0.000
©
Nome Artístico
Aninha Portal
Nome verdadeiro
Ana Lúcia Ferreira Portal Bittencourt
Data de nascimento
13/1
Local de nascimento
Belém, PA
Dados biográficos

Cantora. Percussionista. Compositora. Artista plástica. Artesã.

Considerada ao começo dos anos 90 como a “Revelação Feminina do Samba” pela AFIRB (Associação dos Funcionários e Ex-Funcionários do IRB – Brasil Resseguros S/A).

Intérprete e compositora do Bloco do Bigode e do Bloco Vem Cá Me Dá.

Dados artísticos

Iniciou a carreira no ano de 1993, em Belém, integrando o conjunto de samba Sol Maior. Por essa época, participou do “Festival Anual de Música”, promovido pela Casa de Espetáculos Lapinha. Ainda integrando o grupo Sol Maior apresentou-se em vários eventos e bares em Belém.

No ano de 1995, transferiu-se para o Rio de Janeiro e dois anos depois, em 1997, passou a integrar o Grupo Azulão, composto também por oficiais do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro. No ano posterior, em 1998, atuou como vocalista e percussionista do Grupo Kavaketta, com o qual se apresentou por quase um ano na quadra do Bloco Carnavalesco Cacique de Ramos. No ano seguinte, em 1999, compôs e interpretou o samba para o desfile do Bloco Cacique de Ramos no carnaval, na Avenida Rio Branco.

Entre 2000 e 2001 participou de diversos eventos nos principais locais do Rio de Janeiro, entre eles Centro Cultural da Mangueira, Rio Scenarium, Restaurante Severyna, Clube do Samba, Clube da Aeronáutica, Bloco do Bigode, Grêmio Recreativo Escola de Samba Porto da Pedra, Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos da Rocinha, SESC Tijuca, Grajaú Country Clube e Clube Esportivo Mauá. No ano posterior, em 2002, abriu vários shows do cantor Jamelão na Casa da Mãe Joana, acompanhada pelo Grupo Regente da Mangueira. Acompanhada pelo grupo Além da Raiz e com o apoio da Embaixada Brasileira, VARIG e Sheraton Hotel representou o Brasil em Lima (Peru), no “Festival Gastronômico Cultural Brasileiro”, realizado no Sheraton Lima Hotel & Casino. Apresentou-se ainda na TV IRTP, Rádio RPP Notícias, no programa “Hola Peru”, e na Boite Ritos ao lado da cantora internacional Julie Freundt, considerada um dos grandes nomes da música peruana, obtendo grande repercussão através da mídia local. No ano seguinte, em 2003, no Clube Militar do Exército apresentou-se com Homero Ferreira e no Teatro Casa Grande como  convidada do grupo Samba Quem Sabe.

No ano de 2004 atuou como vocalista do grupo Cubanos Bar Boite. Três anos depois, em 2007, ao lado de Dorina, Ana Costa, Camila Costa, Elisa Addor, Magali, Márcia Lima, Telma Tavares, Verônica Ferriani e Vika Barcellos, participou do CD “As cantoras da Lapa – Encantos do samba”, com arranjos de Alceu Maia e Fernando Carvalho, no qual foram incluídas dez composições do poeta-letrista Ricardo Brito com diversos parceiros. No disco interpretou a faixa “Quero ver você feliz” (Alberto Rosenblit e Ricardo Brito). O show de lançamento aconteceu no Bar Carioca da Gema, na Lapa, centro do Rio de Janeiro e contou com as participações de Ana Costa, Aninha Portal, Camila Costa, Dorina, Elisa Addor, Márcia Lima, Verônica Ferriani, Tatiana Vidal, Reynaldo Bessa e Denílson Santos, acompanhados pelos músicos Alceu Maia, Fernando Carvalho, Camilo Mariano, Victor Neto, Leandro Vasques e Pirulito.

Participou de vário CDs, entre os quais “As Vozes da Lapa”; “Cantos da Lapa”; “As Estrelas da Lapa”; “Lapa Itinerante”; “Cantos da Lapa em Belém” e “Conexão Lapa”, além do DVD “Confraria do Careca em Homenagem a João Nogueira”, gravado no Teatro Baden Powell, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Por esta época, participou do “Projeto 7 Em Ponto”, dividindo o palco com Almir Guineto e Velha Guarda do Salgueiro, no Teatro Carlos Gomes do Rio de Janeiro, assim como fez show no Anfiteatro da AFIRB, em homenagem à obra de Jorge Aragão.

Comandou durante um ano a roda de samba do Clube do Samba e ainda apresentou-se várias vezes, a pedido do compositor Paulinho Soares, na roda de samba do Severina, no bairro de Laranjeiras, Zona Sul do Rio de Janeiro.

Participou do DVD de Marquinho Sathan, seu padrinho musical e de clipes de Toninho Geraes, Alma Boêmia e Alex Ribeiro.

