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Nome Artístico
Chiquinho do Acordeom
Nome verdadeiro
Romeu Seibel
Data de nascimento
7/11/1928
Local de nascimento
Santa Cruz do Sul, RS
Data de morte
13/2/1993
Local de morte
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Instrumentista. Compositor.

Em 1937, ainda criança, começou seus estudos de acordeon com a professora Marieta Heuser.

Dados artísticos

Em 1950, fez suas primeiras gravações pela Todamérica, com os choros “Casca grossa”, de Guio de Morais, e “Sereno”, de José Meneses e Luís Bittencourt. Em 1951, passou a trabalhar na Rádio Nacional no programa “Música em surdina”. No mesmo período, fez gravações com o Regional de Claudionor Cruz. Nesse ano, gravou, individualmente, o baião “Delicado” e o choro “Brasileirinho”, ambos de autoria de Waldir Azevedo. Em 1952, juntamente com Garoto ao violão e Fafá Lemos no violino, formou o Trio Surdina. No mesmo ano acompanhou com seu conjunto as gravações dos boleros “Ni tu, ni yo”, de Alberto Castel e “Un sueno”, de Lúcia Bonfá e Elda Maida, por Alberto Castel na Todamérica. Em 1953, passou a integrar a Grande Orquestra Brasileira da Rádio Nacional, sob a regência de Radamés Gnattali. No mesmo ano, fundou o grupo Chiquinho e seu Conjunto, que permaneceu atuando até os anos 90. Em 1953, gravou a clássica toada “Tristeza do Jeca”, de Angelino de Oliveira. Em 1954, passou a atuar com o sexteto de Radamés Gnattali. No mesmo ano, acompanhou com seu conjunto a gravação da toada baião “Canção do boiadeiro”, de Maurício Morey, gravada pelo Trio Nagô na Continental. Em 1955, com o Trio Surdina, gravou as composições “Nem eu”, “O que é que a baiana tem” e “O mar”, de Dorival Caymmi. No mesmo ano, gravou com o Trio Surdina as músicas “Fita amarela”, “Três apitos”, “Conversa de botequim” e “Com que roupa”, de Noel Rosa e Vadico. Ainda no mesmo ano, gravou, individualmente, “Solidão” de Sivuca e “Smile” de Charles Chaplin, Turner e Parsnons. Ainda em 1955, gravou com sua orquestra e com o vocal da cantora Marlene o choro “O lenço do Chiquinho”, de Hianto de Almeida e Haroldo de Almeida. Fez arranjos para diversos jingles. Trabalhou na trilha sonora de inúmeros filmes, ao lado de maestros como Lírio Panicali, Edino Krieger, Remo Usai, Guerra Peixe e o próprio Radamés Gnattali. Em 1959, gravou o samba “A felicidade”, de Antônio Carlos Jobim e Vinícius de Moraes. Em 1960, fez apresentações na Europa com o Sexteto de Radamés Gnattali, como parte da III Caravana de Música Brasileira. De 1963 a 1967, trabalhou como diretor musical da extinta TV Excelsior. Ao longo de sua carreira tornou-se um requisitado instrumentista, tendo trabalhado nas gravações de discos de inúmeros artistas, entre os quais Elizeth Cardoso, Carmélia Alves, Martinho da Vila, Carlos Lyra. Suas composições mais conhecidas foram “Esquina da saudade”, gravada por Jamelão, e “São Paulo quatrocentão”. Em 1984 gravou com Sivuca o LP “Sivuca e Chiquinho do Acordeon”, pela Barclay no qual estão presentes duas composições da dupla “Acalanto para Juliana” e “Rabo de fita”.

Discografias
1984 Barclay LP Sivuca e Chiquinho do acordeon
1959 Continental 78 Vida de minha vida/A felicidade
1959 Polydor 78 Why wait/Trágica mentira

(c/Sua Orquestra de danças)

1958 Polydor 78 Patrícia/Covarde

(c/Sua Orquestra de danças)

1958 Continental 78 With all my heart/Meu mundo caiu

(c/Seu Conjunto)

1957 Continental 78 Garotas de Portugal/Vous que passez sans me voir
1956 Musidisc 78 Dora/João Valentão

(c/Trio Surdina)

1956 Musidisc 78 Felicidade/Joãozinho boa pinta
1956 Continental 78 Il torrente/Canção da volta
1956 Musidisc 78 Meu limão meu limoeiro/Rio/Favela/Terra seca

(c/Trio Surdina)

1956 Musidisc 78 Na madrugada/Com que roupa

(c/Trio Surdina)

1956 Continental 78 Ninguém como tu/De amor em amor

(c/Seu Conjunto)

1956 Musidisc 78 O relógio da vovó/Malagueña

(c/Trio Surdina)

1956 Musidisc 78 Peixe vivo/Casinha pequenina
1956 Musidisc 78 Sin ti/Oración Caribe/Babalu/Para que sufras

(c/Trio Surdina)

1956 Musidisc 78 Vai haver barulho no "chateau"/Feitio de oração

(c/Trio Surdina)

1955 Musidisc 78 Amor secreto/Contigo en la distancia/Verdad amarga/Una aventura mas

(c/Trio Surdina)

1955 Musidisc 78 Fita amarela/Três apitos/Conversa de botequim/Com que roupa

(c/Trio Surdina)

1955 Musidisc 78 Na madrugada/Duas contas/Nós três/Canto Karabali

(c/Trio Surdina)

1955 Musidisc 78 Nem eu/O que é que a baiana tem/O mar/Não tem solução

(c/Trio Surdina)

1955 Continental 78 O lenço do Chiquinho/Buliçoso

(c/Sua Orquestra)

1955 Continental 78 O pequeno sapateiro/Charmaine

(c/Seu Conjunto)

1955 Musidisc 78 Rio de Janeiro/Inquietação/Brasil moreno/No tabuleiro da baiana
1955 Musidisc 78 Sinceridad/Contigo/Angelitos negros/Canción del alma

(c/Trio Surdina)

1955 Continental 78 Solidão/Smile
1955 Continental 78 Um fio de esperança/Horas íntimas
1954 Continental 78 Cerezo rosa/Violetas imperiais

(c/Seu Conjunto)

1954 Todamérica 78 Talvez seja você/Ademir
1953 Todamérica 78 Limelight/Est-ce ma faute
1953 Todamérica 78 Tristeza do Jeca/Tatu subiu no pau
1952 Todamérica 78 Canção de amor/Meu sonho é você
1952 Todamérica 78 Delicioso/Retrato de Nazareth
1952 Todamérica 78 Ferro velho/Estranho
1951 Todamérica 78 Delicado/Brasileirinho
1950 Todamérica 78 Casca grossa/Sereno
Obras
Acalanto para Juliana (c/ Sivuca)
Dobrado 27 de fevereiro (c/ Radamés Gnattali)
Esquina da saudade (c/ Radamés Gnattali/Alberto Ribeiro)
Estrela
Polquinha gaúcha
Rabo de fita (c/ Sivuca)
Relógio da vovó (c/ Fafá Lemos/Garoto)
Sinimbu
São Paulo quatrocentão (c/ Garoto)
Um baile em Santa Cruz
Bibliografia Crítica

AZEVEDO, M. A . de (NIREZ) et al. Discografia brasileira em 78 rpm. Rio de Janeiro: Funarte, 1982.