
Poeta. Letrista.
Em 1917 formou-se professora na Escola Normal do Rio de janeiro.
Estudou música e línguas.
Sua poesia, de modo geral, filia-se às tradições da lírica luso-brasileira, sendo uma de suas características principais a musicalidade de seus versos, tendo alguns poemas como “Canteiros”, “Epigrama nº 9” e “Motivo” musicados por Raimundo Fagner.
Entre seus livros publicados destacam-se “Espectros” (1919); “Criança, meu amor”, “Nunca mais” e “Poema dos Poemas” (1923); “Baladas para El-Rei” (1925); “O Espírito Vitorioso” (1929); “Saudação à menina de Portugal” (1930); “Batuque, samba e macumba” (1933); “A Festa das Letras” (1937); “Viagem” (1939); “Olhinhos de Gato” (1940); “Vaga música” (1942); “Doze Noturnos de Holanda e o Aeronauta” (1952); “Batuque” (1953); “Panorama Folclórico de Açores” (1955); “Canções” (1956) e “Ou Isto ou Aquilo”, de 1964, muitos dos quais tiveram poemas musicados por vários compositores populares.
Em 1955 o jornalista Irineu Garcia, em sociedade com o editor Carlos Ribeiro, criou o Selo Festa, especialmente para gravação de poesias pelos próprios autores, tais como Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira, além da própria Cecília Meireles, que gravou um LP ao lado do poeta Guilherme de Almeida. A maioria dos LPs de 10 polegadas de Irineu Garcia obedecia uma forma quase permanente: dois escritores, cada um ocupava um lado do disco.
Seu livro “Romanceiro da Inconfidência”, de 1953, coletânea de poemas que contam a história de Minas, do início da colonização no século XVII até a Inconfidência Mineira, teve o poema “Os Inconfidentes” musicado por Chico Buarque e incluído como a faixa seis, do lado dois, no LP “Chico Buarque de Hollanda nº 4”, lançado pela gravadora Philips em 1970.
Em 1973 Raimundo Fagner lançou o LP “Manera Frufru Manera”, pelo selo Philips, no qual interpretou a faixa “Canteiros”, (com letra adaptada de um poema seu). A família da poeta viria a proibir a execução da composição e, ainda, novas cópias do disco com a música, que fora retirada, tendo em seu lugar incluída a composição “Cavalo ferro”, de Fagner e Ricardo Bezerra.
No ano de 1977 Raimundo Fagner musicou o poema “Epigrama nº 9”, incluído no disco “Orós”, pela gravadora CBS. No ano seguinte, em 1978, o mesmo compositor incluiu “Motivo”, poema musicado, no LP “Eu canto – quem viver chorará”. Em 1980 a faixa Motivo seria proibida pela família da poeta. O disco seria reeditado tendo sido incluída outra composição, desta vez Quem me levará sou eu, de Manduka e Dominguinhos.
Em 2006 o cantor mineiro Thelmo Lins gravou e lançou, ao lado do cantor Wagner Cosse, o CD “Cânticos”, com os poemas seus musicados por Fátima Guedes.
No ano de 2008 o grupo carioca Música Surda lançou o CD intitulado “O Livro das Canções”, contendo poemas seus musicados por diversos integrantes do grupo e interpretados pela cantora Andréia Pedroso nas faixas “Canção – Que ousarás contar da lua? (c/ Antonio Jardim); “Motivo” (c/ Eduardo Gatto); “Itinerário” (c/ Fabiano Hollanda); “Canção da tarde no campo” (c/ Antonio Jardim) e ainda “Canção nas águas”, “Canção – Respiro teu nome” e “Cantar”, todas em parceria com o violonista Antonio Jardim.
ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.
AMARAL, Euclides. A Letra & a Poesia na MPB: Semelhanças & Diferenças. Rio de Janeiro: EAS Editora, 2019.
AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008. 2ª ed. Esteio Editora, 2010. 3ª ed. EAS Editora, 2014.
COSTA, Cecília. Ricardo Cravo Albin: Uma vida em imagem e som. Rio de Janeiro: Edições de Janeiro, 2018.
FILHO, Leodegário A. de Azevedo. Crônicas de educação, 5 vols. (Org). Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
GIARETTA CHAVES, Maria Deosdedite. Estudo do poema – o linguístico e o poético na poesia de Cecilia Meireles. Osasco: Edifieo, 2001.
MAIA GOUVEIA, Margarida. Cecília Meireles: um percurso de espiritualidade. In Atlântida, vol. XLVI, 2001, p. 187-194.
SECCHIM, Antônio Carlos. Poesia Completa, edição do centenário, 2001, 2 vols. (Org). Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
 Portuguese
 Portuguese Afrikaans
 Afrikaans Albanian
 Albanian Amharic
 Amharic Arabic
 Arabic Armenian
 Armenian Azerbaijani
 Azerbaijani Basque
 Basque Belarusian
 Belarusian Bengali
 Bengali Bosnian
 Bosnian Bulgarian
 Bulgarian Catalan
 Catalan Cebuano
 Cebuano Chichewa
 Chichewa Chinese (Simplified)
 Chinese (Simplified) Chinese (Traditional)
 Chinese (Traditional) Corsican
 Corsican Croatian
 Croatian Czech
 Czech Danish
 Danish Dutch
 Dutch English
 English Esperanto
 Esperanto Estonian
 Estonian Filipino
 Filipino Finnish
 Finnish French
 French Frisian
 Frisian Galician
 Galician Georgian
 Georgian German
 German Greek
 Greek Gujarati
 Gujarati Haitian Creole
 Haitian Creole Hausa
 Hausa Hawaiian
 Hawaiian Hebrew
 Hebrew Hindi
 Hindi Hmong
 Hmong Hungarian
 Hungarian Icelandic
 Icelandic Igbo
 Igbo Indonesian
 Indonesian Irish
 Irish Italian
 Italian Japanese
 Japanese Javanese
 Javanese Kannada
 Kannada Kazakh
 Kazakh Khmer
 Khmer Korean
 Korean Kurdish (Kurmanji)
 Kurdish (Kurmanji) Kyrgyz
 Kyrgyz Lao
 Lao Latin
 Latin Latvian
 Latvian Lithuanian
 Lithuanian Luxembourgish
 Luxembourgish Macedonian
 Macedonian Malagasy
 Malagasy Malay
 Malay Malayalam
 Malayalam Maltese
 Maltese Maori
 Maori Marathi
 Marathi Mongolian
 Mongolian Myanmar (Burmese)
 Myanmar (Burmese) Nepali
 Nepali Norwegian
 Norwegian Pashto
 Pashto Persian
 Persian Polish
 Polish Punjabi
 Punjabi Romanian
 Romanian Russian
 Russian Samoan
 Samoan Scottish Gaelic
 Scottish Gaelic Serbian
 Serbian Sesotho
 Sesotho Shona
 Shona Sindhi
 Sindhi Sinhala
 Sinhala Slovak
 Slovak Slovenian
 Slovenian Somali
 Somali Spanish
 Spanish Sudanese
 Sudanese Swahili
 Swahili Swedish
 Swedish Tajik
 Tajik Tamil
 Tamil Telugu
 Telugu Thai
 Thai Turkish
 Turkish Ukrainian
 Ukrainian Urdu
 Urdu Uzbek
 Uzbek Vietnamese
 Vietnamese Welsh
 Welsh Xhosa
 Xhosa Yiddish
 Yiddish Yoruba
 Yoruba Zulu
 Zulu