4.138
©
Nome Artístico
Belo
Nome verdadeiro
Marcelo Pires Vieira
Data de nascimento
22/4/1974
Local de nascimento
São Paulo, SP
Dados biográficos

Cantor. Instrumentista.

O pai era pedreiro e a mãe costureira.

Foi criado na periferia da Zona Sul de São Paulo.

Aos 12 anos o pai o presenteou com um cavaquinho, instrumento que estudou durante sete anos.
Cresceu freqüentando as escolas de samba de São Paulo, tendo como preferida a Camisa Verde e Branco.

Foi casado com a atriz e modelo Viviane Araújo, rainha da bateria da Mocidade Independente de Padre Miguel. Tem três filho de outro casamento.

No ano de 2002 foi convidado a depor sobre sua possível  amizade com o traficante Vado (Waldir Ferreira). Logo depois do depoimento desapareceu após ter sido denunciado por Associação ao tráfico. Foi prso ficando 36 dias na carceragem da Delegacia Anti-Seqüestro, no Leblon, Zona Zul do Rio de Janeiro. Neste mesmo ano o cantor foi condenado pela 34ª Vara Criminal a seis anos de prisão, mas seus advogados conseguiram anular a sentença no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Em 2004 voltou a ser preso e condenado a oito anos de prisão.

Em 2006 foi-lhe concedido a progressão para o regime semi-aberto.

Em 2008 perdeu a liberdade condicional na qual passou nove meses e foi obrigado a voltar para o Instituto Penal Cândido Mendes, cumprindo regime de prisão fechada. Nesse mesmo ano saiu da prisão.

Casou-se com a modelo e dançarina Gracyanne Barbosa em 2011.

Em 2024 a plataforma digital Globoplay estreou a série documental “Belo – Perto demais da luz”, produzido por José Junior, com direção artística de Jorge Espírito Santo e roteiro de Gustavo Gomes.

Dados artísticos

Antes de fazer parte do grupo Soweto, atuou como cavaquinista de vários grupos paulista, Beira Rio (com o qual chegou a gravar), entre outros. Fez show de abertura para várias bandas: Arte Final, Reinaldo, Art

Popular e J.B. Samba, entre outras.

A partir de 1993, a convite de um amigo de infância Robson Buiú, integrou, como líder, o grupo Soweto, com o qual gravou três discos e realizou shows pelo Brasil e exterior.

Em 1996, por um selo independente o grupo lançou o CD “Ventos areais”. No ano seguinte, contratados pela EMI Music, gravaram o CD “Refém do coração”, que chegou a vender cerca de um milhão de cópias, lançando nacionalmente o grupo. Por essa época, participou também de gravações com outros artistas, como Ivete Sangalo e Neguinho da Beija-Flor. Com este, gravou um antigo sucesso, a música “Ângela”, cuja  regravação vendeu 500 mil cópias em todo o país.

Em 1999, a presidência da Escola de Samba Beija-Flor convidou-o a puxar o samba-enredo da escola ao lado de Neguinho da Beija-Flor. No mesmo ano, o disco que lançou com o Soweto, “Farol das estrelas”, vendeu um milhão e meio de cópias.

Em 2000, o conjunto saiu em turnê por Portugal e África. Neste mesmo ano, lançou seu primeiro trabalho solo, o CD “Desafio”, pela gravadora EMI. A música “Tua boca” foi tema da novela “O Cravo e a Rosa”, da Rede Globo de televisão; “Desafio”, outro sucesso do disco, destacou-se nas rádios. O disco vendeu mais de um milhão de cópias, ganhando o “Disco de Platina Duplo”.

Em 2001, ao lado de Dhema, Os Morenos e da bateria da Mocidade Independente de Padre Miguel, participou do show de réveillon na Praia do Recreio, no Rio de Janeiro. Neste mesmo ano, lançou “Belo ao vivo”. O CD vendeu cerca de um milhão de cópias e com ele ganhou mais uma vez o disco de platina. Neste disco incluiu alguns sucessos de seu antigo grupo Soweto e outros de sua carreira solo, além das composições “Lambada de serpente” (Djavan e Cacaso), “Resumo de felicidade” e ” “Viver por ela” (Belo e M. Martinez e Felipe Bravo). O CD contou com as participações especiais de Nando da Silva (baixo) e Serginho de Lima (teclados), ambos do grupo Roupa Nova e vendeu em apenas quatro meses 500 mil cópias.

