0.000
Nome Artístico
Bittencourt Sampaio
Nome verdadeiro
Francisco Leite de Bittencourt Sampaio
Data de nascimento
31/1/1834
Local de nascimento
Laranjeiras, SE
Data de morte
10/10/1895
Local de morte
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Poeta. Violonista. Cantor.

Nasceu em Laranjeiras, província de Sergipe. Estudou Direito na Faculdade do Largo de São Francisco, em São Paulo. Sabe-se que gostava de fazer experiências de magia branca nas “repúblicas” ou casas de família, distraindo a todos com sua alegria e bom-humor. Promovia saraus literários e musicais e gostava de acompanhar-se ao violão. Fez carreira política, chegando a administrar a província do Espírito Santo. Foi também diretor da Biblioteca Nacional. Escreveu em diversos periódicos da época, entre eles, a “República”. Faleceu, no Rio de Janeiro, a 10 de outubro de 1895.

Dados artísticos

Autor da letra do famoso “Hino Acadêmico” da Faculdade de Direito. É dele também a letra de uma das modinhas mais conhecidas do Brasil: “Quem sabe?” (Tão longe de mim distante). Ambas em parceria com o maestro Carlos Gomes. Representante do romantismo literário no Brasil. Em 1940, sua modinha “Quem sabe?”, com Carlos Gomes, foi gravada na Columbia por Cândido Botelho. 

O “Hino acadêmico” foi gravado em 1974, em versão instrumental, Editora Três – Companhia Brasileira de Discos Phonogram (Detsche Grammophon 2.530.506-B, 3).

Obras
A despedida (c/ música de Elias Álvares Lobo)
Bem-te-vi (c/ música de Elias Álvares Lobo)
Hino acadêmico (c/ música de Carlos Gomes)
Quem sabe? Tão longe de mim distante (com música de Carlos Gomes)
Bibliografia Crítica

AMARAL, Euclides. A Letra & a Poesia na MPB: Semelhanças & Diferenças. Rio de Janeiro: EAS Editora, 2019.

MARCONDES, Marcos Antônio. (ED). Enciclopédia da Música popular brasileira: erudita, folclórica e popular. 2. ed. São Paulo: Art Editora/Publifolha, 1999.