Cantora. Compositora. Cineasta. Diretora de televisão.
Filha de Marcos de Vasconcellos, arquiteto, escritor e compositor, que teve músicas de sua autoria gravadas por artistas como João Gilberto, Elis Regina e Tim Maia.
Iniciou sua vida profissional como modelo, atuando no Brasil e no exterior.
Estudou cinema na New School University, em Nova Iorque, EUA, e no Brasil com os cineastas João Moreira Salles e Eduardo Coutinho.
De 1997 a 1999 foi apresentadora do programa de tevê “MTV Moda Esporte Clube”, da MTV Brasil, em que entrevistou personalidades da moda, como Patrick Demarchelier, e da música, como Chico Science e Rita Lee.
Produziu a série documental “Música Libre”, exibida no Brasil pela TV Globo, Canal Brasil e canal Curta!, e nos Estados Unidos pelo canal BET Jazz. A série abordou a cultura músical de cinco países do Caribe, sendo esses Cuba, Jamaica, Taiti, República Dominicana, Trinidad e Tobago.
Em 2008 foi convidada para dirigir a série semanal “De lá pra cá”, da TV Brasil, apresentada por Ancelmo Goes e Vera Barroso. Ficou responsável pela direção de mais de 250 episódios sobre personalidade brasileiras como Anita Malffati, Carmen Miranda, Chico Mendes, clarice Lispector, Garrincha, Jackson do Pandeiro, entre outros.
Em 2009 recebeu o “Premios Lucas” de Cuba nas categorias de “Melhor Videoclipe”, “Melhor Edição”, “Fotografia” e “Trova Cubana” pelo videoclipe de “Rincones”, do músico cubano René Ferrer.
Em 2012 estreou seu primeiro longa-metragem, “Construção”, na “Mostra Internacional de Cinema de São Paulo”, com o qual ganhou, no ano seguinte, a Menção Honrosa do júri do “Festival Internacional Feminino” (FEMINA), dedicado a produções femininas.
Em 2014 lançou, em parceria com o músico cubano René Ferrer, o CD “Adundundarandun”, produzido por Alê Siqueira.
Em 2019 exibiu, pelo canal Curta!, a série “Onde moram as ideias”, que concebeu, roteirizou e dirigiu os oito filmes sobre o processo criativo das artistas brasileiras Angel Vianna, Bia Lessa, Juçara Marçal, Lia Rodrigues, Mana Bernardes, Paula Gaitán, Rosângela Rennó e Sonia Gomes.
Em 2021 lançou seu primeiro CD “Atlantika”, com faixas inéditas e autorais. Dirigiu a série “Meu amor: seis histórias de amor verdadeiro”, da Netflix.
(com René Ferrer)