
Cantor. Produtor.
Ingressou no cenário artístico em 1986, atuando inicialmente como divugador e, posteriormente, como agente e produtor de artistas como Alaíde Costa, Tetê e Alzira Espíndola.
Em 1992 participou como vocalista, de apresentação realizada por Alzira Espíndola. Em seguida, começou a cantar em gravações de jingles e discos de outros artistas, além de participar de alguns shows das cantoras Tetê Espíndola, Alzira Espíndola e da dupla Luli e Lucina.
No ano de 1996, montou o espetáculo “Canções e momentos”, em diversos espaços paulistanos, que gerou, por parte do selo Dabliú Eldorado, o convite para registrar o trabalho em disco. No ano seguinte, gravou seu primeiro CD, “Pouco pra mim”, produzido por Mário Manga. No repertório do disco, que contou com a participação especial de Tetê Espíndola, Alaíde Costa e Lady Zu, interpretou “Lugar” (Hilton Raw e Arnaldo Black), “Vela dos quereres” (Luli e Lucina), “Penso e passo” (Alzira Espíndola e Alice Ruiz), “Me leve” (Djavan), “Ânima” (Milton Nascimento e Zé Renato), “Beatriz” (Edu Lobo e Chico Buarque), “Só solitário” (Jerry Espíndola, Humberto Espíndola e Itamar Assumpção), “Ligeiro” (Klébi Nori), “Canções e momentos” (Milton Nascimento e Fernando Brant), “Não quero dinheiro (Só quero amar)” (Tim Maia), da versão de Jorge Salomão e Waly Salomão “Natureza humana” para “Human nature” (S. Porcaro e J. Bettes), além da faixa “Pouco pra mim” de autoria de Lucina e Zélia Duncan que deu título ao CD.
Lançou o segundo CD no ano 2000, “Sua pessoa”, igualmente produzido por Mário Manga, contendo composições de Alzira e Jerry Espíndola, Itamar Assumpção, Luiz Gayotto, Madan, José Miguel Wisnik, Fred Martins, Mônica Tomasi, entre outros, com destaque para a faixa-título “Sua pessoa”, de autoria de Péri e para a releitura de “Corre-corre” (Rita Lee e Roberto de Carvalho) e a inédita “Lua de vintém” de autoria de Zé Renato e Cacaso. Ainda nesse ano, dividiu o palco do Sesc Vila Mariana com a atriz Clarisse Abujamra, no espetáculo de poesia e música “Por um triz”, dirigido por Oswaldo Mendes. Também em 2000, atuou como um dos solistas da Sinfonia Paulistana, ao lado de Claudya, Zé Luiz Mazziotti, Célia e da Banda Sinfônica São Paulo Essemble, durante evento oficial de aniversário da cidade. No ano de 2002, apresentou o show “Carlos Navas e Sandra de Sá” no projeto “Intimidade é fato”, do Sesc Pompéia, em São Paulo. Neste mesmo ano, apresentou-se o show “Cantando Elas” no Bar Feitiço Mineiro, em Brasília. Na ocasião, interpretou “Corpo de você” (Sandra de Sá, Renata Arruda e Zé Ricardo) e “Ícaro” (Fred Martins e Marcelo Diniz).
Em 2003, apresentou o show “Cantando elas” no Bar Feitiço, em Brasília, no Theatro Quatro de Setembro, em Teresina e ainda no Teatro do Sesc de Parnaíba, também no Piauí. Neste mesmo ano de 2003 lançou no Centro Cultural São Paulo o CD “Tanto silêncio”, disco do qual fizeram parte as composições “Corpo de você” (Sandra de Sá, Renata Arruda e Zé Ricardo) e “Ícaro” (Fred Martins e Marcelo Diniz).
No ano de 2004 estréia o show “Clássicos e canções”, ao lado de Alaíde Costa. Apresenta, com orientação de Clarisse Abujamra, “Na Arca de Noé”, seu primeiro espetáculo musical infantil, no qual relê as canções que Vinicius de Moraes fez para as crianças, registradas em dois discos e especiais de TV dos anos 80. O espetáculo resulta no CD “.
Em 2007 lançou o CD “Quando o samba acabou”, dedicado ao cantor Mário Reis e no qual interpreta “Jura” (Sinhô); “Se você jurar” Ismael Silva, Francisco Alves e Nilton Bastos), “Rasguei minha fantasia”, além de “Joujux e Balangandans”, faixa na qual contou com a participação especial de Tetê Espíndola. O disco, com arranjos de ronaldo Rayol, foi lançado em 2008 em show na Sala Baden Powell, no Rio de Janeiro.
(infantil)
ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Edição Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.
COSTA, Cecília. Ricardo Cravo Albin: Uma vida em imagem e som. Rio de Janeiro: Edições de Janeiro, 2018.