0.000
Nome Artístico
Ana Martel
Nome verdadeiro
Ana Lúcia Martel Nobre
Data de nascimento
21/6/1964
Local de nascimento
Santana, AP
Dados biográficos

Cantora. Compositora.
Nasceu em Santana, Amapá e viveu em Macapá (AP), até os 14 anos, quando se mudou para Belém do Pará a fim de continuar os estudos.
Residiu em Brasília e, posteriormente, em Belo Horizonte. Na década de 1990, de volta ao Amapá, graduou-se em Sociologia pela Universidade Federal do Amapá.

Dados artísticos

Começou a cantar profissionalmente aos 15 anos de idade, na banda do Corpo de Bombeiros. Mais tarde, cantando em bailes, entrou no Coral Madrigal da Universidade Federal do Pará, onde recebeu aulas de técnica vocal e canto lírico tendo o Maestro João Bosco como seu regente.
A partir de 1982 passou a gravar jingles para TV e rádio. Atuou também como backing vocal de bandas de outros artistas paraenses.
Em 1983, começou a cantar em bares na noite paraense e, no mesmo ano, defendeu a primeira canção em um festival na faculdade em que estudava (Centro de Ensino Superior do Pará).
Na década de 1980 cantou na inauguração do Hilton Hotel Belém, dividindo o palco com Lenny Andrade.
Na década de 1990 começou a compor.
Em 1999 interpetou de sua autoria (letra) e melodia de Zé Miguel “Óleo sobre tela – Curiaú” no “Festival da Canção Amapaense”.
Em 2004 teve duas canções de sua autoria “Quadro noturno” e “Poesia da poesia”, parcerias com Álvaro Gomes, entre as finalistas do SESCANTA Amapá, músicas interpretadas pela mesma no Festival e gravadas no CD homônimo do festival.
Em 2007 no “FestServ” (Festival dos Servidores do Amapá) interpretou duas composições de sua autoria, ganhando o prêmio de “Melhor Intérprete”. Neste mesmo ano participou do show de 50 anos dos compositores Joãosinho Gomes e Val Milhomem.
No ano de 2008 montou o show “Bossasemprenova” qual interpretava composições emblemática do gênero.
Em 2009 classificou duas composições suas na “Mostra de Música do SESC”, sendo gravadas no CD da mostra. Neste mesmo ano lançou o CD “Sou Ana”. Produzido pelo multiinstrumentista paraense Luiz Pardal e tendo como arranjadores Luiz Pardal e o tecladista Jacinto Khawage no disco interpretou “Seu lugar”, “Simples assim”,  “Doce cantar”, “Bom dia, Maria”, todas de sua autoria; “Branca no samba” (Paulo Moura, Biratan Porto e Marcelo Siroteau) e “Mal de Amor” (Joãozinho Gomes e Val Milhomem), além da faixa-título “Sou Ana”, de autoria de Sérgio Souto e Enrico Di Miceli. O CD contou com as participações dos músicos Príamo Brandão (baixo acústico), Edivaldo Anaice (bateria), Davi Amorim (guitarra e violão), Esdras Souza (sax e flauta), Márcio Jardim (percussão) e Nena Silva (caixas de marabaixo). O disco foi lançado no Teatro das Bacabeiras, em Macapá. O disco contou com a participação especial de Sérgio Souto declamando o pema “Sou Ana”, de sua autoria, musicado por Enrico di Miceli e incluído no disco como a faixa-título.
Em 2010 fez vários lançamentos do CD “Sou Ana”  em diversos espaços, entre os quais feira agropecuária do Amapá, no Ponto de Cultura da Confraria Tucuju, no “Projeto TEIA Cultural 2010” (MINC e Gov. Do Amapá), no SESC Amapá e participações em shows de outros artstas como convidada.
Tem parcerias com vários compositores amapaenses como Enrico di Micelli, Cleverson Baía, Val Milhomem e paraenses como Luiz Pardal, Paulo Moura, Jorge Andrade, Marcos Quinan e o cearense Eudes Fraga.

Discografias
2009 Independente CD Sou Ana
Obras
Bom dia, Maria
De olhos fechados
Doce cantar
Entre o porto a maresia c/ Zé Miguel
Poesia da poesia c/ Alan e Álvaro Gomes
Quadro noturno c/ Alan e Álvaro Gomes
Seu lugar
Simples assim
Solução
Toque de caixa c/ Zé Miguel
Um pássaro passou
Óleo sobre tela - Curiaú c/ Zé Miguel
Shows
(2009) Show Sou Ana. Teatro das Bacabeiras. Macapá, AP.