0.000
Nome Artístico
Claudia Castelo Branco
Nome verdadeiro
Claudia de Araújo Castelo Branco Castro
Data de nascimento
10/1/1981
Local de nascimento
10/1/1981
Dados biográficos

Instrumentista (pianista). Compositora. Arranjadora.
Aos cinco anos de idade, iniciou seus estudos de piano no Conservatório Nacional de Música. Aos 11 anos, após completar o curso de iniciação musical na UFRJ, ingressou no Curso Técnico em Piano, na mesma instituição. Em 2001, cursou Composição em Ithaca College, em Nova York, com bolsa obtida através do concurso IBEU/IIE. Em 2003, obteve o título de Bacharelado em Piano, sob a orientação do professor Luis Senise, na UFRJ. Estudou percussão sinfônica com Sérgio Naidin. Foi professora de piano da Escola Rio Música. Leciona prática de conjunto na Escola Parque. Cursa Mestrado em Composição na UniRio, onde pesquisa a utilização do piano preparado na música brasileira.

Dados artísticos

Participou de vários festivais de música e concursos de piano, tendo sido contemplada com diversos prêmios. Fez parte dos grupos de percussão Rio Maracatu, Monobloco e a Lira da Minerva.

Em 2000, fez shows com a também pianista Flávia Ventura e mais tarde formou o Escambo Trio, ao lado de Pedro Mibiellli (violino) e Digão Machado (percussão), com repertório de música popular brasileira.
No ano seguinte, obteve, como integrante da Banda Sonora, o terceiro lugar no concurso da Bienal de Música Brasileira Contemporânea (BMBC), na categoria Trilha Sonora.

Em 2003, venceu o concurso para solista da ORSEM, tendo se apresentado à frente desta orquestra, sob a regência de Ernani Aguiar, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Atuou como pianista em teatro e compositora em cinema, além de participar como dublê e pianista em novelas da Rede Globo (“Começar de novo” e “Alma gêmea”).

Fez parte do grupo Ofelex, dirigido por Rodrigo Cichelli e voltado para a composição e interpretação de música eletroacústica.

Participou de Bienais de Música Brasileira Contemporânea como compositora e intérprete.

Ao longo de sua carreira, apresentou-se em vários espaços cariocas, como o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a Sala Cecília Meireles e o Centro Cultural Banco do Brasil, tanto no universo da música instrumental brasileira quanto da musica de concerto.

Integra, ao lado de Cláudio Dauelsberg, o PianOrquestra, grupo que explora as sonoridades do piano expandido aliado às raízes da música brasileira, cuja estréia ocorreu em 2002, na Mostra de Música Instrumental Contemporânea no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro. Como integrante do grupo, gravou, com Cláudio Dauelsberg, o CD “Ventos do Norte”, apresentou-se em diversos espaços pelo Brasil e, em 2005, conquistou patrocínio da Telemar para realizar uma turnê pelo estado do Rio de Janeiro.

Mantém, com a também pianista Bianca Gismonti, o Duo Gisbranco, considerado pelo Festival de Jazz de Joinville como Revelação de 2005, na categoria Música Instrumental. Com o duo, apresentou-se em vários espaços, como Sala Cecília Meireles e Mistura Fina, no Rio de Janeiro, com arranjos especialmente escritos por compositores como Leandro Braga e Egberto Gismonti.

Em 2008, lançou, como integrante do Duo Gisbranco, o CD “Duo Gisbranco”, contendo as canções “Nanã (Coisa nº 5)” (Moacir Santos e Mário Telles), “Por toda a minha vida” (Tom Jobim e Vinícius de Moraes), “Brejeiro” (Ernesto Nazareth) e “Choro pro Zé” (Guinga e Aldir Blanc), além de composições das próprias pianistas.

Também com o Duo Gisbranco, lançou, em 2011, o CD “Flor de abril”, com suas canções “Serra do Céu” (c/ Marcos Campello), “Riscado” e “Flor de abril”, além de “Festa no Carmo”, “Entre amigos” e “Sabiá e beija-flor”, todas de Bianca Gismonti, “Dança nº 4 (Miudinho)” (Heitor Villa-Lobos), “Deixa” (Baden Powell e Vinicius de Moraes), “Ponteio” (Edu Lobo e Capinam), “Capivara” (Hermeto Pascoal) e “Por causa de um ingresso do festival matou roqueira de quinze anos”. O disco contou com a participação de Robertinho Silva (na faixa “Serra do Céu”), Carlos Malta (na faixa “Dança nº 4 (Miudinho)” e Chico César (na faixa “Por causa de um ingresso do festival matou roqueira de quinze anos”).

Discografias
2011 Flor de abril (Gisbranco) – Delira Música - CD
2008 Duo GisBranco (Duo GisBranco) – Delira Música – CD
Obras
Até amanhã c/ Cláudio Dauelsberg
Baião nº 1
Baião nº 3
Ciranda c/ Cláudio Dauelsberg
Cirandeiro
Em brasa
Flor de abril
Radiofonia
Rauy
Riscado
Serra do Céu c/ Marcos Campello
Titozinho
Two Snow Flakes