
Músico, compositor e Produtor.
Filho de Jorginho do Pandeiro e sobrinho de Dino 7 Cordas.
Fundador e professor de pandeiro na Escola Portátil de Música a partir de sua criação no ano 2000.
A partir do ano de 2002 passou a ministrar cursos de pandeiro no Japão.
Iniciou a carreira artística em 1976 como integrante do conjunto de choro Os Carioquinhas, grupo com o qual gravou o LP “Os carioquinhas no choro”, lançado no ano seguinte.
No ano de 1978 foi um dos fundadores do grupo de choro Nó Em Pingo DÁgua, ao lado de Jorge Filho no cavaquinho, Jorge Simas no violão de 7 cordas, Arthur no violão de 6, Mário Sève na flauta e Marcos de Pina no bandolim.
Em 1980 participou como integrante do Camerata Carioca do LP “Tributo a Jacob do Bandolim”. O disco contou com a participação especial do maestro e pianista Radamés Gnattalli. Logo depois passou a integrar o grupo de Paulinho da Viola, com quem atuou em diversos shows e discos. Realizou apresentações em Portugal, Espanha, Itália, França, Suíça, Chile, Estados Unidos e Japão.
Atuou, como assistente de produção, na gravação dos discos “Noel Rosa” (1982/Fenab), “Velhos sambas, velhos bambas” (1987/Fenab), “Há sempre um nome de mulher” (1989/Fenab), projeto idealizado e dirigido por Ricardo Cravo Albin, e “Conjunto Época de Ouro e seus amigos”.
Em 1996 assinou a produção do projeto “Pixinguinha na Praça”, composto de 107 shows. No ano seguinte, produziu o CD “Nó na garganta”, do Nó Em Pingo D’água.
Acompanhou em shows e gravações diversos artistas como Nara Leão, Dominguinhos, Joel Nascimento, Radamés Gnattali, Turíbio Santos, Elizeth Cardoso, Cristina Buarque, Moraes Moreira, Nelson Cavaquinho, Roberto Ribeiro, Marisa Monte, Ademilde Fonseca, D. Ivone Lara, Conjunto Época de Ouro, Rildo Hora, Guinga, Chico Buarque, Nelson Sargento, Geraldo Azevedo, Leila Pinheiro, Gilberto Gil e Ivan Lins, além de Paulinho da Viola.
Em 2001 atuou em vários conjuntos que concorreram no festival “Chorando Rio”, patrocinado pelo MIS (Museu da Imagem e do Som) na Sala Cecília Meirelles e transmitido ao vivo pela TVE, com apresentação de Ricardo Cravo Albin.
Em 2002 produziu com Mário Séve o CD “Nó Em Pingo D’ Água Interpreta Paulinho da Viola” e “Domingo na Geral – Nó Em Pingo D’Água e Cristóvão Bastos”. No ano seguinte, em 2003, produziu, com Jun Kagami, o CD “Sara Suehiro”.
No ano de 2006 produziu os CDs “Bossa Nova – Saeko Inozuka” e “Originais – Saeko Inozuka”, também em parceria com o produtor japonês Jun Kagami.
Em 2008, ao lado de Jun Kagami, fez a produção do disco “Machiko Watarumi & Jun Kagami – O bêbado e a equilibrista”.
No ano de 2010, ao lado de Cristiano Menezes, passou a fazer a produção, na Rádio Nacional, do programa “Época de Ouro”, com o Conjunto Época de Ouro, do qual fazia parte como pandeirista. Neste mesmo ano fez a produção do CD “Conjunto Época de Ouro – Feijão com Arroz”.
Em 2011 fez a produção do CD “Cantador”, de Machiko Watarumi.
Em sua carreira de produtor e músico trabalhou em shows e estúdios com vários artistas, destacando-se Nara Leão, Dominguinhos, Joel Nascimento, Radamés Gnattali, Turíbio Santos, Elizeth Cardoso, Cristina Buarque, Moraes Moreira, Nelson Cavaquinho, Roberto Ribeiro, Marisa Monte, Ademilde Fonseca, D. Ivone Lara, Conjunto Época de Ouro, Rildo Hora, Guinga, Chico Buarque, Nelson Sargento, Geraldo Azevedo, Leila Pinheiro, Beth Carvalho, Ivan Lins, Ney Matogrosso e Paulinho da Viola. Apresentou-se em vários países, destacando-se Portugal, Espanha, Itália, França, Suíça, Argentina, Peru, Uruguai, Chile, Estados Unidos, Dinamarca, Singapura, Japão, Tailândia e Israel.
ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.
AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.