
Compositor. Violinista. Pianista. Professor. Arranjador. Musicólogo.
Estudou violino com Oscar Simm, no Conservatório de Música do Instituto de Belas Artes de Porto Alegre, onde concluiu o curso em 1923. Em 1924, estudou harmonia com J. Schwartz Filho.
Embora tenha tido uma formação erudita , participou, como pianista, de diversos grupos de música popular, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Sua mais famosa composição data de 1926: “Pathé Baby”, uma alusão às filmadoras e projetoras cinematográficas portáteis da época. Foi arranjador da Rádio Difusora de Porto Alegre. De 1959 a 1967, foi orientador musical da Rádio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi membro fundador da Sociedade Brasileira de Música Contemporânea e Professor de Composição do Instituto de Artes, da Universidade do Rio Grande do Sul. Publicou “A obra musical de Nato Henn”, em 1974. Em 1981 foi eleito para a Academia Brasileira de Música.
MARCONDES, Marcos Antônio. (ED). Enciclopédia da Música popular brasileira: erudita, folclórica e popular. 2. ed. São Paulo: Art Editora/Publifolha, 1999.