Em 2002 lançou o CD “Valeu esperar”, disco no qual incluiu as inéditas “Figurino”,”Do meu jeito”, “Abrigo” (Délcio Luiz e Aloysio Reis), “Viver por ela” (Belo e M. Martinez e Felipe Bravo), “Todo cuidado é pouco”, “Vício”, “Tarde demais” e a faixa-título “Valeu esperar” e ainda, visando o mercado latino, a regravação de “Romance rosa”, versão de Aloysio Reis e José G. Guerra para “Bachata rosa” de Juan Luís Guerra, grande sucesso de Luís Miguel.

No ano de 2003, em plena turnê de divulgação de seu novo disco, foi condenado a seis anos de prisão por tráfico de drogas e associação para fins de tráfico pela juíza da 34ª Vara Criminal do Rio de Janeiro. Neste mesmo ano, acompanhado do grupo Tentassamba, fez show de lançamento de seu CD no Via Show, no Rio de Janeiro. Lançou, pela EMI, a coletânea “Romance Rosa: o melhor de Belo”, que reúne os maiores sucessos do cantor.

Em 2004 lançou, pela Sony, o CD “Seu fã”, de cuja gravação Ao vivo foi lançada no ano seguinte.

No ano de 2006 a EMI lançou a coletânea “Procura-se um amor”, com os sucessos do cantor depois que passou a seguir carreira solo. Nesse mesmo ano lançou o CD “Belo”, que contou com 16 faixas, dentre as quais “Vem”, “Nada vai separar”, “Pra ver o sol brilhar”.

Em 2007 a Som Livre lançou a coletânea “Belo 100%”, com músicas da época em que era líder da banda Soweto e de sua carreira solo.

Em 2008 gravou o CD/ DVD “Pra ver o sol brilhar Ao vivo”, em show realizado no Centro de Eventos Fenadoce, no Rio de Janeiro, que contou com as participações especiais de Alcione, Perlla, Negra Li, Mano Brown, Flávia Santana e Racionais MCs.

Em 2009 lançou o CD “Primavera”, com arranjos de Jota Moraes e Serginho Trombone e produção de Prateado.

Em 2010 lançou, pelo selo Sony & BMG, o CD “Pra ser amor”. Produzido por Prateado, o disco contou com a participação de Jorge Vercillo em “Tanta ira” (Prateado e Luiz Carlos Picolé) e Marina Elali em “Pra ser amor”.

Em 2011 apresentou-se na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro, em show realizado pela radio FM O Dia. Nesse mesmo ano lançou, pelo selo Sony & BMG o CD duplo/ DVD “10 Anos de Sucesso – Ao vivo em Salvador”, gravado no parque aquático Wet’n Wild, em Salvador (BA). Com direção musical de Prateado, o show contou com a participação de Daniela Mercury, em “Pétala” (Djavan); Padre Marcelo Rossi, em “Noites traiçoeiras” (Simone Telésforo e Carlos Papae) e “Hoje livre sou” (Walmir Alencar e Rodrigo Pires); Marina Elali, em “Coisas da vida” (Belo, Fabiano dos Anjos e Rodrigo Rodrigues).

Em 2012 apresentou-se no palco do Citibank Hall, no Rio de Janeiro, em show de lançamento do DVD “10 Anos de Sucesso”.

Em 2013 lançou, pelo selo Sony Music, o CD “Tudo novo”, que produziu ao lado de Pezinho. O disco contou com as faixas “Menina linda” (Jefferson Junior e Umberto Tavares), “Mundo de paz” (Chiquinho dos Santos e Helder Celso), “Olhando os retratos” (Alexandre Lucas e Douglas Lacerda), “Teu Refém” (Billy SP e André Lemos), “Nos desejos de uma paixão” (Altay Veloso e Délcio Ruiz), entre outras.

