Músico trompetista.
Morava com a mãe e o pai nas dependências de serviço do local onde a banda da cidade ensaiava. Um tio também tocava bombardino em cidade vizinha
Começou na percussão aos dez anos, na escola onde estudava em Mafra(SC), tocando caixa na banda marcial da cidade. Começou a se familiarizar com o trompete.
Aos 16 anos, enquanto fazia o curso de torneiro mecânico, começou a aprender trompete de forma mais consistente. Chegou a trabalhar como torneiro mecânico na rede ferroviária.
Começou a estudar música com o professor Lauri Lopes na cidade natal, prosseguindo em Florianópolis com Ivonei Moura.
Em 1988 fez parte da banda da Força Aérea Brasileira(FAB) na Base Aérea de Florianópolis.
Em 1989 se mudou para o Rio de Janeiro e se tornou músico da Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros até 1995.
Em 1994 começou a fazer trabalhos em trilhas para a Rede Globo.
Em 1995 se tornou músico independente, tocando, no decorrer da carreira, em diversos trabalhos ao vivo ou em estúdio com Orquestra Cipó, Orquestra Tabajara, Orquestra Comander, UFRJazz Ensemble na UFRJ, Jazzfieira.
Em trabalhos para programas da TV Globo, atuou no The Voice, The Voice Kids e Super Star,.
Em 2011 fundou a Baixada Jazz Big Band.
N decorrer da carreira participou de shows e gravações com Fagner, Ana Carolina, Gilberto Gil, João Donato, Chico Buarque, Orquestra Imperial, etc.
Realizou turnês pelo Brasil e exterior, participou de trilhas de filmes e especiais e programas de TV.
Residiu nos EUA no início dos anos 2000.
Entre as diversas manifestações em redes sociais, estava a do pianista Itamar Assiére, na qual ele declarou:
“De luto pela partida precoce de um dos maiores trompetistas de todos os tempos. Altair Martins era o que os americanos chamam de ‘first call’, a primeira opção como primeiro trompete, o rei das notas superagudas, dono de uma técnica absurda e leitura à primeira vista impecável. Fizemos muitos trabalhos juntos dentro e fora do Brasil, e ele foi o trompete da Jazzfieira, trabalho que mantive de 2004 a 2010. Que descanse em paz. Meus sentimentos à família”.