Cantor, compositor
Aos sete anos começou a estudar inglês para entender as letras dos músicos que gostava e que cantavam em inglês. Teve aulas de piano e, aos onze anos, começou a ensaiar as primeiras composições.
A partir da adolescência, Chal cantou em bandas de rock de diferentes estilos do pop rock ao nu metal. Também cantou em bares até encontrar a identidade musical própria, com elementos da música sertaneja de raiz, do folk e do blues. Começou seu trabalho de composição, em inglês, de country rocks e baladas folk.
Aos 28 anos decidiu adotar o nome artístico de Chal.
Ídolos como Neil Young, Bob Dylan e Lynyrd Skynyrd, mais os artistas do countrty alternativo, de bandas como Wilco, foram a inspiração inicial nos primeiros EPs lançados: “Singing for the fools” (2009) e “Up-Country” (2010).
A partir de “Up-Country”, Chal firmou parceria com o estúdio criado por Tom Capone (1966 – 2004),Toca do Bandido, e com o selo Toca Discos. Na Toca do Bandido, teve acesso ao trabalho de músicos de apoio como o guitarrista Fernando Magalhães, (integrante do Barão Vermelho), o baixista Rodrigo Santos, o baterista Kadu Menezes (Kid Abelha) e o tecladista Sergio Villarim.
Em 2012 lançou um single com uma versão do clássico folk “Wayfaring stranger”.
Em 2014 lançou o primeiro álbum, “Aonde o tempo é solto” (2014), produzido por Felipe Rodarte e Fernando Magalhães. O repertório foi em português com a referência do “rock rural” de grupos dos anos 1970 como Sá, Rodrix & Guarabira, nomes como Renato Teixeira e Almir Sater e gêneros como a moda de viola.
Em 2016 lançou “Enlace”, coproduzido por Felipe Rodarte e Constança Scofield, desta vez escrevendo composições mais pessoais a partir de lembranças de infância.
Em 2018 lançou o álbum “O céu sobre a cabeça”, gravado pelos músicos de apoio com os quais já contava ao começar a parceria com a Toca do Bandido com a troca do baixista Rodrigo Santos por Bruno Migliari. A música “A Vida Continua” fez parte da trilha sonora da novela “O Outro Lado do Paraíso”, veiculada entre 2017 e 2018 na TV Globo. O álbum foi indicado ao Grammy Latino de 2019 na categoria Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa.
Em 2019 lançou o produto audiovisual “Chal Ao Vivo na Toca do bandido”. O projeto teve a participação do cantor Sá (da dupla Sá & Guarabyra), com quem cantou “Estrela Natureza”, de autoria da dupla, e “Cio da Terra” (Milton Nascimento e Chico Buarque). A direção de vídeo foi de Bruno Levinson, a direção artística foi de Constança Scofield e a produção musical de Felipe Rodarte. O trabalho teve, no repertório, uma coletânea das músicas gravadas nos álbuns anteriores.
Single
Single
Ao vivo
Single com Luiz Carlos Sá
single
Single
Single
Single
single
EP