2.001
Nome Artístico
Candinho
Nome verdadeiro
José Candido de Mello Mattos Sobrinho
Data de nascimento
8/2/1934
Local de nascimento
Lambari, MG
Dados biográficos

Compositor. Violonista. Advogado.

Aos seis meses de idade mudou-se com sua família para o Rio de Janeiro.

Teve os primeiros ensinamentos musicais com o seu pai. Mais tarde, estudou com Bandeirante, Solon Ayala e Garoto.

Dados artísticos

Iniciou sua carreira profissional em 1955, atuando como violonista, ao lado de Sylvinha Telles, no espetáculo “Gente bem e champanhota”, do comediante Colé, apresentado no Teatro Follies, no Rio de Janeiro. Gravou no primeiro 78 rpm lançado pela cantora, contendo as canções “Amendoim torradinho” (Henrique Beltrão), destaque do show, e “Desejo” (Garoto). O sucesso do disco lhe valeu um contrato com a Rádio Mayrink Veiga, onde integrou, ao lado de Luiz Eça (piano) e Jambeiro (contrabaixo), o Trio Penumbra. Algum tempo depois, passou a atuar como artista solista, apresentando-se em clubes, teatros e programas de Rádio e TV.

Em 1956, casou-se com Sylvinha Telles, com quem apresentou, nesse ano, o programa “Música e romance” (TV Rio), no qual os dois artistas recebiam convidados, como Garoto, Dolores Duran, Tom Jobim, Johnny Alf e Billy Blanco, e cuja música-tema era “Tu e eu” (Altamiro Carrilho e Armando Nunes). De sua união com Sylvinha Telles nasceu uma única filha, Claudia, hoje também cantora. O casal veio a se separar ainda na década de 1950.

Em 1959, bacharelou-se em Direito pela Faculdade Brasileira de Ciências Jurídicas. Nesse mesmo ano, abandonou a carreira de músico profissional embora tenha mantido a atividade de compositor, tendo participado de duas edições do Festival Internacional da Canção (Rede Globo), com suas músicas “Mergulhador” e “Na roda do vento”, ambas em parceria com Lula Freire.

Constam da relação dos intérpretes de suas canções vários artistas, como Elizeth Cardoso, Copinha, Déo Rian, Miúcha e Tom Jobim, Alaíde Costa, Roberto Menescal, Claudette Soares, Nelson Gonçalves, Jacob do Bandolim e Altamiro Carrilho, entre outros, além de sua filha, Claudia Telles.

Exerce a função de Assistente Jurídico da União, no Ministério da Agricultura.

Discografias
1978 Continental LP Mergulhador

Candinho e Cussy de Almeida

1966 Forma/Trip LP A viagem
Obras
Canção do velho cais (c/ Paulo César Pinheiro)
Companheira (c/ Lula Freire)
Dorme (c/ Ronaldo Bôscoli)
Madrugada (c/ Marino Pinto)
Mergulhador (c/ Lula Freire)
Na roda do vento (c/ Lula Freire)
Nós (c/ Lula Freire)
Rosa dos ventos (c/ Lula Freire)
Sem mais chorar (c/ Lula Freire)
Sonhando (c/ Lula Freire)
Bibliografia Crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.

CASTRO, Ruy. Chega de saudade: a história e as histórias da bossa nova. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.