5.001
Nome Artístico
Carlos Lucena
Nome verdadeiro
Carlos Calmette Murta de Lucena
Data de nascimento
7/8/1962
Local de nascimento
Joaíma, MG
Dados biográficos

Cantor. Compositor. Instrumentista.

Ainda menino, mudou-se para a Teófilo Otoni (MG).

Dados artísticos

Participou de festivais em Minas e São Paulo, em um dos quais sagrou-se vitorioso com a música “Viventes” (Festival da FAFI, em Belo Horizonte).

No início dos anos 1980, mudou-se para São Paulo, onde venceu, também com a canção “Viventes”, o Festival do Som Colorido (Grêmio Empresas Machline), realizado no Teatro Procópio Ferreira.

Após período tocando na noite paulistana, gravou, em 1982, o disco “Raízes do franco”, contendo suas canções “Meu cantar”, “Oscilações da vida”, “Doce liberdade”, “Vida pra que te quero”, “Viventes”, “Brisa aos homens”, “Nosso chão”, “Compromisso com o sol” e a faixa-título, esta última em parceria Mozart Mello. Fez show de lançamento do disco no Teatro Lira Paulistana (SP). Em seguida, mudou-se para Belo Horizonte.

Em 1985, lançou o LP “A dança das folhas”, com suas composições “Clara” e “Romântica”, ambas com Cristiano Salazar, “Franco”, “Sina de cantador”, “A solidão nas estradas”, “Os anjos da nova era”, “Forró da boa esperança”, “Hippie”, “Uma canção na estrada do sol” e a faixa-título.

Gravou, em 1992, o LP “Pomar dos deuses”, contendo sua canções “Do céu da cabeça” (c/ Cristiano Salazar), “Olhos da lua” (c/ Lô Borges), “Nada demais” (c/ Luiz Lauar), “Vi oh !…” (c/ Clecinho Lucena), “Plataforma dos cristais”, “Diamantes”, “Um tom do amor”, “O canto dos duendes” e a faixa-título.

Em 1999, lançou o CD “Brisa aos homens”, com suas composições “Clara”, “Romântica” e “Do céu da cabeça”, todas com Cristiano Salazar, “Nada demais” (c/ Luiz Lauar), “Olhos da lua” (c/ Lô Borges), “Raízes do franco” (c/ Mozart Mello), “Diamantes”, “Brisa aos homens”, “Meu cantar”, “A dança das folhas”, “Pomar dos deuses”, “Uma canção na estrada do sol”, “Viventes”, “O canto dos duendes” e “Plataforma dos cristais”.

Em 2006, lançou o CD “Jogo do jogo”, registrando suas canções “Revivência” (c/ Cristiano Salazar), “Sem medo de amar”, “Solidão nas estradas”, “Rádio relógio”, “Boa esperança”, “Vela perdida”, “Encontrando a rainha”, “Viventes”, “Oscilações da vida II”, “A dança das águas” e a faixa-título, além de “Recado para um amigo solitário” (Paulinho Pedra Azul). O disco contou com a participação de Paulinho Pedra Azul, Pereira da Viola e Sérgio Moreira, além de sua filha Fernanda Lucena.

Discografias
2006 CD Jogo do jogo
1999 CD Brisa aos homens
1992 LP Pomar dos deuses
1985 LP A dança das folhas
1982 LP Raízes do franco
Obras
A dança das folhas
A dança das águas
A solidão nas estradas
Boa esperança
Brisa aos homens
Clara (c/ Cristiano Salazar)
Compromisso com o sol
Diamantes
Do céu da cabeça (c/ Cristiano Salazar)
Doce Liberdade
Encontrando a rainha
Forró da boa esperança
Hippie
Jogo do jogo
Meu cantar
Nada demais (c/ Luiz Lauar)
Nosso chão
O canto dos duendes
Olhos da lua (c/ Lô Borges)
Os anjos da nova era
Oscilações da vida II
Plataforma dos cristais
Pomar dos deuses
Raízes do franco (c/ Mozart Mello)
Revivência (c/ Cristiano Salazar)
Romântica (c/ Cristiano Salazar)
Rádio relógio
Sem medo de amar
Sina de cantador
Solidão nas estradas
Um tom do amor
Uma canção na estrada do sol
Vela perdida
Vi oh !... (c/ Clecinho Lucena)
Vida pra que te quero