5.001
Nome Artístico
Armando Albuquerque
Nome verdadeiro
Armando Amorim Albuquerque
Data de nascimento
29/6/1901
Local de nascimento
Porto Alegre, RS
Data de morte
16/3/1986
Local de morte
Porto Alegre, RS
Dados biográficos

Compositor. Violinista. Pianista. Professor. Arranjador. Musicólogo.

Estudou violino com Oscar Simm, no Conservatório de Música do Instituto de Belas Artes de Porto Alegre, onde concluiu o curso em 1923. Em 1924, estudou harmonia com J. Schwartz Filho.

Dados artísticos

Embora tenha tido uma formação erudita , participou, como pianista, de diversos grupos de música popular, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Sua mais famosa composição data de 1926: “Pathé Baby”, uma alusão às filmadoras e projetoras cinematográficas portáteis da época. Foi arranjador da Rádio Difusora de Porto Alegre. De 1959 a 1967, foi orientador musical da Rádio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi membro fundador da Sociedade Brasileira de Música Contemporânea e Professor de Composição do Instituto de Artes, da Universidade do Rio Grande do Sul. Publicou “A obra musical de Nato Henn”, em 1974. Em 1981 foi eleito para a Academia Brasileira de Música.

Obras
Pathé Baby
Bibliografia Crítica

MARCONDES, Marcos Antônio. (ED). Enciclopédia da Música popular brasileira: erudita, folclórica e popular. 2. ed. São Paulo: Art Editora/Publifolha, 1999.