3.502
© Reprodução Internet
Nome Artístico
Byafra
Nome verdadeiro
Maurício Pinheiro Reis
Data de nascimento
16/10/1957
Local de nascimento
Niterói, RJ
Dados biográficos

Cantor. Compositor.

Ainda menino, foi presenteado por sua avó com uma flauta doce e uma inscrição num curso de música para aprender o instrumento.

Dados artísticos

Fez parte do Coral do Centro Educacional de Niterói, comandado pelo Maestro Hermano Soares de Sá, com o qual realizou várias apresentações, com destaque para uma participação no Festival de Aberdeen, na Escócia. Na metade dos anos 1970, formou, com outros integrantes do Coral, a banda O Circo. O grupo fez inúmeras apresentações em Niterói e no interior do Estado do Rio, tendo Byafra como o principal vocalista.

Em 1979, acompanhado por seus colegas de O Circo, gravou o LP “Primeira Nuvem”, com destaque para sua canção “Helena” (c/ Luiz Eduardo Farah), incluída na trilha sonora da novela “Marron Glacê” (Rede Globo), homenagem a sua paixão na época, a clarinetista Maria Helena Verani.

Em 1980, lançou o LP “Biafra”, contendo, entre outras, a faixa “Uma vez e nunca mais”.

Em 1981, gravou o LP “Despertar” que, impulsionado pelo sucesso de sua composição “Leão ferido” (c/ Dalto), superou a vendagem de 100 mil cópias, o que valeu ao cantor seu primeiro Disco de Ouro.

Em 1982, lançou o LP “Menino”, com destaque para a canção “Jogo Aberto”.

Em 1984 foi contemplado com mais um Disco de Ouro pelo LP “Existe uma idéia”, que incluiu as faixas “Aguardente” e “Realeza”, além do sucesso “Sonho de Ícaro” (Pisca e Cláudio Rabello).

Ainda na década de 1980, lançou os seguintes LPs: “O sonho deve ser” (1985), contendo “Seu nome” e “Outra forma de paixão”; “Toque” (1986), contendo “Guerra fria”; “Biafra” (1987), contendo “Estrelas no ar”, “Não mais” e “Até o fim”; e “Biafra” (1989), contendo “Na hora H” e “Bye bye”.

Na década de 1990, gravou os seguintes LPs: “Minha vida de artista” (1991), incluindo “Machuca e faz feliz”; “Infinito amor” (1994), incluindo “Perdões” e “Menina bonita”; e Ícaro (1998), incluindo “Rua Ramalhete” (Tavito e Ney Azambuja) e “Moldura”. Esse último contou com a participação da cantora Rosana e do conjunto Roupa Nova.

Em 2002, lançou o CD “Segundas intenções”, com destaque para sua composição “Jardim” (c/ Nilo Pinta) e “Flash Back”. O disco, que contou com as participações de Flavio Venturini (na faixa-título) e Délcio Luiz (na faixa “As coisas que eu penso do amor”, parceria do cantor com Aloysio Reis e Délcio Luiz), foi produzido por Aloysio Reis e teve arranjos assinados por Lincoln Olivetti, Torcuato Mariano, Nilo Pinta e Nando Chaves.

Ao longo de sua carreira, participou das trilhas sonoras das seguintes novelas da Rede Globo: “Marron Glacê” (com “Helena”), “Jogo da vida” (com “Vinho antigo”), “A gata comeu” (com “Seu nome”), “Voltei pra você” (com “Aguardente”), “Salomé” (com “Te amo”), “Mulheres de areia” (com “Fantasia real”), “Quem é você” (com “Antes que eu te esqueça”) e “Barriga de aluguel” (com “Machuca e faz feliz”).

Como compositor, registrou sua obra na voz de vários artistas, como Roberto Carlos, Ney Matogrosso, Simone, Chitãozinho e Chororó, Christian e Ralph, Rosana, Xuxa, Angélica e Danilo Caymmi, entre outros.

Em 2018, ao completar 60 anos de idade, e 40 anos de carreira, decidiu fazer um mestrado na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Sua tese abordou as novas estratégias de interpretação da música de câmara.

Em maio de 2022 estreou, no Teatro Rival Refit, o show “4.0”, comemorando os 40 anos de carreira. O show havia sofrido diversos adiamentos desde 2020 por conta da pandemia do coronavírus. No decorrer do ano continuou apresentando o show pelo Brasil.

Discografias
2022 Pérola Azulada

Single

2021 Rsw Entretenimento Ione

Single

2019 Amaboza Single
2019 Biafra Records - DK Zone

Single

2013 Byafra Ao Vivo
2002 Green Songs CD Segundas intenções
1998 Sony Music CD Biafra (Série Brilhante)
1998 Indie Records CD Ícaro
1994 Universal CD Biafra (compilação)
1994 Continental CD Infinito amor
1991 Sony Music LP Minha vida de artista
1989 Esfinge LP Biafra
1987 BMG LP Biafra
1986 Polygram/Universal LP Toque
1985 Polygram/Universal LP O sonho deve ser
1984 Polygram/Universal LP Existe uma idéia
1982 Sony Music LP Menino
1981 Sony Music LP Despertar
1980 Sony Music LP Byafra
1979 Sony Music LP Primeira Nuvem
Obras
As coisas que eu penso do amor (c/ Aloysio Reis e Délcio Luiz)
Helena (c/ Luiz Eduardo Farah)
Jardim (c/ Nilo Pinta)
Leão ferido (c/ Dalto)