
Compositor. Cantor.
Começou a compor em 1966, com Ronaldo Monteiro de Souza, tendo apresentado suas primeiras músicas no programa “A grande chance”, da TV Tupi (RJ).
Foi um dos fundadores do Movimento Artístico Universitário (MAU), ao lado de Aldir Blanc, Ivan Lins e Gonzaguinha.
Em 1968, estudante do curso de Letras da Universidade Gama Filho, classificou em terceiro lugar sua canção “Meu tamborim” (c/ Ronaldo Monteiro de Souza), interpretada por Beth Carvalho, no I Festival Universitário.
No ano seguinte, conquistou o terceiro e o quinto lugares no II Festival Universitário, com as canções “Mirante”, interpretada por Maria Creuza, e “De esquina em esquina”, defendida por Clara Nunes, ambas em parceria com Aldir Blanc. Ainda em 1969, conquistou o terceiro lugar no IV Festival Internacional da Canção (FIC) com “Visão geral”, composta em parceria com Ruy Maurity e Ronaldo Monteiro de Souza.
Em 1970, participou do V FIC, classificando a canção “Diva” (c/ Aldir Blanc). Em seguida, foi convidado, juntamente com seus companheiros do MAU, para comandar o programa “Som Livre Exportação”, da Rede Globo
Em 1972, lançou um compacto simples contendo suas canções “Dose pra leão” e “Vermelho como um camarão”, compostas em parceria com Walter Queirós.
No ano seguinte, gravou o LP “E os sambas viverão”, com destaque para “Anastácio: samba enredo para um sambista morto” (c/ Walter Queiroz).
Ainda na década de 1970, lançou os LPs “Bazar” (1977), “César Costa Filho” (1978) e “Outro verão” (1970).
Em 1980, gravou o LP “Nesse mundo”.
Como compositor, participou de trilhas sonoras de novelas, como “Minha doce namorada”, “À sombra dos laranjais”, “O cafona”, “O homem que deve morrer”, “As locomotivas”, “Uma rosa com amor”, “O preço de um homem” e “Sonho meu”.
Atuou na criação de jingles e na composição de músicas infantis gravadas por Xuxa, Angélica e Mara.
Interrompeu sua carreira de intérprete, para assumir, por três mandatos consecutivos, a presidência da União Brasileira dos Compositores.
Constam da relação dos intérpretes de suas canções artistas como Clara Nunes, Dóris Monteiro, Elis Regina, Claudette Soares, Elizeth Cardoso, Beth Carvalho, Vanusa, Antônio Marcos, Eliana, Xuxa, Angélica e Rosana, entre outros.
ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.
AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.