5.001
Nome Artístico
Arthur Maia
Data de nascimento
1962
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Data de morte
15/12/2018
Local de morte
Niterói, RJ
Dados biográficos

Instrumentista (contrabaixista). Compositor. Cantor.

Arranjador. Produtor Musical. Sobrinho do contrabaixista Luizão Maia. Primo do baixista Zé Luiz Maia, fiho de Luizão Maia.

Iniciou sua carreira musical como baterista em bailes da Zona Norte carioca. Começou a tocar contrabaixo aos 16 anos.

Em 2013 recebeu o convite do prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, para assumir o cargo de secretário de Cultura, que exerceu até o ano de 2016.

Dados artísticos

Iniciou sua carreira profissional acompanhando, em shows e gravações, artistas como Ivan Lins, Luiz Melodia e Márcio Montarroyos, entre outros.

Fez parte de diversos grupos de música instrumental, como Garage, Varanda, Pulsar e Banda Black Rio.

Atuou em shows e gravações com Milton Nascimento, Jorge Benjor, Lulu Santos, Caetano Veloso, Gal Costa, Djavan e Gilberto Gil, entre outros.

Em 1985, passou a integrar o grupo instrumental Cama de Gato e fundou a banda pop Egotrip.

Participou de discos e shows de artistas internacionais, como Ernie Watts, Sheila E., Pat Metheny, Carlos Santana, George Benson e Plácido Domingo.

Em 1990, lançou seu primeiro disco solo, “Maia”, nos mercados brasileiro e europeu.

Dois anos depois, foi contemplado com o Prêmio Sharp de Música na categoria Revelação Instrumental.

Em 1996, lançou o CD “Arthur Maia”. Nesse mesmo ano, apresentou-se no Canecão (RJ) e no exterior (Europa, Estados Unidos e Japão). Ainda em 1996, participou do Festival Brasil na casa de espetáculos Town Hall, em Nova York.

Fez parte das bandas de Gilberto Gil e Ney Matogrosso, participando das turnês dos dois artistas no Brasil e no exterior.

Em 2000, lançou seu terceiro disco solo, “Planeta Música”, com participação de Dennis Chamberts e Mike Stern, entre outros músicos.

No ano de 2002 lançou o disco, “Planeta Música”, pelo selo que ele mesmo fundou, o Cabeçadura Records. Lançou em 2009 o CD, “Planeta Múisica II” pelo mesmo selo. Uma das principais composições deste álbum é a música “To Nico”, que compôs em homenagem ao grande baixista Nico Assumpção. O guitarrista Scott Henderson faz uma participação especia nesta gravação.

Apresentou-se, em fevereiro de 2005, na casa noturna Mistura Fina (RJ), com show em homenagem a seu tio, o baixista Luizão Maia, falecido em janeiro desse mesmo ano. O espetáculo contou com a participação da cantora Leny Andrade.

Em 2007 lançou seu último trabalho autoral, o CD “O Tempo e a Música”, pela gravadora Biscoito Fino. 

Aos 15 de dezembro de 2018, com 52 anos, morreu em Niterói vítima de uma parada cardíaca, sendo sepultado no dia seguinte no cemitério Parque da Colina. A Prefeitura de Niterói declarou luto de oficial de três dias, em virtude de ter sido Secretário de Cultura da cidade entre os anos de 2013 e 2016. Considerado um dos maiores músicos do Brasil no toque do baixo elétrico, foi homenageado pelas redes sociais do ICCA como “um músico excepcional, cujo refinamento herdara de seu tio, Luizão Maia (1949 – 2005).

 

Discografias
2007 Biscoito Fino CD O Tempo e a Música
2002 Cabeçadura Records CD Planeta Música II
2000 CD Planeta Música
1999 Independente CD Live with Hiram Bullock
1996 CD Arthur Maia
1990 CD Maia
Shows
Arthur Maia. Canecão, RJ.
Arthur Maia. Mistura Fina, Rio de Janeiro.
Festival Brasil. Town Hall. Nova York, EUA.
Bibliografia Crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.