
Compositor. Doutor, Pós Doutor e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FEUSP. Especializado em Escolarização e Diversidade. Professor do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo. Pesquisador de Educação para as Diferenças. Líder do grupo de pesquisas Raça, Culturas Negras e Gêneros – RACNEGÊ – IFSP/CBT. Membro do grupo de Pesquisas, Avaliação e Interdisciplinaridade – UNMES. Escritor de literatura infantil e infanto juvenil em educação para as diferenças. Ministrou palestras sobre educação em seminários, simpósios e outros eventos.
Nasceu na Rua Puipé, Largo do Sapê, no subúrbio carioca de Bento Ribeiro, muito próximo de Madureira e das Escolas de Samba Portela e Império Serrano. Cresceu recebendo influências das duas escolas de sambas, mas acabou ligando-se à azul e branco de Madureira, a Portela. Seu contato com o samba se consolidou no G.R.B.E Gasta Sola, bloco do qual seu irmão Armando fora um dos fundadores por volta de 1976. Em 1978, com apenas 16 anos começou a tocar cavaquinho. Tocando cavaquinho atuou pelo conjunto da Velha Guarda da Portela, pelo Conjunto de Samba Show da Portela, Grupo Força da Imaginação, Grupo Swing Carioca, sendo um dos fundadores deste último, e Banda da Rádio Tropical. Como músico atuou com diversos artistas, entre os quais, Dona Ivone Lara, Elson do Forrogode, Noca da Portela e Paulinho da Mocidade. Em 1989, teve suas primeiras composições gravadas, os sambas “Trapaças do Amor”, com Cabo Velho, na interpretação de Reinaldo, e “Castelos de Sonhos” na voz de Ana Clara incluídos na coletânea “Tropical Vol. 1” do selo Tropical/Polygram.
Em 1992, foi convidado por Ricardo Peres e ingressou no Grupo Tempero, da cidade de Santos, SP. No mesmo ano, o samba “Grito de Prazer”, com Moisés Costa, foi lançado por Israel do Carmo no CD “Renascer”. Em 1993, o Um Toque a Mais, no LP “Marcas de batom” da Five Star Record gravou três composições suas “Linda História de Amor”, “Amor Carnal ” e “Divina Solução”. No mesmo ano, o Grupo Tempero, no LP “Tempero do Brasil”, da gravadora: Chic Show lançou seus sambas “Matita Poeira”, com Moisés Costa, “Vida de Amante”, “Vem Amar” e “Doce Amor, Linda Paixão”. Em 1994, teve oito composições suas gravadas pelo Grupo Tempero no CD “Swing do meu samba” da Sony Music: “Vivendo Com a Saudade”, “Briga de Casal” e “Deixa a Cópia da Chave”, com Simonal do Tempero, “Vício”, com Ricardo Peres, e “Sou Teu Amante”, “Dá Pra Mim”, “Musa do Tempero” e “Deixa Eu Te Querer”. No mesmo ano, o samba “Não Vá Amor” foi gravado pelo grupo Os Originais do Samba no LP “A vida é assim” da Five Star Record, o samba “Trapaças do Amor”, com Cabo Velho, na iInterpretação de Reinaldo foi incluído na coletânea “É samba” da Tropical/Polygram, e “Vem Mais”, com Ricardo Peres e Moisés, foi registrado pelo grupo Grupo Molejo em LP da Warner Music. Em 1995, seu samba “Brasileiro”, com Ricardo Peres, deu título ao CD lançado pelo Grupo Sampa pela Paradoxx Music. No mesmo ano, foram gravados os sambas “Escudo”, com Ricardo Peres, pelo Grupo Aparrô, pela Five Star Record, “Tô Morrendo De Saudades”, “Foi Tanto Carinho” e “Eu Quero Só Você”, com Ricardo Peres, pelo Grupo Família, no CD “Tudo é magia”, da Paradoxx Music, e “Larga Dele, Vem Pra Mim”, com Ricardo Peres, pelo Grupo Tempero, em CD da Columbia/Sony Music. Ainda em 1995, teve gravados os sambas “O Outro”, com Ricardo Peres, por Thobias da Vai Vai no CD “Thobias” da gravadora: Velas, “Vem Me Dar o Seu Amor”, com Luiz Américo e Luis Carlos, “Reveillon” e “Outra Chance” pelo Grupo Feitiço no CD “Feitiço” da RGE, e “Tarde Demais”, com Ricardo Peres, pelo Grupo Matéria Prima no LP “Malícia em seu olhar” da gravadora Warner Music.
