4.333
Nome Artístico
Beto Correa
Nome verdadeiro
Luiz Alberto Correa da Silva
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Compositor.

Integrou da Ala de Compositores da Mocidade Independente de Padre Miguel.

Dados artísticos

Apareceu inicialmente como compositor de “Pense bem”, sucesso gravado por Tim Maia em 1984. No ano seguinte, Agepê incluiu no disco pela gravadora Som Livre, uma composição de sua autoria; “Vai acontecer”, em parceria com Divino e Aladim.

Em 1986, Agepê gravou no LP lançado pela Som Livre, duas composições de sua autoria; “O samba é minha cachaça” (c/ Edu) e “Errado fui eu”, em parceria com Agepê. Neste mesmo ano, no LP “Mar de esperança”, Dominguinhos do Estácio incluiu “Sentimento selvagem” (c/ Pagom e Lúcio Curvello). No ano seguinte, no novo disco pela gravadora Philips, Agepê incluiu quatro músicas de sua autoria; “Dona do meu ser” , “Louca”, “À procura da flor” e “Primeiro beijo”, todas em parceria com Canário e Agepê.

No ano de 1988, Roberto Ribeiro interpretou “Álbum de família” (c/ Franco) em seu disco pela BMG. Por essa época, Agepê também gravou “Um grande amor nunca termina”, em parceria com Agepê e Chiquinho Fabiano.

No ano de 1991, Jovelina Pérola Negra no CD “Sangue bom” interpretou de sua autoria “Sarau” (c/ Beto Sem Braço), “Liberdade plena” (c/ Lúcio Curvelo), além da faixa-título, também em parceria com Lúcio Curvelo.

Em 1993, o grupo Negritude Júnior, no LP “Natural, incluiu a música “Conto de fada” (Beto Correa e Pagom), que logo se tornou o sucesso do disco.

No ano de 1995, pela gravadora Warner, lançou o CD “Telefona”, com o qual ganhou o prêmio de “Melhor Cantor de Samba”, do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) e ainda foi indicado para o “Prêmio Sharp”, na categoria “Melhor Disco de Samba”. Neste mesmo ano, Neguinho da Beija-Flor incluiu “O amor da minha vida”, parceria com Jorge Cardoso, no CD “Quem te ama sou eu”, lançado pela gravadora PolyGram. No ano seguinte, com um samba-enredo de sua autoria “Criador e criatura”, o Grêmio Recreativo e Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel foi a vencedora do Grupo Especial naquele ano.

Em 1997, Carlos Dafé (no CD O “Seu jeito de olhar”, pela gravadora Perfil), interpretou de sua autoria “Vou voltar pra minha nega” e “Hoje mais que nunca”, ambas em parceria com Pitter Correa.

Em 2000, no CD “Pérola”, Jovelina Pérola Negra interpretou “No mesmo manto”, parceria com Lúcio Curvelo.

No ano de 2001, pela gravadora Unlimited e com distribuição da gravadora Som Livre, lançou um CD com regravações de vários sucessos de sua autoria e inéditas de outros compositores.

Em 2002 a Mocidade Independente de Padre Miguel Classificou-se em 4º lugar no desfile do Grupo Especial com um samba-enredo de sua autoria: “O grande circo místico”, em parceria com Jefinho, Marquinhos Índio e Dico da Viola. Ainda em 2002 lançou, pelo selo Nossa Música, o CD “De bem com a vida”.

Entre seus vários intérpretes estão Tim Maia em “Telefone”; Grupo Negritude Jr. Grupo Pirrraça, Só Pra Contrariar, Terrasamba, Araketu, Alcione, Banda Eva e Bebeto, entre muitos outros.

Em 2003, Leci Brandão gravou de sua autoria “Sangue bom”, em parceria com Lúcio Curvelo.

Discografias
2002 Nossa Música Edições Musicais/Som Livre CD De bem com a vida
2001 Unlimited/Som Livre CD Beto Correia
1995 Warner CD Telefona
Obras
Amor de primavera (c/ Cauê e Tavares)
Conto de fada (c/ Pagom)
Criador e criatura
Dona do meu ser (c/ Canário e Agepê)
Errado fui eu (c/ Agepê)
Hoje mais que nunca (c/ Petter Correa)
Liberdade plena (c/ Lúcio Curvelo)
Louca (c/ Canário e Agepê)
No mesmo manto (c/ Lúcio Curvelo)
O amor da minha vida (c/ Jorge Cardoso)
O grande circo místico (c/ Dico da Viola, Jefinho e Marquinhos Índio)
O samba é minha cachaça (c/ Edu)
Pense bem
Primeiro beijo (c/ Canário e Agepê)
Sangue bom (c/ Lúcio Curvelo)
Sarau (c/ Beto Sem Braço)
Sentimento selvagem (c/ Pagom e Lúcio Curvello)
Um grande amor nunca termina (c/ Agepê e Chiquinho Fabiano)
Vai acontecer (c/ Divino e Aladim)
Vou voltar pra minha nega (c/ Pítter Correa)
À procura da flor (c/ Canário e Agepê)
Álbum de família (c/ Franco)
Bibliografia Crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.

ARAÚJO, Hiram. Carnaval – Seis milênios de história. Rio de Janeiro: Editora Gryphus, 2000.