3.673
©
Nome Artístico
Bernardo Vilhena
Nome verdadeiro
Bernardo Torres de Vilhena
Data de nascimento
10/1/1949
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Poeta. Letrista. Publicitário. Produtor.

Fundador e editor das revistas “Ponte” e “Malasarte”. Pertenceu ao grupo de poeta Nuven Cigana, do qual também participavam Chacal, Ronaldo Bastos, Guilherme Mandaro, Charles, Ronaldo Santos, entre outros.

Trabalhou como redator de publicidade.

Publicou em 1975 “O rapto da vida”.

Participou da  antologia “26 Poetas Hoje” (Heloísa Buarque de Hollanda, Editora Labor, em 1976), publicou o livro  “Atualidades Atlânticas” (Poesias) em 1979 pela Nuven Cigana. Foi incluído no livro “Retrato de Época/Poesia Marginal Anos 70” (Carlos Alberto Messeder Pereira/ MEC Funarte) e em 1982 no livro “Poesia Jovem Anos 70” (Literatura Comentada/ Abril Cultural).

Fundou a gravadora Regata na década de 1990 pela qual lançou vários artistas, entre eles a cantora Paula Lima.

No ano de 2015 foi lançado pela Editora Azougue a antologia “Uma vida bandida e outras vidas”, na qual foram reunidos todos os seus livros de poesias lançados anteriormente, além de poemas inéditos dos livros, não lançados, “Prazer compulsão” e “Agora”.

Dados artísticos

No início da década de 1980, Lulu Santos (assinando Luís Maurício) gravou em compacto simples “Gosto de batom”, parceria com Lulu Santos e Pedro Fortuna.

No ano de 1983 Ritchie incluiu diversas parcerias de ambos no LP “Vôo de coração”, que emplacou vários sucessos, entre os quais “Pelo interfone”, “Pra conversar”, “Casanova” e, principalmente,”Menina veneno”, uma das músicas mais tocadas nos meios de comunicação no ano de 1983, e que posteriormente seria regravada com sucesso pela dupla Zezé di Camargo e Luciano. O compacto com “Menina veneno” vendeu 500 mil cópias e o disco, no qual ela também estava incluída, 700 mil cópias.

Em 1986, Cláudio Zoli gravou seu primeiro LP solo, disco no qual incluiu “Na chuva”, parceria de ambos. No ano seguinte Lobão incluiu várias parcerias de ambos no LP “Vida bandida”, entre as quais: “Esse mundo que eu vivo”, “Chorando no campo”, “Nem bem, nem mal” e a faixa-título”Vida bandida”.

No ano de 1988 Cazuza gravou “Vida louca vida”, (c/ Lobão) no disco ao vivo “O tempo não pára”. Nesse mesmo ano Cláudio Zoli gravou “Criminoso sutil” (c/ Cláudio Zoli e Ronaldo Santos).

Em 1991, no disco “Fetiche”, Cláudio Zoli incluiu “Dinheiro”, parceria de ambos.

No ano de 1999, no CD “Férias”, Cláudio Zoli registrou várias parcerias de ambos:  “Houve”, “Na rede”, “Vivo nesse mundo”, “Quando a cidade dormir”, “Sem dizer adeus”, “Vida, viração”, “Zoli show”, “Pista vazia” e “Juro por mim”, essa última contando também com o parceiro Lucas.

Em 2001 Paula Lima gravou “Perdão talvez” (c/ Ed Motta e Paula Lima) em seu CD de estréia: “É isso aí, pelo Selo Regata. No ano posteiror, eme 2002, Mario Adnet lançou no Mistura Fina o disco “Rio carioca”, CD no qual constam duas parceria de ambos: “A dona do lugar” e “Moças do mar”. Neste mesmo ano seu parceiro Ritchie lançou o CD “Autofidelidade”, disco no qual incluiu  “Jardim de guerra” e “Sede de viver”, as duas parceria de ambos, esta última, também com versão em inglês, batizada com o nome “Running for our lives”.

