3.676
© google
©
Nome Artístico
Amado Batista
Nome verdadeiro
Amado Rodrigues Batista
Data de nascimento
17/2/1951
Local de nascimento
Catalão, GO
Dados biográficos

Cantor. Compositor.

De infância pobre, trabalhou na roça quando criança. Mais tarde, em Goiânia, conseguiu o emprego de representante da gravadora paulista Anhembi Xororó.

Dados artísticos

Gravou o primeiro disco em 1975, um compacto duplo contando com três músicas de sua autoria e mais a toada “Chitãozinho e Xororó”, de Athos Campos e Serrinha. O disco, entretanto, não alcançou repercussão. Em 1976, gravou um compacto simples com duas parcerias suas com Reginaldo Sodré. Desta feita alcançou sucesso, com a venda de mais de 100 mil cópias, com a composição “Desisto”, alcançando as paradas de sucesso. Em 1977, lançou o primeiro LP, “Amado Batista canta o amor”, que reafirmou o sucesso obtido com o disco anterior. Em 1978, assinou contrato com a gravadora Continental, o que permitiu  que seu trabalho passasse a ter repercussão nacional. Em 1979, alcançou grande sucesso com “O fruto do nosso amor”, de Vicente Dias e Praião II. Com um repertório basicamente romântico, realizou em seus trabalhos uma fusão entre Jovem Guarda e modas de viola, passando por citações a Elvis Presley e The Beatles. Com mais de 20 anos de carreira, tornou-se um campeão na vendagem de discos na música popular brasileira. Com mais de 15 discos e 12 milhões de cópias vendidas, recebeu 14 discos de ouro, 13 discos de platina e um disco de diamante. Em 1985, tranferiu-se para a gravadora BMG Ariola por onde lançou, entre outros trabalhos, o LP “Um pedaço de mim”, em 1993, que em poucas semanas alcançou a marca de 600 mil cópias vendidas, com destaque para as composições “A vida cor-de-rosa” e “Um pedaço de mim”. Com o sucessso daquele disco, o cantor passou a fazer uma média de 20 a 25 shows por mês. Entre outras, foram sucessos na sua voz as composições “Serenata”, de sua autoria e José Fernandes dos Santos, “O julgamento”, de Walter José e Sebastião Ferreira da Silva, “O acidente”, de Roberto Ney e Deny Wilson, “Ah! Se eu pudesse”, de Vicente Dias e “Hospício”, de sua autoria e Reginaldo Sodré. Em 1994, a composição “Eu amo você”, com Reginaldo Sodré, foi gravada por Odair José no disco “Luz acesa”. Em 1998 lançou o CD “Amado Batista ao vivo”, interpretando, entre outras, “Anjo bom”, de Sebastião Ferreira da Silva e Ary Gonçalves, “Seresteiro das noites”, de José Fernandes, “Vida cor de rosa”, de Oldair José, Xandó e Ricardo Noronha, além de parcerias com Reginaldo Sodré, como “Pra que fugir de mim”e “Como na primeira vez”. No ano seguinte ingressou na Warner Music lançando o CD “O pobretão”, música título de sua autoria com Reginaldo Sobré. Em 2000 passou para a Continental East West, estreando com o CD “Estou só”, com destaque paras as músicas “Tá com raiva de mim”, “Me apaixonei”, “Será que ela me ama?” e a música título. Em 2002, lançou seu 24º disco 2002, o CD “Amor…”, com destaque para as músicas “Secretária”, “Que bom seria”, “Deusa nua” e “Seus olhos”.
Lançou em  2003 o CD “Eu te amo”, apresentando entre outras, as músicas “Esperança”, “Eu te amo”, “O boêmio”, “Você é o meu número” e “Meu Talismã”. No ano seguinte, gravou seu 26º disco, o CD “Eu quero é namorar”, cuja música título alcançou as paradas de sucesso. No ano seguinte, lançou seu primeiro DVD “É o show” que, mais tarde, seria lançado também em Blue-Ray. O trabalho apresentou 22 versões ao vivo de grandes sucessos na sua voz. Em 2007, teve a sua música “Meu ex-amor” (c/ Reginaldo Sodré) gravada pela dupla sertaneja João Bosco & Vinicius, no CD/DVD “Acústico pelo Brasil”, lançado pela Sony Music. No ano seguinte, lançou seu segundo DVD, “Acústico”, pela Sony Music. O álbum obteve cerca de 150 mil cópias vendidas, somando o DVD e a versão em CD. Em 2010, após 35 anos de carreira, e mais de 22 milhões de discos vendidos, lançou, pela Sony/BMG, um CD de repertório romântico inédito: “Meu louco amor”. O álbum, produzido por ele próprio, mostrou versatilidade, indo desde o seu estilo romântico mais tradicional, até músicas dançantes e samba. No mesmo ano, participou da gravação do DVD “Direito de viver”, no Credicard Hall (São Paulo), em homenagem aos 10 anos do projeto do Hospital do Câncer, que leva o mesmo nome do disco. Da gravação, participaram artistas consagrados como Guilherme & Santiago, Ataíde & Alexandre, Bruno & Marrone, César Menotti & Fabiano, Chitãozinho & Xororó, Daniel, Edson, Eduardo Costa, Fábio Jr, Gino & Geno, Gian & Giovani, Hudson & Rolemax, Hugo & Tiago, Jorge & Mateus, Juliano César, KLB, Leonardo, Milionário & José Rico, Rick & Renner, Rionegro & Solimões, Roberta Miranda, Sérgio Reis, Teodoro & Sampaio, Victor & Leo e Zé Henrique & Gabriel. No início dos anos 2010, era considerado um dos principais nomes da música romântica no Brasil, com quatro décadas de carreira, mais de 27 milhões de discos vendidos, e vários prêmios por vendagens, entre eles 28 discos de ouro, 28  discos de platina, 2 DVDs de ouro e 2 DVDs de platina. Dados artísticos:
Em 2015, lançou o DVD “Negócio da China”, pela Radar Records, com 14 regravações, homenageando sucessos de artistas dos anos 1970 e 1980, e 4 músicas inéditas, além de um clipe extra, da canção “A Raposa E As Uvas”.

