0.000
Nome Artístico
Cloves do Violão
Nome verdadeiro
Sebastião Cloves
Local de nascimento
Barão do Monte Alto, MG
Data de morte
6/5/2008
Local de morte
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Cantor. Compositor. Violonista.

Aos nove anos de idade a família transferiu-se para Cachoeira Alegre, onde ingressou na banda da cidade.

Em 1998 fundou, na Rua Indígena, no subúrbio da Penha, a Escolinha de Iniciação Musical para Crianças Carentes, com oficina de música, e o Meu Kantinho Centro de Cultura, considerado um dos focos de resistência do samba e do choro no Rio de Janeiro, no qual recebia baluartes dos gêneros para rodas de choro e samba, entre eles Jamelão, Tia Amélia e Henrique Cazes.

Dados artísticos

Em 1956 foi residir no bairro do Estácio, passando a freqüentar a Escola de Samba São Carlos, mais tarde Estácio de Sá, onde conheceu os compositores e passou a acompanhá-los ao violão. No ano de 1963 mudou-se para o bairro de Engenho Novo, também no Rio de Janeiro.

Em 1967 ingressou na Ala de Compositores da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, sendo o principal violonista, a partir de então, nos desfiles da escola, sendo o violonista preferido do cantor Jamelão. É considerado o introdutor do violão de sete cordas no desfile oficial das escolas de samba. Seu primeiro desfile pela escola foi com samba-enredo “O mundo encantado de Monteiro Lobato” de Darcy da Mangueira, Hélio Turco e Comprido, com o qual a escola ganhou o primeiro lugar do Grupo 1 naquele ano.

Como violonista, de seis e sete cordas, trabalhou com grandes nomes das MPB, entre os quais Carmem Costa, Dominguinhos do Estácio, Ataulfo Alves Jr, Jamelão e Moreira da Silva, com quem trabalhou durante 17 anos consecutivos.

Durante dez anos trabalhou como diretor musical de projetos de Albino Pinheiro.

Criou e dirigiu, até o seu falecimento, o grupo regional de choro “Sapeca”.

Um de seus últimos trabalhos como violonista foi a gravação ao vivo, no Meu Kantinho Centro de Cultura, do primeiro CD de Tia Amélia, de 88 anos.

Bibliografia Crítica

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.