No ano de 2009 recebeu o “Troféu Capital Cultural” na categoria “Melhor Show de 2009” na casa noturna Mistura Carioca, local em que conduziu durante um ano a roda de samba do “Clube do Samba”, recebendo vários artistas convidados. No ano posterior, em 2010, lançou o primeiro CD intitulado “Feitio de oração”, com as faixas “Brasil batucada” (Carlos Caetano, Leco Ferreira  e Lheandro Gomes), “Cai dentro” (Baden Powell e Paulo Cesar Pinheiro); “Pele e suor” (Jorginho Chinna,  Alessandro Cardozo e Djalma Falcão), “Presente do céu” (Pedrinho da Flor, Carpete e Rafael dos Santos), “Perdão” (Hamilton do Afoxé e PC do Arranco), “O famoso Fá maior” (Carlos Caetano e Leandro Fab); “Africanizar” (Gusttavo Clarão), “Fabricando sonhos” (Gusttavo Clarão e Dominguinhos do Estácio), “Pra sorrir tem hora” (Arlindo Cruz e Acyr Marques), “Axé de um malandro” (Pedrinho da Flor, Bandy e Élcio do Bandolim), “Punhal” (Paulinho Soares e Joel Menezes) e a faixa-título “Feitio de oração”, de Vadico e Noel Rosa, além das composições autorais “Prisão” e “Mulher também é bamba” (c/ Beto Kavaketta). Neste mesmo ano, de 2010, comandou uma roda de samba no bar Refúgio Carioca, no bairro de Realengo, Zona Oeste do Rio de Janeiro, roda de samba na qual era acompanhada pelo grupo Portal de Bamba, apresentou-se ainda, com o mesmo grupo, no Café Cultural Sacrilégio, na Lapa, centro do Rio de Janeiro e no Tabuleiro da Baiana, em roda de samba comanda pela cantora Eliane Faria.

No ano de 2012, ao lado de Euclides Amaral, Darcy Maravilha, Mariano Maia e Regina Mazza, apresentou-se na roda de samba “Terapia Popular” no Centro Cultural Memórias do Rio, na Lapa, Centro do Rio de Janeiro, comandada pelo cantor e compositor Roberto Serrão. Ainda em 2012, com seu grupo Portal de Bambas, recebeu a cantora Janaína Reis no Bar Lapa Na Pressão. Ao lado de Délcio Carvalho, Ivo Meirelles, Jorge Vercillo, Nélson Sargento, Rosemeri, Elba Ramalho, Lenine e Sandra de Sá, foi um dos convidados da Velha-Guarda da Mangueira a participar do CD “Homenagens – Volume 2”, disco lançado no Teatro Rival Petrobras, no Rio de Janeiro. Ainda em 2012 apresentou-se no projeto “Botequim da Cidade do Samba”, na Cidade do Samba, no Centro do Rio de Janeiro, dividindo o palco com Dudu Nobre, Jorginho do Império, Marquinhos Sensação e grupos Molejo e Karas do Brasil.

Em 2017, integrando o grupo feminino Filhas de Samba, também composto por Cassiana Belfort, Flávia Saolli, Ircéa Gomes, Janaina Reis e Regina Mazza, apresentou-se no Museu do Samba, tendo como convidado especial o cantor e compositor Nelson Sargento.

No ano de 2021 lançou o EP “Tempo de realizar”, no qual interpretou “Marias” (Márcio Alexandre, Vagner Almeida e Marcelinho Moreira); “Batuque no ar” (Karlinhos Madureira e Odair Lima), com participação especial de Xande de Pilares; “Virei o jogo” (Rodrigo Ladeira e Gláucio Silva); “Como se deve amar” (Xande de Pilares, Carlito Cavalcanti e Neném Chama), com participação especial de Xande de Pilares; e ainda a composição “Tem jeito não”, de Gilson Bernini e Elio Júnior, além da faixa-título “Tempo de realizar” (Rogerinho Cândido e Leandro Lê) e ainda a autoral “Se foi”, em parceria com Gegê DAngola e Marcelo Caetano. No trabalho, contou com arranjos de Gegê DAngola, Leandro Pereira, Vitor de Souza e Valério Brair, com acompanhamento musical de Wallace Peres (violão); Tuim Vasconcelos (cavaquinho); Vitor de Souza (cavaquinho); Rodrigo Revelles (saxofone e flauta); Valério Brair (teclados); Dudu Dias (baixo); Paulo Bonfim (bateria); Gegê DAngola (cavaquinho e banjo); Binho Percussão (surdo); Dadá Costa (pandeiro); Malcon (pandeiro); Waltis Zacarias (tantan e cuíca); Zebrinha (efeitos e repique de anel); Lucas DAngola (atabaques); Pimpolho (atabaques); Will (atabaques) e coro composto por Fubbá, Cassiana Pérola Negra, Janaína Reis, Ircéia Pagodinho, Regina Mazza, Laura Reymond e Alan Souza.

No ano de 2024 apresentou-se como convidada especial, no espetáculo “50 Sambas em Todos os Tons”, do cantor e compositor Marquinho Sathan, no Centro de Referência da Música Carioca Artur da Távola, no bairro da Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro.

Discografias
2021 Independente CD Tempo de realizar
2012 Selo JM Gravações CD Homenagens: Velha-Guarda da Mangueira - Volume 2 (participação)
2010 Independente CD Feitio de oração
2007 Brito Produções CD As cantoras da Lapa - Encantos do samba

(Participação)

Obras
Mulher também é bamba (c/ Beto Kavaketta)
Prisão
Se foi (c/ Gegê D'Angola e Marcelo Caetano)
Shows
2010 Café Cultural Sacrilégio, RJ. Aninha Portal - Feitio de oração
2009 Rio Scenarium, RJ Aninha Portal
2007 Bar Carioca da Gema, RJ As cantoras da Lapa - Encantos do samba
2006 Eliane Faria Convida (Aninha Portal, Pecê Ribeiro, Nelsinho Pereira, Carlinhos Doutor e Regina Mazza). AFIRB, RJ.
Clips
2009 Feitio de Oração Direção e produção: Fita Amarela Produções.
Bibliografia Crítica

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2010. 3ª ed. EAS Editora, 2014.