Em 2014 lançou, pelo selo Sony Music, o CD “Mistério”, que contou com as participações de Ivete Sangalo em “Linda rosa” (Umberto Tavares e Jefferson Junior) e da dupla Thaeme e Thiago em “Até o sol não nascer mais” (Belo, Allan Lima e Suel).

Apresentou-se no Palco Principal do Réveillon de 2018 em Coapacabana, no Rio de Janeiro.

Em 2018 lançou, pelo selo Sony Music, o CD “De alma aberta”, produzido por Prateado, com as participações de Emicida e Zeca Pagodinho na faixa “Lugarzinho” (Diógenes Tiee), e da dupla Simone & Simaria em “Tá fazendo falta” (Umberto Tavares, Jefferson Junior e Prateado).

Em 2019 iniciou a turnê de shows “Belo in concert” e, no ano seguinte, lançou EP homônimo com treze músicas divididas em quatro faixas, comemorando seus 20 anos de carreira solo.

Em 2021 lançou, em parceria com o grupo Caju pra Baixo, o álbum “Ao Vivo em Marechal Hermes”.

Em 2022 lançou o álbum audiovisual “Belo in Concert”, gravado ao vivo no Espaço das Américas, no Rio de Janeiro.

Foi uma das atrações do Palco Samba, montado na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, para as comemorações do Réveillon de 2024, apresentando-se no momento da virada.

Discografias
2022 Independente DVD Belo in Concert
2021 Adpar DVD Ao Vivo em Marechal Hermes

(com o grupo Caju pra Baixo)

2020 Independente CD Belo em Casa
2018 Sony Music CD De alma aberta
2014 Sony Music CD Mistério
2013 Sony Music CD Tudo novo
2011 Sony & BMG DVD 10 Anos de Sucesso - Ao vivo em Salvador
2011 Sony & BMG CD 10 Anos de Sucesso - Ao vivo em Salvador (2 volumes)
2011 Sony & BMG CD Belo – 10 Anos de Sucesso - Ao vivo em Salvador CD1
2011 Sony & BMG CD Belo – 10 Anos de Sucesso - Ao vivo em Salvador CD2
2010 Sony & BMG CD Pra ser amor
2009 Sony & BMG CD Primavera
2008 Sony & BMG CD Pra ver o sol brilhar
2008 Sony & BMG CD Pra ver o sol brilhar Ao Vivo
2008 Sony & BMG DVD Pra ver o sol brilhar Ao vivo
2006 Sony & BMG CD Belo
2006 Som Livre CD Belo 100%
2006 EMI CD Procura-se um amor
2005 Sony & BMG CD Seu fã Ao vivo
2004 Sony CD Seu fã
2003 EMI CD Romance Rosa: o melhor de Belo
2002 EMI CD Valeu esperar
2001 EMI CD Belo ao vivo
2000 EMI CD Desafio
1999 EMI CD Farol das estrelas

(c/ Grupo Soweto)

1997 EMI CD Refém do coração

(c/ Grupo Soweto)

1996 Independente CD Ventos areais

(c/ Grupo Soweto)

Obras
Até o sol não nascer mais c/ Allan Lima e Suel
Coisas da vida c/ Fabiano dos Anjos e Rodrigo Rodrigues
Não sou feliz sem você c/ Rafael Brito e Pedro Felipe
Outra vez c/ Rafael Brito e Pedro Felipe
Quem será
Viver por ela (c/ M. Martinez e Felipe Bravo)
Shows
2024 Palco Samba, Rio de Janeiro Réveillon 2024
2017 Palco Principal do Réveillon de Copacabana, Rio de Janeiro Belo
2012 Citibank Hall, Rio de Janeiro Belo - lançamento do DVD “10 Anos de Sucesso”
2011 Fundição Progresso, RJ Belo
Belo e Tentassamba. Via Show, RJ,
Show Valeu esperar. Lona Cultural Gilberto Gil. RJ.
Show de réveillon na praia do Recreio, RJ,