, A Cor do Som, Cristian Oyens, Erasmo Carlos, Jorge Mautner, Nelson Jacobina e a cantora uruguaia Maria Paz, além de seus filhos músicos André Carvalho e Daniel Carvalho. Nesse mesmo ano, suas composições “Coçando” (c/ Ana Cañas, Liminha e Arnaldo Antunes) e “Sempre com você” (c/ Ana Cañas) foram gravadas pela parceira no CD “Hein?”. Participou do disco tocando violão. Ainda em 2009, gravou baixos e guitarras no CD “Rock’n’roll”, de Erasmo Carlos, e baixo no CD da cantora Maria Gadú.

Em 2010, lançou, no mercado internacional, o CD “InventaRio”, ao lado dos músicos italianos Ferruccio Spinetti, Giovanni Ceccarelli e Francesco Petreni. No repertório, suas composições “Se assim quiser” e “Bem aqui”, ambas com Arnaldo Antunes, “Alvo certo” (c/ André Carvalho), “Não é proibido” (c/ Marisa Monte e Seu Jorge), “Passando” (c/ Domenico) e Dall’alba al tramonto” (versão para a língua italiana de Tomassi para sua canção “Da aurora até ao luar”, com Arnaldo Antunes), além das versões para a língua portuguesa “Lá na rede” (“A rezza”, de Spinetti, Bonomo e Tomassi e “Folhas” (“Fronne”, de Spinetti, Ciaramella e Tomassi), assinadas por ele. Constam também do repertório as faixas “Construtivamente”  (André Carvalho e Ceccarelli), “Minueto” (Cecarelli), “Quasi sera” (L. Tenco e C. Donida), “Il samba” (versão em italiano assinada por Tomassi para “Desde que o samba é samba”, de Caetano Veloso) e “Ti amo” (versão em italiano para “Te amo”, de Ivan Lins). O disco contou com a participação especial de Ivan Lins (piano em “Te amo”), Petra Magoni (dueto vocal com Dadi em “Il samba”) e ainda Marisa Monte e Pacifico (vocais em “Da aurora até o luar”). Nesse mesmo ano, saiu em turnê italiana para o lançamento do disco, apresentando-se em Roma (Livraria Feltrinelli, na Galleria Colonna), Bolonha (Teatro Bibiena, em Sant’Agata Bolognese) e Milão (Livraria Feltrinelli, na Piazza Piemonte). Nesse mesmo ano, apresentou-se no Teatro Solar de Botafogo (RJ), acompanhado por Claudinho Andrade (teclado), Alberto Continentino (baixo), Kassin (baixolão) e Marcelo Costa (bateria). O show contou com a participação de Davi Moraes, Domenico Lancelotti, Marcela e Filhos de Judith.

Em 2011, participou como músico do CD “O que você quer saber de verdade”, de Marisa Monte, que incluiu no repertório três músicas de sua autoria: “Amar alguém” e “Seja feliz”, parceria de ambos com Arnaldo Antunes, e “Bem aqui” (c/ Arnaldo Antunes).

Em 2012, apresentou-se no Teatro Rival BR com seu grupo A Cor do Som. Nesse mesmo ano, inaugurou a série musical “Aquele cara lá do baixo”, idealizada e concebida por Monica Ramalho, com show realizado no Centro Cultural Banco do Brasil (RJ). Ao seu lado no palco, os músicos Mú Carvalho (piano), Davi Moraes (guitarra) e Jorginho Gomes (bateria). Ainda em 2012, apresentou-se com seu grupo A Cor do Som para uma plateia de cerca de 5.000 pessoas na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador. Sua composição “Não tente compreender” (c/ Marisa Monte) foi incluída no repertório e deu título ao CD lançado por Mart’nália nesse ano. Ainda em 2012, lançou no mercado europeu, como integrante do grupo InventaRio, o CD “InventaRio incontra Ivan Lins”.

