0.000
Nome Artístico
Carlos Bivar
Nome verdadeiro
Carlos Eduardo Bivar Pereira
Data de nascimento
8/10/1952
Local de nascimento
Manaus, AM
Dados biográficos

Compositor. Cantor. Instrumentista (violonista e gaitista).

Morou no Rio de Janeiro e, em 1982, mudou-se para Brasília, onde fixou residência.

Dados artísticos

Começou a compor aos 15 anos de idade. Foi premiado em vários festivais cariocas de música, nos anos 1970.

Em 1978, venceu o Festival do Serpro com “Tempos modernos” (c/ Antonio Jorge) e foi premiado em terceiro lugar no mesmo evento com “Amargo amor” (c/ Antonio Jorge), lançadas em compacto duplo que registrou as canções premiadas do festival.

Em 1984, gravou o compacto simples “Por enquanto”, contendo suas composições “Maré” (c/ Antonio Jorge) e “Elo” (c/ Sylvio Paes e Wanderley Paiva), com arranjos de Reinaldo Arias.

Atuou na área teatral e em espetáculos de música e dança, tendo sido diretor musical de várias montagens de peças infantis, juntamente com seu irmão Nilo Bivar.

Em Brasília, participou de eventos artísticos significativos, como os projetos “Funarte”, “Temporadas populares”, “Sarau” e “Arte por toda parte”, entre outros.

Em 1998, lançou o CD “Sintonia”, contendo suas composições “Para um dama”, “Maré” e “Vidas”, todas com Antonio Jorge, “Santo de casa” e “Cariocando”, ambas com Jorge Paulo Mendes, “Do jeito que eu gosto” (c/ Silvio Paes e Wanderley Paiva), “Velhos fantasmas” (c/ Anabel Mendonça e Antonio Jorge), “Antigas reflexões” (c/ Maria Clara Marra), “Dedicatória” (c/ Nilo Bivar), “Elo” (c/ Wanderley Paiva), “Recordações”, “Prelúdio a Maria Eunice” e a faixa-título (c/ Helio Gaioso), além de “Até quem sabe” (João Donato e Lysias Ênio) e “Misty” (Jonny Berker e Eroll Garner). O disco foi contemplado com o Prêmio Renato Russo, nas categorias Melhor CD e Melhor Música, pela faixa “Para uma dama” (c/ Antônio Jorge), que integrou uma coletânea com mais 17 canções de compositores de Brasília.

Gravou, em 2000, o CD “Bossa jazz”, registrando suas canções “Coisas de boêmio” (c/ Oswaldo Noman), “Presença”, “Calçadão da paz”, “Faz assim” (c/ Eduardo Leal), “Basta um olhar” (c/ Nilo Bivar), “Cuíca” (c/ Luiz Turiba), “Visão maior” (c/ Felipe Azevedo Santos), “Jeito de viver” (c/ Antonio Jorge) e a faixa-título, além de “Simples carinho (João Donato e Abel Silva), “O fundo” (João Donato e Caetano Veloso) e “Brincando de carinho” (Flávio Bivar). O disco contou com a participação de João Donato e Célia Rabello, além músicos de Brasília, como Daniel Baker, responsável pelos arranjos de base.

Em 2002, lançou o CD “Amigos cantam” (Independente), contando, mais uma vez, com a participação de João Donato, além de cantores e cantoras de Brasília, como Adaud, Gloria Maria, Marabeau, Muriel Tabb e Salomão di Pádua. No repertório, suas composições “Correnteza”, “Reverso” e “Rosto”, todas com Antonio Jorge, “Depende de você” e a faixa-título, ambas com João Donato e Lysias Enio, “Um tiro no escuro” e “Gotas”, ambas com Jorge Paulo Mendes, “Como no cinema” (c/ Sylvio Paes), “Saudade daí” (c/ Guilherme Coimbra), “Visão real” (c/ Oswaldo Noman), “Esse teu sorriso” (c/ Marcos Vinicius) e “Sonho”.

Participou, como gaitista, do show de lançamento dos CDs “The frog” e “Brazilian time”, de João Donato, no Teatro dos Bancários e no Clube do Choro, em Brasília.

Discografias
2002 Independente CD Amigos cantam
1984 Independente Compacto Duplo Por enquanto
1978 Independente Compacto simples Carlos Bivar
Independente CD Bossa Jazz
CD Sintonia

Independente

Obras
Amargo amor (c/ Antonio Jorge)
Amigos cantam (c/ João Donato e Lysias Enio)
Antigas reflexões (c/ Maria Clara Marra)
Basta um olhar (c/ Nilo Bivar)
Bossa jazz
Calçadão da paz
Cariocando (c/ Jorge Paulo Mendes)
Coisas de boêmio (c/ Oswaldo Noman)
Como no cinema (Sylvio Paes)
Correnteza (c/ Antonio Jorge)
Cuíca (c/ Luiz Turiba)
Dedicatória (c/ Nilo Bivar)
Depende de você (c/ João Donato e Lysias Enio)
Do jeito que eu gosto (c/ Silvio Paes e Wanderley Paiva)
Elo (c/ Silvio Paes e Wanderley Paiva)
Esse teu sorriso (c/ Marcos Vinicius)
Faz assim (c/ Eduardo Leal)
Gotas (c/ Jorge Paulo Mendes)
Jeito de viver (c/ Antonio Jorge)
Maré (c/ Antonio Jorge)
Para uma dama (c/ Antonio Jorge)
Prelúdio a Maria Eunice
Presença
Recordações
Reverso (c/ Antonio Jorge)
Santo de casa (c/ Jorge Paulo Mendes)
Saudade daí (c/ Guilherme Coimbra)
Sintonia (c/ Helio Gaioso)
Sonho
Tempos modernos (c/ Antonio Jorge)
Tiro no escuro (c/ Jorge Paulo Mendes)
Um rosto (c/ Antonio Jorge)
Velhos fantasmas (c/ Anabel Mendonça e Antonio Jorge)
Vidas (c/ Antonio Jorge)
Visão maior (c/ Felipe Azevedo Santos)
Visão real (c/ Oswaldo Noman)