0.000
Nome Artístico
Carlinhos 7 Cordas
Nome verdadeiro
José Carlos da Silva
Data de nascimento
2/7/1944
Local de nascimento
Itaperuna, RJ
Dados biográficos

Instrumentista (violonista). Compositor. Cantor. Professor.

 

Perdeu os pais aos 18 anos de idade.

Aos 22, foi para Niterói (RJ), onde foi a uma roda de choro e se encantou pelos instrumentos de corda. Com o cachê que recebeu em uma participação no “Festival da Canção”, realizado em Niterói, comprou seu primeiro instrumento.

No início da década de 1970 financiou seu primeiro violão de sete cordas, e passou a ter o violonista Dino 7 Cordas (Horondino José da Silva) como referência. Nessa época, seus amigos músicos o incentivaram, dentre os quais Ronaldo do Bandolim (Ronaldo Sousa), Jonas do Cavaco (Jonas Pereira da Silva), Carlinhos Leite, Mailton e Zeni (Joseni Siqueira).

Em 1977 foi morar em Brasília (DF).

Nos anos de 1994 a 2005, lecionou na Escola de Música de Brasília.

Dados artísticos

Em 1976 fez uma de suas primeiras apresentações públicas, com o conjunto Época de Ouro, no Museu Parque da Cidade, no Rio de Janeiro, dividindo o palco com os convidados Paulo Moura e Copinha. 

A partir de 1977 fez diversas apresentações no Clube do Choro de Brasília (DF). Nesse mesmo ano viajou para São Paulo, a convite de Waldir Azevedo, , para gravar o LP “Waldir Azevedo”, produzido por Waldir Santos. Em 2002 as músicas desse LP foram remasterizadas e editadas em CD pela Warner Music.

Em 1978 viajou com Waldir Azevedo, Hamilton Costa e Pernambuco do Pandeiro, para Hannover na Alemanha, onde participou de um especial de TV, comandado pela cantora Caterina Valente, transmitido para toda a Europa. Nessa viagem, o conjunto gravou um LP que foi lançado pela Tropical Music, em Darmstadt. Participou da gravação do LP “Lamento de um cavaquinho”, de Waldir Azevedo, produzido por Ramalho Neto. Apresentou-se no “II Festival Nacional do Choro”, realizado em São Paulo, no qual foi gravada ao vivo a música “Saudades de Jacob”, de Avena de Castro, lançada no LP “Carinhoso”, pela gravadora Bandeirantes.

Nos anos de 1978 e 1979 participou, semanalmente, dos programas de auditório comandados por Waldir Azevedo na Rádio Nacional de Brasília.

Em 1983, participou de um show em homenagem a Waldir Azevedo, realizado no Teatro Nacional de Brasília, com artistas como Hamilton Costa, Evandro Barcellos, Eli do Cavaco, Assis, Pernambuco do Pandeiro, Valdeci, Armando Macedo, Avendando Junior, Canhotinho, Damásio Batista, Ademilde Fonseca, Poli, Carlos Poyares.

Em 1984 realizou o show “Jacob, Bandolim de Ouro”, apresentado na Sala Villa-Lobos, em Brasília (DF).

Em 1996 participou do projeto “Temporadas Populares”, com Bosco Oliveira, no Teatro Nacional de Brasília. E em 1999 com Altamiro Carrilho.

Em 1999, acompanhou Ademilde Fonseca no show homenagem aos 50 anos de “Brasileirinho”, de Waldir Azevedo, no Clube do Choro de Brasília. Fez parte da gravação da trilha sonora de filme institucional da Eletronorte, por ocasião do aniversário de quinze anos da barragem de Tucuruí.

Participou da gravação dos discos de vários artistas, entre os quais “Evocações” (2000), de Emirena França; “Em algum lugar bonito” (1999), de Marcos Mesquita; “Choros e Valsas” e “Grupo Choro Legal”, de Dinaldo Domingues; “Partes de mim” (2003), de Cayê Milfont; “Piquenique” (2005) e “Todos sabem” (2009) de João Tomé; entre outros.

Em 2003, acompanhou o trompista Yuri Zuvanov, em sua apresentação no programa “Conversa de Músico”, na TV Senado, e em 2010, a flautista Meila Tomé de Abreu, no programa “Espaço Cultural”, na mesma emissora.

Em 2006 apresentou-se no “XVII Festival Internacional de Música de Pulso y Púa de La Coruña”, na Espanha, com o bandolinista Jorge Cardoso e o violonista Fabiano Borges. No ano seguinte, participou da XVIII edição desse mesmo festival, com os cavaquinistas Evandro Barcellos e Leonardo Benón e com o percussionista e cantor Marcelo Sena.

Em 2010, participou do programa “Talentos”, da TV Câmara, acompanhando o violonista Bosco Oliveira.

Em 2011, apresentou-se no “Festival de Música de Verão de Novi Sad”, na Sérvia, com os músicos sérvios Julija Bal, Nenad Svilar e Mladen Ciric, e com as flautistas brasilienses Dolores Tomé e Meila Tomé de Abreu.

Acompanhou artistas como Abel Ferreira, Bide, Orlando Silva, Carlos Galhardo, Silvio Caldas, entre outros.

Discografias
2002 Warner Music CD Waldir Azevedo (participação) – Waldir Azevedo
1978 Continental LP Lamento de um cavaquinho (participação) – Waldir Azevedo
1977 Continental LP Waldir Azevedo (participação) – Waldir Azevedo
Obras
Constituinte
Diamantes c/ Clodo Ferreira
Iluminuras c/ Clodo Ferreira
Maria Angélica c/ Rossini Ferreira
Paula