No ano de 2003 Cláudio Zoli incluiu em seu novo CD uma parceria de ambos: “Um aviso”.

Entre suas mais de 300 composições gravadas constam como seus parceiros João Donato, Mario Adnet, Max de Castro, Lobão, Wander Taffo e Ritchie, entre muitos outros.

Obras
A dona do lugar (c/ Mario Adnet)
Amar até morrer (c/ Cláudio Zoli)
Amor demais (c/ Cláudio Zoli)
Baby lonest (c/ Cazuza e Ledusha)
Baile nessa onda (c/ Cláudio Zoli)
Casanova (c/ Ritchie)
Chorando no campo (c/ Lobão)
Crianças (c/ Cláudio Zoli)
Criminoso sutil (c/ Cláudio Zoli e Ronaldo Santos)
Da natureza dos lobos (c/ Lobão)
Dinheiro (c/ Cláudio Zoli)
Esse mundo que eu vivo (c/ Lobão)
Flor do futuro (c/ Cláudio Zoli)
Gosto de batom (c/ Lulu Santos e Pedro Fortuna)
Houve (c/ Cláudio Zoli)
Jardim de guerra (c/ Ritchie)
Juro por mim (c/ Cláudio Zoli e Lucas)
Livre pra viver (c/ Cláudio Zoli)
Luna caliente (c/ Wander Taffo e Lee Marcucci)
Menina veneno (c/ Ritchie)
Mil beijos (c/ Wander Taffo e Lee Marcucci)
Moças do mar (c/ Mario Adnet)
Na chuva (c/ Cláudio Zoli)
Na rede (c/ Cláudio Zoli)
Nem bem, nem mal (c/ Lobão)
Perdão talvez (c/ Ed Motta e Paula Lima)
Pista vazia (c/ Cláudio Zoli)
Pra conversar (c/ Ritchie)
Quando a cidade dormir (c/ Cláudio Zoli)
Quero te amar (c/ Cláudio Zoli e Paulo Zdan)
Running for our lives (c/ Ritchie)
Sede de viver (c/ Ritchie)
Sem dizer adeus (c/ Cláudio Zoli)
Sem explicação (c/ Cláudio Zoli)
Sem limite (c/ Cláudio Zoli)
Show business (c/ Cláudio Zoli)
Tudo veludo (c/ Lobão)
Um aviso (c/ Cláudio Zoli)
Vida bandida (c/ Lobão)
Vida, louca vida (c/ Lobão)
Vida, viração (c/ Cláudio Zoli)
Vivo nesse mundo (c/ Cláudio Zoli)
Zoli show (c/ Cláudio Zoli)
Último beijo (c/ Cláudio Zoli)
Bibliografia Crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

AMARAL, Euclides. A Letra & a Poesia na MPB: Semelhanças & Diferenças. Rio de Janeiro: EAS Editora, 2019.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.

CHAVES, Xico e CYNTRÃO, Sylvia. Da Pauliceia à Centopeia Desvairada – as Vanguardas e a MPB. Rio de Janeiro: Elo Editora, 1999.

HOLLANDA, Heloísa Buarque de. 26 Poetas Hoje. Rio de Janeiro: Editora Labor, 1976.

HOLLANDA, Heloísa Buarque de. Poesia jovem anos 70. Rio de Janeiro: Coleção Literatura Comentada. Editora Abril Cultural, 1982.

MATTOSO, Glauco. O que é poesia marginal – Coleção Primeiros Passos. São Paulo: Editora Brasiliense, 1981.

MÍCCOLIS, Leila. Do Poder Ao Poder. Rio Grande do Sul: Ed. Tchê, 1987.

PEREIRA, Carlos Alberto Messeder Pereira. Retrato de época – poesia marginal anos 70. Rio de Janeiro: Editora MEC/Funarte, 1981.

PERRONE, Charles A . Letras e letras da música popular brasileira (Trad. de José Luiz Paulo Machado). Rio de Janeiro: Elo Editora e Distribuidora Ltda, 1988.