5.001
Nome Artístico
Camila Costa
Nome verdadeiro
Camila Costa
Data de nascimento
1982
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Cantora. Compositora. Violonista.
Com dois anos começou a fazer aulas de ballet clássico e aos 13 deixou a carreira para dedicar-se ao violão.
Estudou na Escola Livre de Aprendizado Musical (ELAM), começando a tocar profissionalmente pelas casas do Rio de Janeiro aos 14 anos.
No ano de 2005 ministrou workshops de samba com o grupo Sururu na Roda nos Estados Unidos, na Universidade de Notre Dame, em Indiana, e, na Universidade Estadual de Michigan, no Estado de Michigan.
Em 2006, conclui o curso de Educação Artística – Licenciatura Plena em Música pela Uni-Rio (Universidade do Rio de Janeiro).
Sua composição “Circular”, em parceria com Luiz Guima, foi coreografada por Lúcia Cordeiro em suas Oficinas de Danças Circulares.

Dados artísticos

Surgiu inicialmente no ano 2000 quando passou a integrar o grupo de samba Sururu na Roda, ao lado de Nilze Carvalho, Fabiano Salek e Sílvio Carvalho. Com este grupo apresentou-se em vários shows e lançou o CD “Arco da Velha” no ano de 2002. Participou de vários festivais pelo Brasil, sendo premiada em Goianá, MG, como revelação feminina aos 17 anos.
Participou dos shows de lançamento do disco “Samba na medida”, de Wilson Moreira, além de shows de Sérgio Brito e das peças teatrais “De Getúlio a Getúlio – A história de um mito” e “Soppa de letras”, ambas de Pedro Paulo Rangel.
Em 2004, ainda fazendo parte do grupo, lançou o disco “Sururu na Roda”, no qual o grupo contou com a participação especial de Chico Buarque no pot-pourri que reuniu “A Rita”, “Samba do grande amor”, “Homenagem ao malandro” e “Feijoada completa”. Neste mesmo ano, ao lado de Lucinha Lins, Fátima Guedes e Nilze Carvalho, participou do disco e do show “Partido ao cubo”, de Nei Lopes. Particpou do lançamento do CD Samba na Medida de Walter Alfaiate.
No ano de 2005, integrando o grupo Sururu na Roda,  apresentou-se no Centro Cultural Carioca às sextas-feiras do mês de abril. Neste mesmo ano gravou “Reflexo”, primeiro disco solo, lançado pela gravadora Fina Flor. No CD interpretou composições própria, tais como “A bailarina”, “Saudade”, “O grande lobo do mar”, “A poesia” e a faixa-título “Reflexo”, além de parcerias com o produtor e arranjador Ruy Quaresma: “Esse homem”, “Valsa rosa”, “Esfinge” e “O tempo e o amor”. No disco ainda interpretou “Mistérios” (Elder Costa e Wolf Borges) e “Escritório”, de Fátima Guedes, que também fez uma participação especial na faixa “O meu guri”, de Chico Buarque. Ao lado de Tia Surica da Portela, partipou do show de lançamento do CD T”ia Surica”, e, do CD “Tributo a Mauro Duarte”, de Walter Alfaiate.
Em 2006 gravou a faixa “História do mar”, composição em parceria com Nilze Carvalho, no CD “Samba Novo”, produzido por Rodrigo Maranhão. No “Fashion Rio 2006”, ao lado de Nilze Carvalho, Pedro Sá, Rubem Jacobina e do produtor musical Dani Rolland, participou da banda que fez a trilha sonora ao vivo do desfile da grife “Salinas”, inspirado em Carmen Miranda.
Em 2007, a convite do Consulado Brasileiro em Chicago, apresentou-se ao lado do pianista Itamar Assière no Hot House, um dos mais tradicionais clubes de jazz. Neste mesmo ano, a convite das Embaixadas brasileiras, participou de turnê mundial (Marrocos, Centro Cultural de L’agdal e Tunísia, Sidi Bu Said “Centro de Músicas Árabes e Mediterrâneas”, em comemoração aos 50 anos da Bossa Nova. Neste mesmo ano, ao lado de Dorina, Ana Costa, Aninha Portal, Elisa Addor, Magali, Márcia Lima, Telma Tavares, Verônica Ferriani e Vika Barcellos, participou do CD “As cantoras da Lapa – Encantos do samba”, com arranjos de Alceu Maia e Fernando Carvalho, no qual foram incluídas dez composições de Ricardo Brito com variados parceiros. No disco interpretou a faixa “Carioca da Gema” (Fernando Carvalho e Ricardo Brito). O show de lançamento aconteceu no Bar Carioca da Gema, na Lapa, centro do Rio de Janeiro e contou com as participações de Ana Costa, Aninha Portal, Camila Costa, Dorina, Elisa Addor, Marcia Lima, Verônica Ferriani, Tatiana Vidal, Reynaldo Bessa e Denílson Santos, acompanhados pelos músicos Alceu Maia, Fernando Carvalho, Camilo Mariano, Victor Neto, Leandro Vasques e Pirulito.
Em 2008, voltou à Tunísia para apresentação no tradicional “Festival de La Médina” com um novo show, que, além da Bossa Nova, apresentou um panorama da música brasileira a partir do século XIX até ao século XXI. Ainda em 2008 integrando o grupo Sururu na Roda lançou o disco “Que samba bom” (Selo CCC Discos e gravadora Universal), no qual o grupo interpreta músicas autorais e inéditas de seus integrantes e de compositores da nova geração, em gravações ao vivo e com a participação especial de Zeca Pagodinho em uma das faixas. Neste mesmo ano e com o grupo Sururu na Roda gravou participação no DVD “Samba Social Clube volume 1”, cantando a faixa “Da melhor qualidade”. No “Fashion Business 2008” (Rio Fashion Week), participou do desfile de Sol Azulay ao lado de Thaís Gulin, Nilze Carvalho e do grupo Chicas, cantando “Feminina”, de Joyce.
No ano de 2009  voltou a participar do DVD “Samba Social Clube Volume 3” intrpretando a faixa “Tô voltando”. Neste mesmo ano sua interpretação de “Errei”, compisção de sua autoria, foi incluída na trilha da novela “Caminho das Índias”, da Rede Globo.
Como compositora tem entre seus parceiros Délia Fischer, Edu Krieger, Luiz Guima, Ruy Quaresma, Ana Costa, Nilze Carvalho e integrantes do grupo Sururu na Roda. Neste mesmo ano, ao lado do pianista Itamar Assiére, apresentou-se em Trinidad, no Queen’s House. Junto ao grupo Sururu na Roda, apresentou-se na Costa Rica, no Jazz Café Costa Rica  e na Guatemala, durante o “Festival de las Américas”, no Parque de la Industria.
Como cantora e violonista participou dos espetáculos “De Getúlio a Getúlio: A história de um mito”, com direção de Sérgio Britto, fazendo assistência de direção musical e, “Soppa de letra”, com Pedro Paulo Rangel. Trabalhou também como compositora e diretora musical em diversas peças adultas e infantis.
Em 2013 foi responsável, ao lado de Natália Guimarães, pela curadoria do projeto “Vinicius, o poeta do encontro”, uma homenagem aos centenário do Poetinha, que reuniu em quatro dias de apresentações no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), no Rio de Janeiro, duos de Marcos Sacramento Zé Paulo Becker, interpretando parcerias de Vinicius de Moraes e Toquinho; Andrea Dutra e Itamar Assiere, com parcerias de Vinicius e Tom Jobim; Mariana de Moraes e Guto Wirtti, dedicado às parcerias de Vinicius com Chico Buarque, Edu Lobo, Carlos Lyra, Pixinguinha, entre outros; Moyseis Marques e Marcello Gonçalves, com as parcerias de Vinicius e Toquinho.

