5.001
Nome Artístico
Cayê Milfont
Nome verdadeiro
Aldenizio Teles Milfont
Data de nascimento
26/9/1957
Local de nascimento
Fortaleza, CE
Dados biográficos

Cantor. Compositor. Músico. Arranjador.

Filho do compositor Aloísio Milfont e sobrinho do cantor Gilberto Milfont.

Dados artísticos

No ano de 1977, com outros compositores, cantores e músicos, participou do “Movimento Aberto de Arte”. O primeiro show coletivo do movimento, “Cara e coragem”, realizado no teatro da ABI (Associação Brasileira de Imprensa), no Rio de Janeiro. A convite de Sidney Miller, o grupo passou a fazer apresentações todas as segundas-feiras na Sala Corpo e Som (Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro), reunindo, em espetáculos, artistas novos como Tharcísio Rocha, Fátima Nogueira (depois Joanna), Leci Brandão, Sara Benchimol, Sandra de Sá, Fafy Siqueira e Tony Bahia – com outros de renome nacional, como Sérgio Ricardo, Ivan Lins, Sidney Miller, Gonzaguinha, Reginaldo Bessa e César Costa Filho. Com o “Movimento Aberto de Arte” fez várias apresentações em teatros e no circuito universitário. 

No ano de 1979, com Tharcísio Rocha, fez a direção musical e as músicas da peça infantil “As aventuras de Galápagos”, de Fernando Palitot, com direção de Haroldo de Oliveira. Neste mesmo ano com Zé Zuca, Ronaldo Florentino, Hélder Savoya e Thacisio Rocha, montou o “Projeto Segundas e Terças”, no teatro Sesc – Copacabana. Ainda em 1979 ganhou s prêmios de “Melhor Arranjador” e “Melhor Intérprete”, da “Feira Pixinguinha”, em Brasília (DF), que lhe rendeu o convite para participação no show “Dolores Vinte Anos Depois”, com Marisa Gata Mansa, com quem participou do “Projeto Pixinguinha”, viajando por diversas cidades brasileiras com a cantora e o cantor Jamelão.

Em 1982, em parceria com Tharcisio Rocha, compôs as músicas e assinou a direção musical da peça “A Casa de Chocolate”, que ficou em cartaz por mais de dois anos no Teatro Aurimar Rocha, depois Café Pequeno, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Também neste ano participou do show pela paz mundial, em Fortaleza, que marcou o retorno do cantor e compositor Taiguara ao Brasil.

No ano de 1990 o parceiro Tharcisio Rocha gravou no compacto duplo “A casa de chocolate”, sua composição “A felicidade” (c/ Tharcisio Rocha), disco no qual participou interpretando as faixas “A casa de chocolate” e “A floresta”, também parceria de ambos.

Em 2000, em parceria com Reynaldo de Olinda lançou o CD “Mala e Malleta”. 

Em 2003 lançou o disco “Partes de mim”, com produção de Marcelo Mariano, no qual interpretou músicas autorais como “Anjo azul” e “Som de Miriah” (c/ Juçara Batichoti), “Partes de mim” (c/ Tharcisio Rocha), “Agasalho” (c/ Nelson Carvalho), “Mágoas abafadas” (c/ Nelson Carvalho), e “Ausência” (c/ Nelson Carvalho), “Palavras apaixonadas” (c/ Tony Bahia) e ainda “Magia”, “Ponto de festa”, “Ar de verão” e “Canto pra Denise”, todas sem parceiros.

No ano de 2008 foi um dos 11 compositores finalistas do “Gibraltar Song Festival”, na Europa, com a composição “Agasalho”, em parceria com Nelson Carvalho, tendo sido escolhida dentre 200 de todo o mundo e única representante de língua portuguesa na história do festival europeu.

No ano de 2009 lançou o CD “Terra do sol”, com produção sua e de Flávio Batichotti, no qual interpretou de sua autoria as faixas “Seu jeito”, “A falta dos seus olhos”, “Será amor”, “Antes que seja tarde outra vez”, “Volte samba”, “Quem sabe amanhã”, “Pedaço de ti”, “Como um baião” e a faixa-título “Terra do sol”. No disco também incluiu “O tempo” (c/ Jairo Mozart), “Águas, flores, passarada” (c/ Eduardo Teixeira), “Agasalho” (c/ Nelson Carvalho) e “Partes de mim” (c/ Tharcisio Rocha), além de interpretar de seu pai a música “Serpentina”, de Aloísio Milfont e Geraldo Carneiro. No ano seguinte, em 2010, com sua música “Antes voltou a participar do “Gibraltar Song Festival”, representando o Brasil, com participantes do Reino Unido, Austrália, Argentina, Venezuela, Espanha e Malta.

Em 2012 participou da temporada do evento “Brasil, Sertão e Mar”, no Auditorium Maison du Patrimoine, na cidade de Troyer, França e lançou o CD com o mesmo nome ao lado de Heitor de Pedra Azul, com as músicas autorais “Brasil Sertão e Mar”, “Saravá Minha Sereia”, “Cabeças do Mundo” e “Dilemas”, esta última em parceria com Heitor de Pedra Azul.

Em 2013 teve sua música “Pedaços de ti”, interpretada pela cantora e atriz portuguesa Simone de Oliveira no CD Pedaços de Mim, com arranjos de Luis Avellar, lançada pelo selo português Get Records.

Discografias
1979 Feira Pixinguinha Brasília - Selo Funarte - LP
1982 Didi Milfont - Selo Fermata - Compacto Simples
1982 Refrões - Selo Açaí Promoções e Produções - LP
1990 A casa de chocolate - Selo Firmeza Rocha - Compacto duplo
1997 Pra Pirá Brasília - Selo Jairo Mozart - CD
2000 Mala e Malleta- Selo Barc Music - CD
2003 Partes de Mim - Selo Cayê Milfont Produções - CD
2009 Terra do sol - Selo Cayê Milfont Produções - CD
Obras
A casa de chocolate c/ Tharcisio Rocha
A falta dos seus olhos
A felicidade c/ Tharcisio Rocha
A floresta c/ Tharcisio Rocha
Agasalho c/ Nelson Carvalho
Anjo Azul
Antes
Antes que seja tarde outra vez
Ar de verão
Ausência c/ Nelson Carvalho
Brasil Sertão e Mar
Cabeças do Mundo
Canto pra Denise
Como um baião
Dilemas c/ Heitor de Pedra Azul
Magia
Mágoas abafadas c/ Nelson Carvalho
O tempo c/ Jairo Mozart
Palavras apaixonadas c/ Tony Bahia
Partes de mim c/ Tharcisio Rocha
Pedaço de ti
Ponto de festa
Quem sabe amanhã
Saravá minha sereia
Será amor
Seu jeito
Som de Miriah c/ Juçara Batichoti
Terra do sol
Volte samba
Águas, flores, passarada c/ Eduardo Teixeira
Bibliografia Crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.