3.002
Nome Artístico
Álvaro Sandim
Nome verdadeiro
Álvaro Sandim
Data de nascimento
circa 1862
Local de nascimento
Rio de Janeiro
Data de morte
12/5/1919
Local de morte
Rio de Janeiro
Dados biográficos

Compositor.Trombonista.

Foi aluno do maestro Francisco Braga.

Dados artísticos

Em 1911, foi trombonista e diretor de harmonia na Sociedade Dançante Carnavalesca “Ninho do Amor”, sediada em São Cristóvão. Dois anos mais tarde, deixou o “Ninho do Amor”, passando a integrar o rancho “Flor do Abacate”, instalado no Largo do Machado e grande rival no bairro do Catete do “Ameno Resedá”. Tornou-se o diretor de música da agremiação e no carnaval desfilava à frente da orquestra que reunia os melhores músicos da época, entre os quais o saxofonista Romeu Silva.

Em 1914, além de continuar dirigindo a orquestra, integrou como secretário a comissão de carnaval deste rancho, participando do planejamento e da escolha do enredo com que o “Flor do Abacate” iria competir no Dia de Ranchos. Em 1915, compôs a polca “Flor do Abacate”, considerada sua obra prima, na qual imortalizou o seu rancho, e que foi editada pela Casa Beethoven e posteriormente registrada na Biblioteca Nacional. Compôs ainda outras marchas-ranchos para o grupo, das quais infelizmente não se tem registro. Ainda em 1915, integrou o “Terno Abacatense” em um baile promovido pela sociedade carnavalesca “Netinhos do vovô”, em benefício do compositor Sinhô.

Obras
Corbeille
Flor do Abacate
Bibliografia Crítica

MARCONDES, Marcos Antônio. “Enciclopédia da Música Brasileira – Erudita, folclórica e popular”. São Paulo. Arte Editora/Itaú Cultural/Publifolha – 2ª edição. 1998.

MARIZ, Vasco. A canção brasileira. Ministério da Educação e Cultura: Rio de Janeiro, 1956.

VASCONCELOS, Ary. Panorama da música popular brasileira. 1º Volume. Martins: Rio de Janeiro, 1965.