5.001
Nome Artístico
Cláudio Faria
Nome verdadeiro
Cláudio Faria
Data de nascimento
14/2/1969
Local de nascimento
Belo Horizonte, MG
Dados biográficos

Cantor. Compositor. Tecladista. Arranjador. Produtor musical e multiinstrumentista (piano, baixo elétrico, trombone, violão, violoncelo, flautas, flugel, percussão, órgão, clarinete, fagote, tropa, baixo acústico, guitarra).
Filho da artista plástica e pianista Maria Simim Faria.
Entre 1977 e 1982 estudou piano com o professor Monteiro. Aos 11 atuava como trombonista da banda do Colégio Militar de Belo Horizonte.
Entre 1983 e 1986 foi aluno na Fundação Clóvis Salgado, em Belo Horizonte, onde estudou percepção musical, harmonia, arranjo e orquestração com a professora Cláudia Cimbleris, violoncelo com o professor Milton Cunha e Harmonia Funcional com o professor Eduardo Martins.
Estudou técnica vocal com a professora Mary Armendani entre os anos de 1988 e 1989.
Como professor de piano e prática de conjunto lecionou no Centro Artístico Tangran, em Belo Horizonte, em 1989 e 1990.
Em 2004 atuou como professor assistente na Oficina de Criação Muiscal.
Nos anos de 2004 e 2005 estudou técnica vocal com Elizete Xavier e em 2007 com a professora Maria Regina Milagres.
No ano de 2009 transferiu-se para a cidade do Rio de Janeiro.

Dados artísticos

Em 1984, aos 15 anos, integrou o grupo Antes Arte do que Tarde, da professora musical Cláudia Cimbleris, da Fundação Clóvis Salgado. Com esse grupo fez acompanhamento de vários artistas, entre eles Lô Borges, Toninho Hora e a dupla Sá & Guarabira.
Em 1986 passou a integra a banda de Paulinho Pedra Azul com quem tocou e viajou por várias cidades brasileiras até o ano de 1990, quando passou a integrar a banda de Lô Borges.
A partir do ano de 1994 passou a integrar como músico multiinstrumentista várias bandas de artistas mineiros, entre os quais o cantor e compositor Beto Guedes, com o qual viajou por vários países e por todo o Brasil. Participou da gravação de vários discos, entre os quais “Noites com sol”, de Flávio Venturni; “Beija-Flor”, de Toninho Hortae outros de Adriano Campagnani, Marcus Vianna, Trio Lizards, Juarez Moreira, Augusto Rennó, Cláudia Cimbleris e Paulo Sérgio Santos, do grupo mineiro Uakti. Por essa época, nas décadas de 1990 e 2000, também integrou, como músico e compositor, da banda Noivo da Lu, com a qual lançou dois discos e participava como músico e compositor, apresentando-se em shows em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
No ano de 2003 Flávio Venturini gravou de sua autoria “Sob o sol do Rio”, convidando-o para abrir os shows, inclusive cantando em dueto a composição. No ano seguinte, em 2004, Beto Guedes gravou “Vem ver o sol”, de sua autoria, também participando da abertura de shows de Beto Guedes.
Em 2005 fez turnê por vários palcos de Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, contando em alguns dos shows com a participação especial de Flávio Venturini.
No ano de 2006 lançou, pelo Selo Trilhos.Arte (de Flávio Venturini) o CD “Sete raios” em parceria com Cláudia Cimbleris.
No ano de 2009 lançou, pelo selo Trilhos.Arte o CD “O som do sol”, no qual interpretou 14 composições de sua autoria e contou com as participação de Flávio Venturini na faixa “O som do sol” (c/ Murilo Antunes) e de Beto Guedes na música “Ana”, também em parceria com o poeta Murilo Antunes. Ente suas composições incluídas no CD destacam-se as regravações de “Sob o sol do Rio” e “Vem ver o sol”, além das faixas “O perfume da manhã”, “Quando chega a noite”, “Uma canção assim”, “Neném”, “Puro charme”, “Eterno movimento”, “Dizer sim”, “Ninho de pedra e sal” (c/ Alexandre Blasifera), “Tudo bem” (c/ Rodolfo Mendes) e “Nada”, em parceria com Cláudia Cimbleris.
Em 2010 fez a direção musical do CD/DVD “Outros clássicos”, de Beto Guedes.

Discografias
2009 Selo Trilhos.Arte/Gravadora Som Livre CD O som do sal
2006 Selo Trilhos.Arte/Gravadora Som Livre CD Sete raios (c/ Cláudia Cimbleris)
Obras
Ana (c/ Murilo Antunes)
Dizer sim
Eterno movimento
Nada (c/ Cláudia Cimbleris)
Neném
Ninho de pedra e sal (c/ Alexandre Blasifera)
O perfume da manhã
O som do sol (c/ Murilo Antunes)
Puro charme
Quando chega a noite
Sob o sol do Rio
Tudo bem (c/ Rodolfo Mendes)
Uma canção assim
Vem ver o sol