Discografias
2015 Negócio da China - Radar Records – DVD
2010 Meu louco amor - Sony/BMG - CD
2008 Acústico - Sony Music - CD
2008 Acústico - Sony Music - DVD
2004 Continental/East West CD Eu quero é namorar
2004 É o show - Sony Music - DVD
2003 Continental/East West CD Eu te amo
2002 Continental/East West CD Amor
2000 Continental/East West CD Estou só
1999 Warner Music CD O pobretão
1998 BMG Brasil CD Amado Batista ao vivo
1997 BMG Brasil CD Amar, amar
1997 RCA/BMG CD O melhor de Amado Batista
1996 BMG CD Amado Batista
1995 BMG Ariola CD Amado Batista
1994 BMG Ariola LP Amado Batista
1992 BMG Ariola LP Um pedaço de mim
1989 BMG Ariola LP Amado Batista
1988 BMG Ariola LP Casamento de amor
1986 BMG Ariola LP Amado Batista
1985 BMG Ariola LP Amado Batista
1985 BMG Ariola LP Os sucessos de Amado Batista
1984 Continental LP Amado Batista
1983 Continental LP Amado Batista
1982 Continental LP Amado Batista
1981 Continental LP Sementes de amor
1979 Continental LP O amor não é só de rosas
1978 Continental LP Amado Batista
1977 Anhembi Xororó LP Amado Batista canta o amor
1976 Anhembi Xororó Compacto simples Desisto
1975 Compacto Duplo Amado Batista. Anhembi Xororó
Obras
A gente vai se encontrar (c/ Reginaldo Sodré)
Casa sob viadutos (c/ Reginaldo Sodré)
Chance (c/ Edelson Moura)
Como na primeira vez (c/ Reginaldo Sodré)
Descobri que te amo (c/ Reginaldo Sodré)
Desisto (c/ Reginaldo Sodré)
Estou apaixonado (c/ Reginaldo Sodré)
Estou doente (c/ Reginaldo Sodré)
Eu acho que sim (c/ Reginaldo Sodré)
Eu amo essa mulher (c/ Reginaldo Sodré)
Eu amo você (c/ Reginaldo Sodré)
Eu sou seu fã (c/ Reginaldo Sodré)
Hospício (c/ Reginaldo Sodré)
Menininha meu amor (c/ Reginaldo Sodré)
Meu ex-amor (c/ Reginaldo Sodré)
Meu jeitinho (c/ Reginaldo Sodré)
Morro de ciúme dela (c/ Reginaldo Sodré)
Nunca esquecerei (c/ Reginaldo Sodré)
Não quero falar com ela (c/ Reginaldo Sodré)
Não se afaste de mim (c/ Vicente Dias)
O pobretão (c/ Reginaldo Sodré)
Por causa do amor (c/ Reginaldo Sodré)
Pra que fugir de mim (c/ Reginaldo Sodré)
Quando um não quer, dois não brigam (c/ Reginaldo Sodré)
Que felicidade (c/ Reginaldo Sodré)
Quem foi o ladrão (c/ Reginaldo Sodré)
Quem é você (c/ Reginaldo Sodré)
Reclamando sua ausência (c/ Reginaldo Sodré)
Serenata (c/ José Fernandes dos Santos)
Será meu Deus? (c/ Reginaldo Sodré)
Sorriso incolor (c/ Reginaldo Sodré)
Tem pena de mim (c/ Reginaldo Sodré)
Vida de trabalhador (c/ Reginaldo Sodré)
Bibliografia Crítica

MARCONDES, Marcos Antônio. (ED). Enciclopédia da Música popular brasileira: erudita, folclórica e popular. 2. ed. São Paulo: Art Editora/Publifolha, 1999.