Em 2013, formou, com Vinicius Cantuária e o compositor e guitarrista norte-americano Jesse Harris (autor de “Don’t know why”, sucesso na voz da cantora Norah Jones) o Trio Estrangeiros, com o qual fez uma turnê de shows pelo Japão. Antes de seguir viagem, estreou o show no espaço Vizta (RJ), pelo projeto “Bossa, jazz e muito mais”. Nesse mesmo ano, apresentou-se com seu grupo A Cor do Som dentro da “Corrente Cultural”, no Palco da Praça da Espanha, em Curitiba. Ainda em 2013, o CD “InventaRio incontra Ivan Lins” foi lançado no Brasil, pela Biscoito Fino.

Discografias
2013 InventaRio incontra Ivan Lins (InventaRio e Ivan Lins) – Biscoito Fino - CD
2011 O que você quer saber de verdade (Marisa Monte) – participação EMI Music - CD
2010 My Favourite Records Srl. CD InventaRio (Dadi Carvalho, Ferruccio Spinetti e Giovanni Ceccarelli)
2009 CD Hein? (Ana Cañas) - participação
2009 CD Maria Gadú (Maria Gadú) - participação
2009 Coqueiro Verde CD Rock’n’roll (Erasmo Carlos) - participação
2008 Impartmaint/RipCurl (Japão) CD Bem aqui (Dadi)
2006 Phonomotor Records/EMI CD Infinito particular (Marisa Monte) - participação
2006 Phonomotor Records/EMI CD Universo ao meu redor
2005 Performance Be Records/Sony CD, DVD A Cor do Som Acústico (A Cor do Som)
2005 Impartmaint/RipCurl (Japão, 2005) - Som Livre (Brasil, 2007) CD Dadi
2004 EMI CD, DVD MTV ao vivo (Rita Lee) - participação
2003 Som Livre CD Balacobaco (Rita Lee) - participação
2002 Universal Music CD, DVD Acústico (Jorge Benjor) - participação
2002 EMI Music CD,DVD Tribalistas (Tribalistas)
2000 Phonomotor Records/EMI CD Memórias, crônicas e declarações de amor (Marisa Monte) - participação
1997 PolyGram CD Infinito circular (Os Novos Baianos)
1996 Movieplay CD A Cor do Som ao vivo no circo (A Cor do Som)
1996 EMI Music CD Barulhinho bom (Marisa Monte)
1992 PolyGram CD Circuladô ao vivo (Caetano Veloso) - participação
1990 Warner Music LP, CD Na calada da noite (Barão Vermelho)
1987 RCA Victor LP, CD Gosto do prazer (A Cor do Som)
1985 Warner LP O som da Cor (A Cor do Som)
1984 Warner LP Intuição (A Cor do Som)
1983 Warner LP As quatro fases do amor (A Cor do Som)
1983 PolyGram LP, CD Tigres de Bengala (Tigres de Bengala)
1982 Warner LP Magia tropical (A Cor do Som)
1981 Warner LP Mudança de estação (A Cor do Som)
1980 Polydor LP, CD Erasmo Carlos convida (Erasmo Carlos) - participação
1980 Warner LP Transe total (A Cor do Som)
1979 Som Livre LP, CD A Banda do Zé Pretinho (Jorge Ben) - participação
1979 Warner LP Frutificar (A Cor do Som)
1979 Philips LP, CD Ópera do Malandro - Trilha Sonora da peça (Chico Buarque) - participação
1978 Warner LP A Cor do Som ao vivo em Montreux (A Cor do Som)
1977 Warner LP A Cor do Som (A Cor do Som)
1977 Clack/Bandeirantes Discos LP Brasileirinho – I Festival Nacional do Choro – As 12 finalistas (Vários artistas) - participação
1977 Philips LP Tropical (Jorge Ben) - participação
1976 Philips LP, CD África Brasil (Jorge Ben) - participação
1975 Philips LP, CD Solta o pavão (Jorge Ben) - participação
