0.000
©
©
Nome Artístico
Chris Fuscaldo
Nome verdadeiro
Christina Fuscaldo de Souza Melo
Data de nascimento
31/8/1980
Local de nascimento
Niterói, RJ
Dados biográficos

Pesquisadora musical, escritora, jornalista, cantora, atriz e compositora.

Começou a trabalhar como jornalista no primeiro ano de faculdade, em 1999, publicando artigos na revista “O Cais” e no site Itacoatiara.com, ambos de Niterói. Neste mesmo ano trabalhou como estagiária na Rádio JB FM.

No ano 2000 foi contratada como estagiária pelo site GloboNews.com, dois anos depois, em 2002, foi integrada ao Globo Online.

Em 2003 formou-se em Jornalismo pelo Centro Universitário da Cidade (UniverCidade). Passou a atuar como redatora de releases para artistas e gravadoras e a colaborar para revistas as “MTV”, “Flash”, “OutraCoisa” e “Bizz”, função que seguiu exercendo ao longo dos anos seguintes.

Entre os anos de 2003 e 2004 fez o curso profissionalizante de Teatro da Casa das Artes de Laranjeiras (CAL), tendo participado, como atriz, da montagem de “O Jardim das Cerejeiras”, do escritor russo Anton Tchecov no ano de 2004. Ano em que integrou a Cia. Gene Insano, participando da encenação do musical infantil “Um, Dois, Três, Quem Quiser Que Conte Três”, como atriz, cantora e violonista.

No ano de 2005 retornou às Organizações Globo, atuando como repórter e colunista de música do jornal “Extra”, onde permaneceu por dois anos.

Em 2006, começou a colaborar para a revista “Rolling Stone”, em seu primeiro número nacional. No ano posterior, em 2007, no “O Globo Online” trabalhou com o repórter de música, assinando matérias também no jornal “O Globo”, cobrindo diversos festivais de música, tais como “Ceará Music”, “Festival de Verão”, “Mada” e “Rock In Rio”, entrevistando diversos artistas da cena musical brasileira.

Em 2008 criou e editou o blog de resenhas musicais e entrevistas “Garota FM”, nome que aos poucos passou a ser usado em todas as suas produções. Neste mesmo ano e no posterior, em 2009, realizou para a gravadora EMI Music uma série de entrevistas, escrevendo textos encartados em uma nova edição dos LPs e CDs da banda brasiliense Legião Urbana, lançados no ano seguinte, em 2010. Neste mesmo ano graduou-se em Letras (Português-Italiano), pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Ainda em 2010, passou a trabalhar na revista “Megazine”, do jornal “O Globo”. Paralelamente, contratada por gravadoras, produziu releases para Zé Ramalho, Hyldon, Ivete Sangalo, Capital Inicial, Paula Fernandes, Diogo Nogueira, Kelly Key, Fiuk e Ludmilla, entre outros.

Em 2014 afastou-se da redação da revista “Rolling Stones”, onde atuava como colaboradora. Neste mesmo ano realizou pesquisas, entrevistas e os roteiros dos episódios da série “Mulheres do Brasil”, programa sobre mulheres cantoras e compositoras brasileiras exibido pelo Canal Bis, com Joyce Moreno, Fernanda Abreu, Zélia Duncan, Ana Carolina, Fernanda Takai, Pitty, Vanessa da Mata, Mart’nália, Isabela Taviani e Tulipa Ruiz. No ano seguinte, em 2015, trabalhou na pesquisa de conteúdo e nas entrevistas do livro “Rock In Rio 30 Anos”, publicado neste ano pela Editora 5W. Ainda em 2015, recebeu o título de “Mestra”, pela defesa de sua dissertação intitulada “A/C Zé Ramalho: Eu, ele e a escrita (auto) biográfica”, na qual narrou sua saga na tentativa de escrever a biografia do cantor e compositor Zé Ramalho.

