
Compositor. Cantor.
Nascido no bairro do Brás, São Paulo, em 1978 mudou-se para o Rio de Janeiro. Juntamente com os grupos Os Devaneios e Copa Sete, foi um dos fomentadores do “sambalanço” nos bailes cariocas do início da década de 1970.
No início da carreira, ainda no bairro do Brás, em São Paulo, tocou em diversos bares, entre eles o bar Barracão de Zinco. Por essa época, gravou um compacto pela gravadora Eldorado com a música “A beleza é você menina” (c/ Rubens). Foi convidado para fazer uma apresentação com os grupos Devaneios e Copa 7 em Niterói e supreendeu-se ao ouvir o público cantar em coro este seu primeiro sucesso, logo depois fixou residência no Rio de Janeiro.
Em 1977, lançou o LP “Esperanças mil”. Neste disco despontou com os sucessos “Você é a paz que me acalma” (Bebeto e Dhema) e “Água, água” (Bebeto e Theodoro). Dois anos depois, duas músicas de seu LP “Cheio de razão”, foram muito tocadas nos salões de bailes no Rio de Janeiro, “A beleza é você, menina” (Bebeto e Rubens) e “Minha preta” (Bebeto, Bedeu e Alexandre).
No ano de 1980 gravou pela Copacabana Discos o LP “Malícia”, do qual despontaram os sucessos “Hei, neguinha” (Bedeu e Alexandre) e “Neguinho o poeta” (Bebeto, Carlinhos PQD e Serginho Meriti). No ano seguinte, em 1981, pela mesma gravadora, lançou o disco “Bebeto”, do qual se destacou a faixa “Menina Carolina”, de Bedeu e Leleco Telles.
Em 1982, pela RCA Victor, gravou o disco “Guerreiro” e, no ano posterior, em 1983, ainda pela mesma gravadora, o LP “Simplesmente”, um dos maiores sucessos de vendagem do cantor, do qual constam as composições “Aos trancos e barrancos” (Moisés Costa e Beto Soares), “Hello, Mona Lisa” (Santos Dumont e Paulo Imperial) e “Salve ela” (Bebeto, Comanche e Betão).
No ano de 1988, pela gravadora RGE, lançou o disco “Bebeto”, alcançando grande popularidade com a música “Como é grande o meu amor por você”, de Roberto Carlos.
Em 2000, apresentou-se na casa de show Olimpo, na Vila da Penha, Rio de Janeiro. Na ocasião, gravou seu primeiro disco ao vivo, no qual interpretou “Menina Carolina” (Bedeu e Leleco Telles), “Jéssica” (Tata) e outros sucessos como “Praia e sol”, “Monalisa” e “Salve ela”, além das inéditas “Amiga” e “Reflexão”. Neste mesmo ano, interpretou, ao lado de Márcia Freire, “O meu amor chorou” (Luiz Marçal Neto) no CD “Casa de samba 4”, produzido por Rildo Hora para a Universal Music.
Em 2001, ao lado de Seu Jorge (ex- Farofa Carioca), Erasmo Carlos, entre outros, participou do CD “Swing & samba rock”, do grupo paulista Clube do Balanço. Neste mesmo ano Zé Ricardo gravou de sua autoria “A beleza é você, menina” (c/ Rubens) no disco Tempero. No ano posterior, em 2002, participou do disco “Os melhores do ano III”, da gravadora Índie Records, disco no qual interpretou em dueto com o grupo Gamação “O calhambeque” (road hog). Neste mesmo ano, pela gravadora Abril Music, lançou o CD “Suinga Brasil”, no qual interpretou alguns sucessos de sua carreira e composições inéditas, entre elas: “Armadilha” (c/ Vadinho e Flávio Lima), ” Objeto de adorno” (c/ Clóvis Salvador), “Segura nega” (c/ Luiz Vagner), “Tudo que passamos”, “Sambarockeando” (c/ Jóia) e “Que deusa é essa?” (c/ Lula Mendonça).
Em 2003 recebeu como convidados Marcelo D2 e Rogê no show “Sambaroqueando”, apresentado na casa de shows Ballroom, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
No ano de 2006, pela gravadora MZA Music, lançou o CD e DVD “Pra balançar”, no qual recebeu diversos convidados, entre os quais a cantora Zélia Duncan (que havia trabalhado como sua vocalista na década de 1980), Zeca Baleiro, Davi Moraes, Seu Jorge e César Belieny (do grupo Eletrosamba). O DVD trouxe ainda depoimentos de ex-jogadores como Zico, Edu e Júnior e um clipe gravado para o programa “Fantástico”, no auge da carreira, na década de 1980.
No ano de 2007 apresentou o show “Bebeto Rei dos bailes” em vários espaços culturais e clubes do Rio de Janeiro.
Em 2010 lançou, pelo selo EMI, o CD “Prazer, Eu Sou Bebeto”, produzido por Clemente Magalhães, o disco incluiu 14 faixas inéditas e a releitura de “Água, água” e contou com participações de Fred Nascimento e Davi Moraes. No ano seguinte, em 2011, apresentou-se na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro, em show realizado pela radio FM O Dia. Nesse mesmo ano apresentou o show “Prazer, eu sou Bebeto”, no Espaço Cultural SESI Vicente de Carvalho, no Rio de Janeiro.
Em 2017 foi o convidado especial de Paulinho Mocidade na roda de samba “Samba do Paulinho no Renascença”, no Clube Renascença, no Andaraí, Zona Norte do Rio de Janeiro.
No ano de 2018 foi homenageado com o “Baile Show Beneficente para o Cantor Bebeto” no Clube Municipal, no Rio de Janeiro, espetáculo que contou com as participações especiais de Carlos Dafé, Neguinho da Beija-Flor, Zeca do Trombone, Dhema e Bruno Maia, acompanhados pela banda carioca Copa Sete. Ainda neste ano, artistas e amigos se reuniram no show “Simplesmente Bebeto”, cujo objetivo foi arrecadar fundos para a manutenção do tratamento médico do cantor. O show ocorreu no Rio de Janeiro e toda a renda da bilheteria foi destinada à campanha. Subiram ao palco para cantar Jorge Aragão, Dhema, Bruno Maia, Zeca do Trombone e Rogê. No repertório do espetáculo, as canções “Você é a paz que me acalma”, “A beleza é você, menina”, “Minha preta”, “Hei, neguinha”, “Neguinho o poeta”, “Menina Carolina” e “Praia e Sol”.
(coletânea)
(vários)
(do grupo Clube do Balanço)
(vários)
ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.
AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.