0.000
Nome Artístico
Artur Camilo
Nome verdadeiro
Artur Camilo de Souza
Data de nascimento
circa 1860
Local de nascimento
Rio de Janeiro
Data de morte
circa 1930
Local de morte
Rio de Janeiro
Dados biográficos

Pianista. Compositor.

Dados artísticos

Um dos primeiros solistas de piano a gravar no Brasil. Por volta de 1904 gravou a música “Trêmulo”, de Gottschalk. Pouco depois gravou de autores desconhecidos a polca “Tristezas não pagam dívidas” e a valsa “Flor de abril”. Por volta de 1911 gravou de Ernesto Nazaré os tangos “Favorito” e “Escovado”. 

Em 1912 gravou ao piano, acompanhado por G. de Almeida na flauta, uma série de 13 discos para a Odeon, interpretando entre outras, as polcas “Se queres que eu chore” e “Ernestina”,  a marcha “Floriano Peixoto”, de autores desconhecidos, o chótis “Oi que tu és”, de Anacleto de Medeiros e a valsa “Sorrir dormindo”, de Juca Kalut. O suplemento de janeiro de 1913 da Casa Edson já o apresentava tocando duas valsas: “Amores de príncipe” e “Ventura morta”, ambas provavelmente de sua autoria. No mesmo ano, gravou de sua autoria o tango “O Cabrera” e o chótis “Niobe”. Também no mesmo período, gravou uma série de seis discos com o flautista Carlos Martins interpretando as valsas “Adeus Mariana” e “Primavera”, de autores desconhecidos, as polcas  “Momento de alegria”, de K. Lino, “Xodó”, de autor desconhecido e “Teus lindos olhos”, de C. Bolinha e a mazurca “As fontes de Caxambu”, de Veranista. 

Executava obras tanto do repertório popular como também do repertório de concerto. O musicólogo Vincenzo Cernicchiaro registra um concerto realizado no Imperial Teatro D. Pedro II, em fevereiro de 1879, onde o pianista executava a “Tarantella” e “Hino Nacional”, de Gottschalk, e a “Fantasia de Lucrécia Borgia”, de Thalberg, segundo o crítico com enorme sucesso.  Sua quadrilha para piano “Alegria das moças” foi editada por João S. de Oliveira Barreto. Em 2013, sua interpretação, ao piano, do tango “Favorito”, de Ernesto Nazareth, realizada em 1906, foi incluída no CD “Ernesto Nazareth 150 anos – Vol. 1” lançado pelo selo Revivendo em homenagem ao sesquicentenário do compositor Ernesto Nazareth.

Discografias
[S/D] Odeon 78 Andaluza
[S/D] Odeon 78 Brincando

(c/G. de Almeida)

[S/D] Odeon 78 Cake walk
[S/D] Odeon 78 Cri-cri
[S/D] Odeon 78 Escovado
[S/D] Odeon 78 Favorito
[S/D] Odeon 78 Flor de abril
[S/D] Odeon 78 Outono
[S/D] Odeon 78 Recordações do passado
[S/D] Odeon 78 Romaza
[S/D] Odeon 78 Tristezas não pagam dívidas
[S/D] Odeon 78 Vem cá mulata
1913 Odeon 78 Adeus Mariana

(c/Carlos Martins)

1913 Odeon 78 Amores de príncipe
1913 Odeon 78 As fontes de Caxambu

(c/Carlos Martins)

1913 Odeon 78 Chupe o dedo
1913 Odeon 78 Jongo de pretos
1913 Odeon 78 Momento de alegria

(c/Carlos Martins)

1913 Odeon 78 Niobe
1913 Odeon 78 O cabrera
1913 Odeon 78 Ondas de ouro
1913 Odeon 78 Orelha de cachorro
1913 Odeon 78 Primavera

(c/Carlos Martins)

1913 Odeon 78 Souvenir du bal
1913 Odeon 78 Teus lindos olhos

(c/Carlos Martins)

1913 Odeon 78 Ventura morta
1913 Odeon 78 Xodó

(c/Carlos Martins)

1913 Odeon 78 Zizinha
1912 Odeon 78 Amor traído

(c/G. de Almeida)

1912 Odeon 78 Andaluza

(c/G. de Almeida)

1912 Odeon 78 Candinha

(c/G. de Almeida)

1912 Odeon 78 Em ti pensando

(c/G. de Almeida)

1912 Odeon 78 Ernestina

(c/G. de Almeida)

1912 Odeon 78 Idalia

(c/G. de Almeida)

1912 Odeon 78 Luíza Ruas

(c/G. de Almeida)

1912 Odeon 78 O que tu és

(c/G. de Almeida)

1912 Odeon 78 Se querer que eu chore

(c/G. de Almeida)

1912 Odeon 78 Sempre chegou

(c/G. de Almeida)

1912 Odeon 78 Sorrir dormindo

(c/G. de Almeida)

1911 Brazil 78 Chave de ouro
1911 Brazil 78 São Paulo
1904 Odeon 78 Trêmulo
Obras
Alegria das moças
Amores de príncipe
Chupe o dedo
Jongo de pretos
Niobe
O cabrera
Ondas de ouro
Orelha de cachorro
Souvenir du Bal
Ventura morta
Zizinha
Bibliografia Crítica

AZEVEDO, M. A . de (NIREZ) et al. Discografia brasileira em 78 rpm. Rio de Janeiro: Funarte, 1982.