1975 Som Livre LP Vamos pro mundo (Os Novos Baianos)
1974 Continental LP Linguagem do Alunte (Os Novos Baianos)
1973 Continental LP Novos Baianos F.C. (Os Novos Baianos)
1972 Som Livre LP, CD. Acabou chorare (Os Novos Baianos)
1971 Philips Compacto Duplo Novos Baianos Baby Consuelo no final do Juízo (Os Novos Baianos)
Obras
70's
A cor do som (c/ Marcelo)
Alto astral (c/ Mú e Evandro Mesquita)
Alvo certo (c/ André Carvalho)
Amar alguém c/ Marisa Monte e Arnaldo Antunes
Arpoador (c/ Armandinho, Mú, Ary e Gustavo)
Arrastando corrente (c/ Mú, Ary, Márcio Figueiredo e Perinho Santana)
Bandeira Clara (c/ Arnaldo Antunes)
Bem aqui (c/ Arnaldo Antunes)
Cambalachero (c/ Mú, Ary Dias e Túlio Mourão)
Cantado por você (c/ Arnaldo Antunes)
Coçando (c/ Ana Cañas, Liminha e Arnaldo Antunes)
Depois da chuva (c/ Kassin)
Devo lhe dizer (c/ Marisa Monte e Adriana Calcanhoto)
Dois perdidos (c/ Arnaldo Antunes)
Farra forró (c/ Armandinho e Aroldo)
Festa na rua (c/ Armandinho e Aroldo)
Folhas c/ Spinetti, Ciaramella e M. de Thomas
Imaginado (c/ Arnaldo Antunes e Domênico)
Na linha e na lei (c/ Caetano Veloso)
No coração da escuridão (c/ Jorge Mautner)
No espelho (c/ Rita Lee)
Não desista (c/ Vinicius Cantuária)
Não tente compreender (c/ Marisa Monte)
Não é proibido (c/ Marisa Monte e Seu Jorge)
Passando (c/ Domenico)
Pique esconde (c/ Mú, Gustavo e Armandinho)
Por que não? (c/ Arnaldo Antunes)
Quando você for dormir (c/ Arnaldo Antunes)
Quando você me abraça (c/ André Carvalho)
Refém (c/ Domenico)
Se assim quiser (c/ Arnaldo Antunes)
Seja feliz c/ Marisa Monte e Arnaldo Antunes
Sempre com você (c/ Ana Cañas)
Som da cor (c/ Ronaldo Bastos)
Soraya
Toda vez (c/ Péricles Cavalcanti)
Tudo que voce quiser (c/ Mú)
Voz de comando (c/ Arnaldo Antunes)
Vôo da borboleta (c/ Armandinho)
Shows
2013 Trio Estrangeiros. Vinicius Cantuária, Dadi e Jesse Harris – Vizta, Rio de Janeiro
2013 Trio Estrangeiros. Vinicius Cantuária, Dadi e Jesse Harris. Turnê pelo Japão.
2012 A Cor do Som – Concha Acústica do Teatro Castro Alves, Salvador
2012 A Cor do Som – Teatro Rival BR, Rio de Janeiro.
2012 Dadi. Projeto “Aquele cara lá do baixo” – Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro
2010 Livraria Feltrinelli, Galleria Colonna, Roma. InventaRio. Dadi Carvalho, Ferruccio Spinetti e Giovanni Ceccarelli .
2010 Teatro Bibiena, Sant’Agata Bolognese, Bolonha. InventaRio. Dadi Carvalho, Ferruccio Spinetti e Giovanni Ceccarelli .
2010 Livraria Feltrinelli, Piazza Piemonte, Milão. InventaRio. Dadi Carvalho, Ferruccio Spinetti e Giovanni Ceccarelli.
2009 Posto 8, Rio de Janeiro. Dadi.
2007 Cinematèque Jam Club, Rio de Janeiro. Dadi.
2007 Praça XI, Tóquio. Dadi.
2010 Dadi – Teatro Solar de Botafogo, Rio de Janeiro.
Bibliografia Crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

ALBUQUERQUE, João Luiz. A Cor do Som/Rock Book 5. Rio de Janeiro: Editora Gryphus, 2000.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.

CASTRO, Ruy. Ela é carioca. São Paulo, Companhia das Letras, 1999.

GALVÃO, Luís. Anos 70: Novos e baianos. São Paulo, Editora 34, 1997.