0.000
©
Nome Artístico
Alok
Nome verdadeiro
Alok Achkar Peres Petrillo
Data de nascimento
26/8/1991
Local de nascimento
Goiânia, GO
Dados biográficos

DJ. Compositor. Produtor musical. Empresário.

 

Seus pais, os DJs Ekanta Jake Peres e Juarez Achkar Petrillo, conhecido como Swarup, foram um dos precursores do psy trance, estilo musical do gênero eletrônico, culminando no festival Universo Paralelo, um dos maiores festivais de música eletrônica do país.

Seu nome Alok veio depois de uma viagem que seus pais fizeram para a Índia, onde o guru espiritual Osho sugeriu o nome que na línga sânscrita significa “luz”.

Morou até os cinco anos de idade em Goiânia (GO), depois mudou-se com a mãe e o irmão para Amsterdã (Holanda), onde a mãe trabalhava como faxineira em uma boate. Por muitas vezes ela teve que levá-los para o trabalho por não ter com quem os deixar. Dos nove aos doze anos morou em Alto Paraíso de Goiás (GO) e depois radicou-se em Águas Claras (Brasília-DF).

Aprendeu a mixar músicas no estúdio do pai, juntamente com o irmão, com a ajuda dos DJs Zumbi e Pedrão, amigos da família.

Cursou Relações Internacionais na Universidade Católica de Brasília (DF), não chegando o concluir o curso.

Aos 19 anos fez um curso de especialização em discotecagem em Londres (Inglaterra).

Morou em São Paulo por um curto período.

Foi o idealizador da gravadora UP Club Records e da Artist Factory, especializada no gerenciamento de artistas do gênero eletrônico.

Dados artísticos

Ao lado de seu irmão gêmeo Bhaskar, quando ambos tinham apenas 12 anos de idade, criou o projeto Lógica, em que se apresentavam juntos como DJs. Sua primeira apresentação foi no Psycholand em Brasília (DF), para um público de cerca de 800 pessoas. Em 2004 se apresentaram pela primeira vez no festival “Universo Paralelo”. Aos 15 anos começaram a produzir suas próprias músicas. Aos 17, saíram em turnê mundial passando por 19 países. Lançaram o CD “Level Feature Rights”, pela gravadora independente Vagalume Records e Liquid Records.

A partir de 2010 seguiu carreira solo, cujo primeiro sucesso foi um remix da música “Sings” de Snoopy Dog, batizado de “Snoop Sings” que alcanço mais de 3 milhões de visualizações no canal de vídeos Youtube.

Em 2013 lançou nas plataformas digitais o single “We are underground”, divisor de águas em sua carreira, que teve também um videoclipe produzido pela Brasil Filmes.

Em 2015 foi eleito pela revista britânica DJ Magazine como “Melhor DJ do Brasil”. Nesse mesmo ano estreou o programa “New Design” na rádio Jovem Pan FM, que passou a ser transmitido posteriormente pela rádio Energia 97.

Em 2016 foi contratado pela gravadora holandesa Spinnin’ Records, pela qual lançou “Here me now” (c/ Bruno Martini), com a participação de Marcos Zeeba, com a qual alcançou a primeira posição de vendas no iTunes no Brasil e foi incluída na trilha sonora do filme “Eu fico loko” (2017), de Bruno Garotti. Ficou em 25º lugar no ranking de DJs da revista britânica DJ Mag.

Em 2017 foi eleito pela revista Forbes Brasil como uma das 91 pessoas com menos de 30 anos mais influentes no país, e pela revista britânica DJ Mag, como o 19º melhor DJ do mundo. Nesse mesmo ano realizou uma turnê pela China. Foi o primeiro artista brasileiro a entrar para a lista dos 50 artistas mais ouvidos no mundo no site de músicas Spotify. Participou das comemorações do “Réveillon Colosso 2018”, em Fortaleza (CE), sendo uma das principais atrações do evento.

Em 2018 foi capa da Revista Ela, do jornal O Globo, cuja reportagem abordou sua trajetória até chegar aos nove milhões de ouvintes mensais na plataforma digital de música Spotify, além de sua carreira mundial, incluindo o mercado chinês, em que teve 4 milhões de visualizações online de um vídeo postado ao vivo.

Em 2019 foi a atração que abriu a primeira noite de shows no Palco Mundo do festival “Rock in Rio”, no Rio de Janeiro.

Em 2021 lançou a compilação “Annual 2021”, que incluiu 15 singles lançados no ano.

Discografias
2021 Annual 2021 – Controversia CD Annual 2021
Obras
All I want c/ Liu
Fuego c/ Bhaskar
Here me now c/ Bruno Martini
Never let me go c/ Bruno Martini
Shows
2019 Palco Mundo, festival “Rock in Rio”, Rio de Janeiro Alok
Clips
2013 We are underground