Instrumentista (pianista).
Filha do compositor e instrumentista Egberto Gismonti.
Iniciou seus estudos de música aos 10 anos de idade,no Centro Musical Antônio Adolfo, no Rio de Janeiro. Em 1997, dando continuidade ao estudo de piano e teoria musical, passou a estudar com Sara Cohen. Em 2001, ingressou no curso de bacharelado em piano na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tendo como principais orientadores Miriam Grosman (piano) e Rodrigo Cichelli (composição).
Participou de diversas turnês nacionais e internacionais ao lado de Egberto Gismonti, incluindo países como Espanha, Cuba, Israel e Dinamarca.
Atua como compositora e pianista ao lado da atriz Leandra Leal, no espetáculo teatral “Impressões do meu quarto”, de sua parceria com a atriz.
Fez parte do grupo de música contemporânea eletroacústica Ofelex, tendo se apresentado na Bienal de Música Contemporânea Brasileira em 2003.
Integra o Trio Arcano, grupo de música instrumental autoral.
Mantém, com a também pianista Claudia Castelo Branco, o Duo Gisbranco, considerado pelo Festival de Jazz de Joinville como Revelação de 2005, na categoria Música Instrumental. Com o duo, apresentou-se em vários espaços, como Sala Cecília Meireles e Mistura Fina, no Rio de Janeiro, com arranjos especialmente escritos por compositores como Leandro Braga e Egberto Gismonti.
Em 2008, lançou, como integrante do Duo Gisbranco, o CD “Duo Gisbranco”, contendo as canções “Nanã (Coisa nº 5)” (Moacir Santos e Mário Telles), “Por toda a minha vida” (Tom Jobim e Vinícius de Moraes), “Brejeiro” (Ernesto Nazareth) e “Choro pro Zé” (Guinga e Aldir Blanc), além de composições das próprias pianistas.
Também com o Duo Gisbranco, lançou, em 2011, o CD “Flor de abril”, com suas canções “Festa no Carmo”, “Entre amigos” e “Sabiá e beija-flor”, além de “Riscado” e “Flor de abril”, ambas de Claudia Castelo Branco, “Serra do Céu” (Claudia Castelo Branco e Marcos Campello), “Dança nº 4 (Miudinho)” (Heitor Villa-Lobos), “Deixa” (Baden Powell e Vinicius de Moraes), “Ponteio” (Edu Lobo e Capinam), “Capivara” (Hermeto Pascoal) e “Por causa de um ingresso do festival matou roqueira de quinze anos”. O disco contou com a participação de Robertinho Silva (na faixa “Serra do Céu”), Carlos Malta (na faixa “Dança nº 4 (Miudinho)” e Chico César (na faixa “Por causa de um ingresso do festival matou roqueira de quinze anos”).
Em 2013, lançou o CD “Sonhos de Nascimento”, contendo suas composições “Festa no Carmo”, “Filha de Acari”, “28 anos”, “Guri dos 5 tambores”, “Entre amigos”, “O letrista”, “Pequena Dú”, “Sonhos de nascimento”, “Salsa sem cubana”, “Clarinha” e “O vôo de Hanuman”.
Em 2014 se apresentou em turnê pela Europa e Ásia com o “Bianca Gismonti Trio”, formado pelo baterista Julio Falavigna e o baixista Antonio Porto.
Em 2015 lançou o CD autoral “Primeiro Céu”, com participações das cantoras Jane Duboc e Paula Santoro, do gaitista José Staneck, do trompetista Jessé Sadoc, do pandeirista Sergio Krakowski e do percussionista africano Djakali Kone. No mesmo ano de 2015 lançou o DVD de “Primeiro Céu”.
Em 2016 lançou o DVD “Gisbranco 10 anos” de seu trabalho com o Duo Gisbranco. O projeto foi gravado na cidade de Budapeste (Hungria). No mesmo de 2016 gravou o CD autoral “Desvelando Mares” com participações dos músicos de seu trio. O trabalho foi lançado somente em 2018.
Em 2017, celebrou os 70 anos de seu pai, Egberto Gismonti, com o espetáculo “Gismonti 70”, reunindo composições da carreira dele. O espetáculo saiu em turnê pelo Brasil, Europa e Ásia.
Em 2018 o Dua Gisbranco lançou o CD “Pássaros” com letras Chico César. No mesmo ano de 2018 se apresentou em Buspapeste com seu Trio para o lançamento do CD “Gismonti 70” com o repertório em homenagem a seu pai.
Em 2019 lançou o DVD/CD “Egberto encontra Villa”, com o Duo Gisbranco e Jaques Morelenbaum, gravado na Sala Cecília Meireles (RJ) apenas com repertório de Villa Lobos e Egberto Gismonti.
Com Bianca Gismonti Trio
ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.
AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.