Em 2016, pela Editora LeYa, lançou o livro “Discobiografia Legionária”, sobre a produção discográfica de estúdio da banda Legião Urbana, com inclusão de discos ao vivo, coletâneas e os trabalhos solos de Renato Russo. No ano seguinte, em 2017, produziu para a Editora Organograma o conteúdo do livro “La Mole: O importante é acreditar!”, sobre a rede de restaurantes fluminense. Neste mesmo ano, atuou como mediadora do “Fórum de Ideias do MIMO Festival”, do qual também participou no ano posterior, em 2018, quando fundou a Editora Garota FM Books, através da qual lançou o seu segundo livro, “Discobiografia Mutante: Álbuns que revolucionaram a música brasileira”, no qual contou as histórias da banda paulistana Mutantes através de seus discos. Em edição bilíngue (Português/Inglês), o livro foi lançado no Brasil e nos Estados Unidos, com distribuição no Japão. No ano seguinte, em 2019, o livro rendeu à autora o “Prêmio Profissionais da Música 2019”, na categoria “Livros Musicais”. Passou a integrar o coletivo Women In Music Brasil atuando como embaixadora do “Women’s Music Event”. No mesmo ano, junto ao cantor e compositor Geraldo Azevedo e aos jornalistas João Pimentel e Júlio Moura, com mediação do jornalista Gustavo Durán, participou da entrevista do cantor e compositor Alceu Valença para a série “Depoimentos para a Posteridade” do Museu da Imagem e do Som, do Rio de Janeiro. Também em 2019, foi contemplada com a “Moção de Aplausos”, por iniciativa do vereador Bruno Lessa, da Câmara Municipal de Niterói.

Em 2020 defendeu sua tese de doutorado em “Literatura, Cultura e Contemporaneidade”, pelo Departamento de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Intitulada “Cantautoras: Um ensaio sobre sete mulheres e sua importância na música popular brasileira”, o trabalho contou a história das cantoras e compositoras do Brasil, destacando Anastácia, Martinha, Joyce Moreno, Leci Brandão, Sandra de Sá, Roberta Miranda e Margareth Menezes, levantando um debate sobre o porquê das mulheres ainda serem sub-representadas no mercado da música.

Durante a carreira de escritora e pesquisadora de MPB publicou matérias na “Revista UBC”, da União Brasileira dos Compositores e trabalhou como assessora em comunicação para Hyldon, Gaby Amarantos, Bruno Batista, Leticia Persiles e Clara Valente, entre outros.

Em 2021, ao lado de Cristian Ferraz, apresentou o programa “Panorama da Rádio Cidade”, durante um mês cobrindo as férias da apresentadora Renata Avlis.

No ano de 2024 lançou, na Livraria da Travessa no Leblon, zona sul do Rio de Janeiro, o livro “De Tudo se faz Canções” (Editora Garota FM Books), escrito em parceria com o letrista Mário Borges. No volume, constam depoimentos de Milton Nascimento, Lô Borges, Alaíde Costa, Ana Maria Bahiana, Patrícia Palumbo, Charles Gavin, Leandro Souto Maior, Renato Vieira e do coautor, Márcio Borges, entre outros, contando a história do grupo Clube da Esquina, movimento musical criado em Belo Horizonte no início da década de 1970. Neste mesmo ano, de 2024, a dupla de autores fez lançamento do livro no Bar Feitiço, na Asa Norte, Quadra 306, em Brasília, com a participação especial do grupo Ventos Solares interpretando clássicos do Clube da Esquina e da música mineira.

 

Dados artísticos

Entre 2008 e 2010 integrou a banda ECT (Eu, Chris e Taís) com a cantora, compositora e violonista Taís Salles e Press Play. Formada só por jornalistas, entre eles o também guitarrista Leandro Souto Maior, a tecladista Mariana Dantas e o baixista Silvio Essinger, a banda apresentou-se no Espaço Cinemathèque, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro; no bar Parada da Lapa, no bairro da Lapa e no Bar Itália, em Niterói. Nesta mesma época, a banda ECT  fez shows no Studio SP (SP), na Livraria da Vila (São Paulo) e no “Festival Fun Music”, nas cidades de Taubaté e Araras, em São Paulo.

