0.000
©
Nome Artístico
Angélica
Nome verdadeiro
Angélica Ksyvickis
Data de nascimento
30/11/1973
Local de nascimento
Santo André, SP
Dados biográficos

Apresentadora.Cantora.

Estimulada pela mãe, com apenas dois anos participava de sessões fotográficas e filmagem de comerciais. Venceu por dois anos consecutivos, 1977 e 1978, o Concurso de Criança mais Bonita do Brasil no programa “A Buzina do Chacrinha”, quando ainda era realizado na Rede Bandeirantes.

Dados artísticos

Iniciou a carreira apresentando-se em colégios, fazendo dublagens de conjuntos infantis como Turma do Balão Mágico e da dupla Leno e Lílian.

Aos 13 anos, foi convidada por Maurício Shermann, então diretor da TV Manchete, para apresentar “Nave da Fantasia”, seu primeiro programa infantil. Pela mesma emissora, comandou ainda o programa de clipes “Shock” e apresentou “Clube da Criança”. Em 1988, ganhou outro programa na Manchete, o “Milk shake”, o que a transformou na principal estrela da emissora. Ainda neste ano, estreou em disco e no cinema.

Lançou o LP “Angélica”, dedicado ao público infanto-juvenil, onde se destacou a composicão “Vou de táxi”, versão de Biafra e Aloysio Reis para “Joe le táxi”, de F. Langoff e R. Gil. Atuou no filme “Os heróis trapalhões — Uma aventura na selva”, contracenando com o famoso quarteto humorístico “Os Trapalhões”. Em 1989 gravou a música “Calhambeque”, versão de Erasmo Carlos e sucesso na Jovem Guarda. Em 1991 gravou “Vem que eu te espero”, de Piska e César Augusto, “Uma estória de amor”, de Paulo Massadas e Michel Sullivan e “Cara de pau”, de Paulo Sérgio Valle e Augusto César. Em 1993, assinou contrato com o SBT, onde passou a comandar o programa “Casa da Angélica” e substituiu o apresentador Gugu Liberato no programa “Passa e repassa”. Em 1994 gravou o sucesso “Lindo balão azul”, de Guilherme Arantes. Permaneceu na emissora até 1996, quando assinou contrato com a Rede Globo, na qual permanece até hoje. Nela atuou nos programas “Angel mix” e “Caça talentos”, além de estrear em 2000, o programa “Bambuluá”. Em 1998, atuou novamente no cinema, participando da comédia “Zoando na TV”, no qual fez o papel principal. O filme foi dirigido por José Alvarenga Júnior e contou com as participações de Miguel Falabella, Bussunda, entre outros. Nesse ano gravou, em razão da Copa do Mundo a música “Bola do gol”, de Tadeu Mathias e Yeda Dantas. Com 12 CDs lançados, tem sua marca em diversos produtos como bonecas, biscoitos e maquiagens. Ainda no cinema, fez o papel prioncipal no filme “O Guarani”, baseado na obra de José de Alencar, interpretando a persosonagem Ceci.

Em 2001 lançou o primeiro CD pela Universal Music, trazendo entre outras, “Se a gente se entender”, de Dudu Falcão, “Fotos no espelho”, de Tivas e Lia Soares e “Quadro de amor”, de Nando e Feghali. Em 2003, seguiu atuando na TV Globo, apresentando o programa diário “Vídeo game”.

Em dezembro de 2023 foi lançada série de cinco capítulos na plataforma Globoplay em comemoração aos 50 anos da apresentadora e cantora. A série, construída pelo jornalista Chico Fellitti, foi denomindada “Angélica: 50 & tanto”. Ela também foi veiculada no canal de TV fechada GNT e teve compactos dos capítulos no programa “Fantástico” da TV Globo, durante cinco domingos. Em cada episodio a artista recebeu convidadas para falar sobre assuntos como família, infância, trabalho, etc.

Discografias
2001 Universal Music CD Angélica
1998 Sony Music CD Angélica
1997 Columbia/Sony Music CD Angélica
1996 Columbia/Sony Music CD Angélica
1995 Columbia/Sony Music CD Angélica
1994 Columbia/Sony Music CD Angélica
1993 Columbia/Sony Music CD Meu jeito de ser
1991 Sony Music LP Angélica
1990 CBS LP Angélica
1989 CBS LP Angélica
1988 CBS LP Angélica