0.000
Nome Artístico
Carlos Henrique Costa
Nome verdadeiro
Carlos Henrique Costa
Data de nascimento
30/4/1966
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Cantor. Compositor. Letrista. Poeta. Jornalista.

Nascido no bairro carioca de São Cristóvão foi criado em Vila Isabel.

Oriundo de família de músicos, com irmão mais velho violonista e o avô maestro da banda da cidade mineira de Além Paraíba.

Em 1990, publicou o poema “Pluralidade”, na Antologia Poética de Cidades Brasileiras, da Shogun Editora e Arte.

Em 1992 formou-se em Letras pela UERJ.

Trabalhou como funcionário do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro.

No ano de 2006, lançou, na Academia Brasileira de Letras, o primeiro livro de poemas intitulado “Tempo Desejo” (Editora Antigo Leblon) com prefácio do poeta Tanussi Cardoso.

No ano de 2014 lançou, pela Editora Circuito, o livro de poesia “Lira dos sentidos”, no Restaurante Pessoa, na cidade de Lisboa, em Portugal. O volume contou com prefácio de Ricardo Vieira Lima, orelhas de Marcus Vinicius Quiroga e contracapa de Ivan Junqueira. Neste mesmo ano fez lançamento na Livraria da Travessa, no centro do Rio de Janeiro.

Dados artísticos

Entre 1981 e 1987 participou de vários festivais universitários. Por essa época, apresentou-se em diversas casas noturnas do Rio de Janeiro, como Erva-Doce, Di Cappo, Choperia Carioca, AABB (Associação Atlética do Banco do Brasil) e Clube Municipal.

Em 1988 participou, com o maestro e pianista Anselmo Mazzoni, do “Programa Ciranda”, apresentado por Fernando Lobo, na TV Educativa do Rio de Janeiro.  Neste mesmo ano de 1998 Emílio Santiago interpretou de sua autoria “Meu coração é você” (c/ Claudio Cartier), no disco “Preciso dizer que te amo”, lançado pela gravadora Som Livre. No ano seguinte, em 1999, participou do CD “Conexão Carioca”, produzido por Euclides Amaral e Paulo Renato, ao lado de outros artistas como Marko Andrade, Rubens Cardoso, Tharcísio Rocha, Renato Piau e Elza Maria. Neste disco, que contou com a apresentação de Ricardo Cravo Albin, interpretou duas faixas: “Meu samba triste” (Joelson Lima) e “Tudo em nada”, de sua autoria, nesta última, companhado por músicos como Tomás Improta, Perinho Santana e Serginho Boré.

No ano 2000 sua composição “Meu coração é você” (c/ Claudio Cartier) foi incluída na coletânea “Pérolas”, de Emílio Santiago. Ainda neste ano, o selo Guitarra Brasileira relançou o CD “Conexão Carioca”. No ano posterior, em 2001, foi finalista do “7º Festival da Escola de Música Villa-Lobos” com a música “Temporal”, interpretada pelo próprio autor. Ainda em 2001, com o poema “A morte do besouro”, ganhou o primeiro lugar no “1º Concurso de Poesias do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro”.

Em 2007 lançou, em parceria com Fred Falcão, o CD “Ímparceria”. No disco foram incluídas as composições “Encontros & parcerias”, “Conversa de sonhador”, “Velho algodão”, “Iluminou”, “Buquê”, “Valsa de Ipanema”, “Promessa temporã”, “E eu nem estava tão bonito”, “Ser feliz”, “O amor pegou na veia”, “Feitiço de Noel”, “Marcha da primavera”, “Sinal vermelho” e “Porta-bandeira”, parcerias da dupla.

No ano de 2011, no CD “Voando na Canção”, de Fred Falcão, teve incluídas suas composições “Radamestre”, interpretada por Fred Falcão, e “Jam Session”, interpretada por Claudya, ambas parcerias com Fred Falcão, com arranjos e piano de Gilson Peranzzetta, além das participações de Mauro Senise, Chiquito Braga, Zeca Assumpção e Rafael Barata.

Em 2014, no disco “Nas asas dos bordões”, de Fred Falcão, foram incluídas das 10 músicas de sua autoria, sendo nove delas em parceria com Fred Falcão, e uma, “O Rio está no ar”, com Alberto Chimelli e Fred Falcão, na voz de João Pinheiro, além de “Bossa nossa” e “Liver Paul”, nas interpretações do grupo BeBossa e “Modern Sound”, na voz de Thaís Motta, todas com arranjo do pianista Fernando Merlino. No ano seguinte, em 2015, no CD “Premonições”, de Fred Falcão e Clarisse Grova, foram incluídas suas composições “Conversa de sonhador” e “Aconteceu”, cantadas por Fred Falcão, assim como as músicas “Velho algodão”, interpretada por Claudio Nucci, e “Ser feliz”, gravada por Clarisse Grova, todas em parcerias com Fred Falcão.

Em 2018, no CD “Bossa nossa – Leny Andrade canta Fred Falcão”, teve incluídas de sua autoria as músicas “A amor pegou na veia”, “Promessa Temporã”, “Inútil resistir”, “Motivo pra vida” e “Valsa de Ipanema”, além da faixa-título, “Bossa nossa”, todas em parcerias com Fred Falcão. Ainda em 2018, no CD “Ser tão Brasil” Fernanda Brant interpretou de sua autoria “Soberana” e “Faca de ponta”, ambas com Fred Falcão.

Tem parcerias inéditas com Gilson Peranzzetta, Hélio Delmiro, Taiguara, Tomás Improta e Filó Machado, entre outros.

Discografias
(1999) Conexão Carioca (vários) Selo Peixe Vivo Produções - CD
(2000) Conexão Carioca (vários) Selo Guitarra Brasileira - CD
(2007) Ímparceria (c/ Fred Falcão) Selo Falcosta Records - CD
Obras
Bossa nossa (c/ Fred Falcão)
Buquê c/ Fred Falcão
Conversa de sonhador c/ Fred Falcão
E eu nem estava tão bonito c/ Fred Falcão
Encontros & parcerias c/ Fred Falcão
Feitiço de Noel c/ Fred Falcão
Iluminou c/ Fred Falcão
Imperfeito c/ Alexandre Doblas
Jam session c/ Fred Falcão
Liver Paul (c /Fred Falcão)
Marcha da primavera c/ Fred Falcão
Meu coração é você c/ Claudio Cartier
Modern Sound (c/ Fred Falcão)
O Rio está no ar (c/ Fred Falcão e Alberto Chimelli)
O amor pegou na veia c/ Fred Falcão
Onde estamos c/ Alexandre Doblas
Porta-bandeira c/ Fred Falcão
Promessa temporã c/ Fred Falcão
Radamestre c/ Fred Falcão
Ser feliz c/ Fred Falcão
Sinal vermelho c/ Fred Falcão
Temporal
Tudo em nada
Valsa de Ipanema c/ Fred Falcão
Velho algodão c/ Fred Falcão
Shows
1990: Show de Carlos Costa. Teatro Noel Rosa (UERJ). RJ.
1991: Show de Carlos Costa. Projeto Seis e Meia no Zimba. Teatro Ziembinski, RJ.
1999: Show de lançamento do disco Conexão Carioca (vários). Espaço Cultural Caravelas, RJ.
Bibliografia Crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

AMARAL, Euclides. A Letra & a Poesia na Música Popular Brasileira: Semelhanças & Diferenças. Rio de Janeiro: EAS Editora, 2019.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008. 2ª ed. Esteio Editora, 2010. 3ª ed. EAS Editora, 2014.