Em 2017, lançou o seu primeiro CD autoral por seu selo Garota FM Music, intitulado “Mundo ficção”, produzido pelo multi-instrumentista argentino Juan Cardoni, radicado no Rio de Janeiro. No disco, interpretou 12 faixas, sendo sete delas autorais: A faixa-título “Mundo ficção”; “Segredo”; “Selfie-se quem puder”; “Sem teu olhar”; “De que tens medo”; “Minha menina, não” (c/ Taís Salles e Totonho), com participação especial de Marlon Sette e Altair Martins (trombone e trompete), além da composição “Enigma (Entro no seu jogo)”, em parceria com Hyldon, que fez participação especial na faixa cantando e tocando guitarra. As regravações ficaram por conta das músicas “Muito estranho” (Dalto e Cláudio Rabello), com participação especial de Guilherme Schwab (violão e weisenborn); “Você não serve pra mim” (Renato Barros); “Se essa rua fosse minha/Pombinha branca” (Domínio Público); “De repente na cidade” (Taís Salles) e “Enteléquia”, de Taís Salles e Felipe Melo. O disco teve distribuição da Warner Chappell e foram lançados alguns videoclipes do CD nos anos seguintes.

Em 2018 participou da “Feira Literária MultiLeitura”, do Shopping MultiCenter Itaipu, em Niterói, interpretando parte do repertório autoral do grupo Legião Urbana, acompanhada por Kadu Lambach, violonista, cantor e ex-integrante da banda. No ano seguinte, em 2019, retornou à “Feira Literária MultiLeitura”, em espetáculo no qual interpretou composições dos Mutantes junto ao baixista Antonio Pedro Fortuna de Medeiros, ex-componente da banda, e ao guitarrista Leandro Souto Maior, da banda carioca Fuzzcas. Neste mesmo ano, acompanhada pela banda Os Trogloditas, interpretou composições dos Beatles na noite de abertura do evento “Niterói BeatleWeek”. Também em 2019, interpretou “Sangue latino” (João Ricardo e Paulinho Mendonça/Secos & Molhados), “Samba da minha terra” (Dorival Caymmi/Novos Baianos) e “Mamãe natureza” (Rita Lee) no show “1973: Uma Trilha Sonora”. Ainda em 2019, com Taís Salles, remontou a banda Eu, Chris e Taís, sem o “ECT” no nome, apresentando-se em show na Casa da Mãe Joana.

Em 2020, o grupo Eu, Chris e Taís lançou o single “Ninguém igual”, de autoria de Chris Fuscaldo e Taís Salles, pelo selo Astronauta Discos. Neste ano fez o primeiro show-solo virtual, em decorrência da pandemia, do CD “Mundo ficção” pelo “Festival #ZiriguidumEmCasa”, além de cantar na festa de abertura do “I Festival Dança do Instituto Federal Brasília”.

Discografias
2020 Selo Astronauta Discos CD Ninguém Igual (c/ Taís Salles)
2017 Selo Garota FM Music/Warner Chappell CD Mundo ficção
Obras
De que tens medo
Enigma Entro no seu jogo (c/ Hyldon)
Minha menina, não (c/ Taís Salles e Totonho)
Mundo ficção
Ninguém igual (c/ Taís Salles)
Segredo
Selfie-se quem puder
Sem teu olhar
Clips
2020 Enteléquia Direção: Ceci Alves. Produção: ¡Candela! e Garota FM Music
2020 Selfie-se quem puder Direção: Rod Peixoto. Produção: Garota FM Music
2020 Sem teu olhar Direção: Chris Fuscaldo. Produção: Garota FM Music
2019 De que tens medo Direção: Cristiano Cardoso. Produção: Garota FM Music
2019 Se essa rua fosse minha/Pombinha branca Direção: Juliana Stott. Produção: Garota FM Music
2018 Minha menina, não Direção: Ceci Alves. Produção: ¡Candela!
2018 Mundo ficção Direção: Guilherme Burgos. Produção: Burgos Filmes e Garota FM Music
2017 Segredo Direção e produção: Ceci Alves