
Compositor. Jornalista.
Nasceu na Bahia mas transferiu-se para o Rio de Janeiro indo residir no subúrbio de Oswaldo Cruz.
Conheceu Noca da Portela em São Cristóvão levando-o para a Ala dos Compositores da Portela, com o qual compôs quatro sambas-enredos vencedores para a escola.
Aos 52 anos prestou vestibular para Comunicação Social formando-se em Jornalismo
Na casa do amigo Noca conheceu a futura esposa Dalma, com quem foi casado e tinha quatro filhos e dois netos.
Em 1966, fundou o Trio ABC da Portela, juntamente com Noca e Picolino. O trio não chegou a gravar nenhum disco, contudo, seus componentes foram contemplados com vários sambas-enredos vencedores nos carnavais que sucederam.
Em 1967, Elza Soares gravou em um compacto simples pela Odeon as músicas “Portela querida”, (c/ Picolino e Noca da Portela), composição que viria a ser posteriormente o maior sucesso do trio, além de música emblemática para a Portela, e, do outro lado, “Sofri” (Bide e Marçal). No ano seguinte, o trio inscreveu duas composições no “II Concurso de Música de Carnaval”, organizado por Ricardo Cravo Albin (na época, Presidente do Conselho Superior de Música Popular Brasileira do MIS), a primeira foi “Portela querida”, defendida por Elza Soares, e a segunda “É bom assim”, interpretada pelo cantor Gasolina. Ainda em 1968, Martinho da Vila em seu LP “Nem todo crioulo é doido”, gravou “Querer é poder” de autoria de Colombo, Noca da Portela e Picolino.
Em 1976, sua composição “O Homem de Pacoval”, em parceria com Noca da Portela e Edir Gomes, foi gravada por Silvinho do Pandeiro no LP “Sambas-enredos das Escolas de Samba do Grupo 1”.
No ano de 1994, o cantor Rixxah interpretou “Gosto que me enrosco” (Colombo, Gelson e Noca da Portela) no disco “Sambas-enredos de 1995 do Grupo Especial” pela RCA Victor.
Em 1998, recebeu da Rede Globo o prêmio “Estandarte de Ouro” por seu samba “Os olhos da noite”, em parceria com J. Rocha, Darcy Maravilha e Noca da Portela. Neste mesmo ano, classificou este samba em 2º lugar na cotação dos melhores sambas-enredos, de acordo com pesquisa feita pelo jornal “O Dia”, com os jurados Ricardo Cravo Albin, Moacyr Luz, Roberto Moura, Cláudio Vieira e Mauro Ferreira. Entre seus vários intérpretes está Eliana Pittman em “A dor que vem do Brás” (Colombo, Noca da Portela e Picolino da Portela).
ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.
ALBIN, Ricardo Cravo. MPB, a história de um século. Rio de Janeiro: Atrações Produções Ilimitadas/MEC/Funarte, 1997.
ALBIN, Ricardo Cravo. O livro de ouro da MPB. Rio de Janeiro: Ediouro, 2003.
AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.
CABRAL, Sérgio. Elisete Cardoso – Uma vida. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, S/D.
MARCONDES, Marcos Antônio. (Ed.). Enciclopédia da música Brasileira – erudita, folclórica e popular. 3. ed. São Paulo: Arte Editora/Itaú Cultural/Publifolha, 1998.
MARCONDES, Marcos Antônio. (Ed.). Enciclopédia da música brasileira – erudita, folclórica e popular. 1 v. São Paulo: Arte Editora/Itaú Cultural, 1977.
MONTE, Carlos e VARGENS, João Baptista M. (Ilustrações Lan). A Velha-Guarda da Portela. Rio de Janeiro: Editora Manati, 2001.