Discografias
2008 Selo CCC Discos/Gravadora Universal CD Que samba bom

(c/ Sururu na Roda Ao Vivo)

2007 Selo Brito Produções CD As cantoras da Lapa - Encantos do samba

(Participação)

2005 Selo Fina Flor/Rob Digital CD Reflexo
2004 Selo Fina Flor/Rob Digital CD Sururu na Roda

(c/ Sururu na Roda)

2002 Êxito Music CD Arco da Velha

(c/ Sururu na Roda)

Obras
A bailarina
A poesia
Esfinge (c/ Ruy Quaresma)
Esse homem (c/ Ruy Quaresma)
O grande lobo do mar
O tempo e o amor (c/ Ruy Quaresma)
Reflexo
Saudade
Valsa rosa (c/ Ruy Quaresma)
Shows
2007 Bar Carioca da Gema, RJ As cantoras da Lapa - Encantos do samba
2005 Sururu na Roda. (c/ Sururu na Roda). Centro Cultural Carioca, RJ.
2004 Nilze Carvalho e Sururu na Roda. (c/ Sururu na Roda). Armazém 161, RJ,
2004 Show Partido ao cubo - de Nei Lopes. (participações especiais Lucinha Lins, Fátima Guedes, Nilze Carvalho e Camila Costa). Centro Cultural Carioca, RJ,
2004 Sururu na Roda. (c/ Sururu na Roda). Projeto Gente do Samba. Bar, Restaurante e Casa de Shows Feitiço Mineiro. Brasília, DF,
2004 Tia Surica, Nilze Carvalho e Sururu na Roda. (c/ Sururu na Roda). Programa Dorina.Samba. Auditório da Rádio Nacional, RJ,
2002 Nilze Carvalho e grupo Sururu na Roda. (c/ Sururu na Roda). Bar Casarão dos Arcos, Lapa, RJ,
2002 Sururu na Roda. (c/ Sururu na Roda). Sala Funarte Sidney Miller. RJ,
Bibliografia Crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.