Em 1996, o Grupo Feitiço, no CD “Feitiço” da RGE gravou “Covarde”, com Luiz Américo; “Me Mande Um Sinal”, com Ricardo Peres, e “Para Sempre Amantes” fizeram parte do repertório do CD “Vamos liberar” lançado na RGE pelo grupo Um Toque a Mais.
Em 1997, “Maçã Do Amor”, com Luiz Cláudio Picolé e Serginho Procópio, foi lançado pelo grupo Soweto no CD “Refém do coração” da EMI Music, “Maravilhoso Amor”, com Pedrinho da Flor, foi registrado no CD “Tem que ser assim” lançado na RGE por Pedrinho da Flor, e “Me Mande Um Sinal”, com Ricardo Peres, foi gravado pelo conjunto Pique Novo no CD “Em cada esquina” da Paradoxx Music. Também em 1997, teve dois sambas gravados por Roice do Cavaco no CD “Atração Fatal”, da Warner Music Brasil: “Rainha da Cocada Preta”, com Pedrinho da Flor e Luiz Claudio Picolé, e “Febre de Paixão”, com Ana Lins. No mesmo ano o samba “Perfume de Mulher” foi lançado pelo Grupo Improviso no CD “Sonho Bom”.
Em 1998, o Grupo Tempero gravou “Gosto de Quero Mais”, com Luiz Cláudio Picolé, e “Lua do Meu Céu”, com Ana Lins, no CD “Brincar de amor” da Warner Music. No mesmo ano, o samba “Vem Para Ficar Comigo” foi registrado pelo conjunto Exaltasamba em CD da EMI Music. Em 1999, “Rainha Da Cocada”, com Pedrinho da Flor e Luiz Cláudio Picolé, foi gravada pelo grupo Palco Iluminado em CD da Niterói Discos. Em 2001, dez sambas de sua autoria foram gravados no CD independente gravado ao vivo pelo Grupo Tempero: “Vivendo Com a Saudade”, com Simonal do Tempero, “Trapaças do Amor”, com Cabo Velho, “Não Adianta Nada”, “Vida de Amante”, “Deixa Eu Te Querer”, “Minha Criança”, “Conto Contigo”, “Vem Amar”, “Pelas Ruas de Sampa” e “Temperar”. No mesmo ano, o Grupo Sorriso regravou “Larga Dele E Vem Pra Mim”, com Ricardo Peres, e Jorge Aragão registrou o samba “Sim”, com Flávio Cardoso em CD da Indie Records. Em 2007, “Maçã Do Amor”, com Luiz Cláudio Picolé e Serginho Procópio, foi gravado no CD “É diferente – Ao vivo” da gravadora Deckdisc com o conjunto Sorriso Maroto
Em 2009, produziu o CD das Escolas de Samba de Santos. Em 2010, produziu o CD “Na fé e no samba” do cantor JSalles, no qual teve oito sambas gravados por J Sales: “Bem-vindo amor inesperado”, com J Sales, Roberto Alves e Aguinaldo Dias, “Fiel Companheiro”, com J Sales e Aguinaldo Dias, “Lizabeth (Febre de Amor)”, com J, Sales e Alfredo Ponto Mix, “Vai à Portela”, com J Sales e Aguinaldo Dias, “Grande Caçador”, “Kawó Kabiecilé” e “Quem surgiu no céu”.
Em 2020, suas composições infantis “Baleia Lulú”, “Da cama à terra”, “África da minha escola”, “Menina do arrasta pé”, “Quantas diferentes, quantos diferentes”, “Quem foi que inventou a minha cor”, “Ornitorrinco”, “Alfamusicando”, “Bichinho Papão”, “Manina capoeira”, “Por que os anjos não são negros também”, “Encantados e encantadas”, “Muito prazer eu sou autista”, “Polvo”, “Caranguejo”, “Tajaduá, Tamandatu, jabuduatu”, “Na escola”, “Monte. Montinho, montão”, “Meu pet” e “Meu gatinho, meu amor” foram lançados em CD independente pelo grupo A Turma do Tum-bá-lá-lá”. No mesmo ano, uma música de sua autoria e gravada em parceria com o cantor Beto do Reco, “Bem-que-viu, Bem-te-vi” foi lançada nas plataformas digitais.