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Nome Artístico
Anna Paes
Nome verdadeiro
Anna Paes de Carvalho
Data de nascimento
24/12
Local de nascimento
Washington, D.C., EUA
Dados biográficos

Cantora. Violonista. Compositora. Professora. Pesquisadora de MPB.

O pai trabalhou como diplomata nos Estados Unidos.

De 1979 a 1986 estudou na Escola de Música de Brasília. Estudou “Iniciação ao Violão Clássico” com Jayme Ernest Dias e Luiz Alberto Tibana. Por essa época, integrou o coral infantil, com o qual participou nas apresentações das óperas “Carmen”, “La Bohème” e “Colombo”, além do “Festival Pedacinhos do Céu – homenagem a Waldir Azevedo” e do “Festival Jacob do Bandolim”, no Teatro Nacional de Brasília.

Participou dos “Seminários de música Pró-Arte” do ano de 1990 ao ano de  1993, quando estudou “Violão”, com Luiz Otávio Braga e “Canto”, com Deina Melgaço.

Concluiu os seguintes Cursos de Especialização: “Violão”, com Leo Soares; “Violão”, com Henrique Pinto e “Canto-coral” com o maestro venezuelano Alberto Grau, ambos no “Festival de Música de Brasília” (1992); aulas de violão com Everton Gloeden (Festival de Violão do Conservatório Souza Lima/São Paulo – 1993); aulas de violão com Mauricio Carrilho e “Canto”, com Ná Ozetti, no “Festival de Inverno de Campos do Jordão -1994” e na “Oficina de Música de Curitiba – 1995” e ainda , em 1996, no “Festival de Música de Itajaí”, teve aulas de violão com Mauricio Carrilho e de “Canto-coral” com Marcos Leite.

Formada pela Uni-Rio com Licenciatura Plena “Habilitação: Música”, concluído em 1996, com a defesa da monografia “O Violão na Escola do Choro – uma análise dos processos não-formais de aprendizagem”, sob orientação de Luiz Otávio Braga.

Estudou “Canto” com Eládio Pérez-Gonzalez, Marcelo Rodolfo e Paulo Santoro nos anos de 2008, 2009, 2014 e 2015.

Fez estágio docente na disciplina “História da Música Popular Brasileira I”, no curso de graduação em música na Uni-Rio no ano de 2010.

Atuou como professora de “História do Choro” dos “I, II, III, IV Festivais Nacional de Choro” nos anos de 2004, 2006, 2007 e 2008; como coordenadora e professora do “Curso de Canto de Samba & Choro da Escola Portátil de Música” (2006 – 2012); como professora da oficina “Inéditas de Paulo César Pinheiro” (Escola Portátil de Música, 2009 – 2011), Barão Geraldo (2012) e “IV Festival Choro Jazz Jericoacoara” (2012).

Pós-Graduada pela Uni-Rio em 2012 em “Mestrado em Música”, com dissertação intitualda “Almirante e O pessoal da velha guarda: memória, história e identidade”, sob orientação da professora Dra. Elizabeth Travassos e co-orientação do prof. Dr. Pedro Aragão.

Do ano de 2012  a 2015 trabalhou como chefe da Sala de Pesquisa da Fundação Museu da Imagem e do Som-RJ, na sede Praça XV.

A partir do ano de 2015, o seu trabalho “Enciclopédia ilustrada do choro no século XIX”,  produzido através da “Bolsa Rio-Arte 2003”, contendo cerca de 9.000 títulos de obras de 1.300 compositores foi licenciado para compor a base de dados do Instituto Casa do Choro. O projeto teve como objetivo produzir um livro de referência sobre o repertório do choro, reunindo a musicografia de compositores, relacionando partituras, gravações em discos de 78 rpm, intérpretes e incluindo, quando possível, resumos biográficos e fotografias.

Entre os anos de 2003 e 2017 trabalhou como professora de violão do núcleo fixo da Escola Portátil de Música.

Dados artísticos

Entre 1991 e 1993 integrou o coral Canto em Canto, com direção de Elza Lakschevitz. Por essa época, participou do “24 Certamen Coral de Tolosa” (País Basco, Espanha) em 1992.

No ano de 1995 integrou a Orquestra de Violões Chiquinha Gonzaga, dirigida por Mauricio Carrilho.

Dos anos 2003 a 2008, como violonista, participou de shows de professores da Escola Portátil de Música.

Em 2007, pela gravadora Acari Records, Maurício Carrilho e Luciana Rabello lançaram a caixa “Choro carioca – Música do Brasil” com nove CDs abordando a obra de 74 chorões de todo o país, trazendo composições inéditas do avô do maestro Villa-Lobos, do pai de Radamés Gnattali e de Alfredo Vianna, pai de Pixinguinha, tudo isso fruto de uma pesquisa intitulada “Inventário do repertório do choro”, projeto desenvolvido em parceria com o violonista e pesquisador Maurício Carrilho, com bolsa da Fundação RioArte, revelando mais de oito mil obras de compositores do gênero entre os anos de 1870 e 1920, a maioria inédita, destacando-se entre os compositores Ernesto Nazareth, Anacleto de Medeiros, Carramona, Irineu de Almeida, Joaquim Callado, Mário Álvares, Felisberto Marques, Carlos Gomes, Villa-Lobos, Francisco Mignone, Alexandre Levy e Chiquinha Gonzaga. Ainda atuando como pesquisadora trabalhou nos textos dos verbetes sobre o choro para o site da Casa do Choro.

De 2006 a 2012 como cantora, integrou o Rancho Carnavalesco Flor do Sereno, participando do CD da agremiação em 2007.

Em 2009 como componente (violão e voz) do grupo Celeiro de Bambas, também integrado por Pedro Paes (sax e clarineta), Maria Souto (flauta), João Gabriel Souto (violão 7 cordas), Gabriel Menezes (cavaquinho) e Magno Júlio (pandeiro), apresentou o show-palestra “Choro no Itamaraty”. Neste mesmo ano, como cantora, apresentou o show “Anna Paes canta Mauricio Carrilho e Paulo César Pinheiro”, no projeto “Pauta Funarte 2009”, na Sala Sidney Miller, no Rio de Janeiro. Ainda em 2009, fazendo parte do grupo Pé de Moleque, fez show em homenagem à compositora D. Ivone Lara no Carioca da Gema, na Lapa, no centro do Rio de Janeiro. 

Em 2013, a convite do compositor Guinga, participou dos shows do violonista no Teatro Municipal de Niterói. No ano seguinte, em 2014, participou como violonista e cantora do “Projeto Summer Bossa & Jazz Festival”, na Casa Julieta de Serpa, no bairro do Flamengo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Neste mesmo ano, fez show autoral na Sala Funarte Sidney Miller, pelo projeto “Música no Capanema”. No ano posterior, em 2015, a convite do Instituto Moreira Salles, realizou show na “FLIP 2015” (Feira Literária Internacional de Paraty) em duo com o saxofonista e compositor Pedro Paes em homenagem a Pixinguinha. Ainda em 2015, teve a sua primeira música gravada pela cantora Nina Wirtti e pelo bandolinista Luís Barcelos, “Mandinga” (c/ Sérgio Souto), incluída no CD “Chão de caminho” e no DVD “Geração Semente”.

No ano de 2016, em parceria com a cantora e letrista Iara Ferreira, pela gravadora Biscoito Fino, lançou o CD “Miragem de Inaê”, com melodias de sua autoria, letradas pela parceira, sendo elas “Canto pra Oyá”, “Se eu pedir, tu me dá?”, “Carta escondida”, “Só sentimental”, “Valsa de aprendiz / Bárbara”, “Choro de madrinha”, “Requiém para os vinte anos”, “Mamãe bonita” e “Mudei de esquina”, além da faixa-título “Miragem de Inaê”, todas em parceria com Iara Ferreira. No disco, produzido por Michael Withey e com direção musical de Jayme Vignoli, contaram com as participações especiais de Guinga, Quarteto Maogani e Paula Santoro, e ainda com arranjos de Jayme Vignoli, Pedro Paes, Paulo Aragão e Glauber Seixas e os músicos Aquiles Moraes, Carlos Chaves, Kiko Horta, Marcus Thadeu, Maria Souto, Marcos Alves, Paulino Dias, Pedro Aune, Sérgio Valdeos e Silvia Duffrayer, além da própria violonista. Também no ano de 2016, realizou uma série de concertos no Clube do Choro de Brasília, em duo com seu irmão, o saxofonista, clarinetista e compositor Pedro Paes. Neste mesmo ano recebeu o “Prêmio Grão de Música”, ao lado da parceira Iara Ferreira, em São Paulo, pela composição da dupla intitulada “Choro de madrinha”. No ano seguinte, em 2017, ao lado das cantoras Carla Capalbo, Luiza Sales, Milena Tibúrcio e Daniela Spielman participou do projeto “Sonora – Ciclo Internacional de Compositoras”, no Parque das Ruinas, em Santa Tereza, bairro do centro do Rio de Janeiro. Neste mesmo ano apresentou o show “Anna Paes Convida Guinga e Jean Charnaux”, na Livraria Arelquim, na Praça XV, Centro do Rio de Janeiro. Sua composição “Mandiga”, em parceria com o poeta Sergio Souto, foi gravada pelo duo Luís Barcellos (bandolim) e Nina Wirtti (voz) no CD “Chão de caminho”, de ambos, e ainda, incluída no DVD coletivo “Geração Semente”.

Como corista participou dos discos “Lamento do Samba” (Paulo César Pinheiro); “Brasão de Orfeu” (Wilson das Neves); “Mestre Capiba- 100 anos” e de compositores como Roque Ferreira e Elton Medeiros.

Discografias
2016 Biscoito Fino CD Miragem de Inaê (c/ Iara Ferreira)
2007 Acari Records CD Rancho Carnavalesco Flor do Sereno
Obras
Canto pra Oyá (c/ Iara Ferreira)
Carta escondida (c/ Iara Ferreira)
Choro de madrinha (c/ Iara Ferreira)
Mamãe bonita (c/ Iara Ferreira)
Mandinga (c/ Sérgio Souto)
Miragem de Inaê (c/ Iara Ferreira)
Mudei de esquina (c/ Iara Ferreira)
Requiém para os vinte anos (c/ Iara Ferreira)
Se eu pedir, tu me dá? (c/ Iara Ferreira)
Só sentimental (c/ Iara Ferreira)
Valsa de aprendiz / Bárbara (c/ Iara Ferreira)
Clips
2016 - Se eu pedir tu me da? - Participações especiais dos bailarinos do Trapiche Gamboa, Rio de Janeiro.