Cantora. Apresentadora. Empresária.
Filha do guitarrista, pastor e empresário Ronaldo Barros.
Casada com o jogador de futebol Gilmar (ex-Botafogo e São Paulo).
Aos cinco anos de idade começou a cantar na Comunidade Evangélica Cristã da Vila da Penha, num subúrbio do Rio de Janeiro.
Formada em Biologia Marinha pela UFRJ.
Em 2013 atuava como pastora evangélica pela igreja Comunidade Evangélica Internacional Zona Sul, no bairro do Flamengo, Zona Sul do Rio de Janeiro.
Em 1995 lançou pela gravadora Grape Vine o CD “Sem limites”, que vendeu 500 mil cópias e resultou na sua escolha como “Melhor Cantora Revelação” com “Troféu FM 105 da Música Evangélica”. Com o sucesso, fundou um selo exclusivo, o AB Records, pelo qual lançou, em 1997, o disco “Voz do coração”, que, vendeu 300 mil cópias, fixando-a como um dos maiores nomes da música gospel brasileira. Por essa época, apresentava o programa infantil “A” de Aline e “A” de alegria.
Em 1999 gravou o disco “Bom é ser criança”, voltado para o público infantil, que ultrapassou a marca de 120 mil cópias vendidas. Em dezembro do mesmo ano, apresentou-se no programa “Xuxa Parque”, no qual fez um dueto com a apresentadora.
No ano 2001 lançou o CD “Mensageiro da paz”, disco que gravou em parceria com Cid Moreira (apresentador e repórter da Rede Globo).
Em 2002 lançou por sua gravadora AB Records o CD “Jesus vida verão”, disco ao vivo, no qual apresentou alguns sucessos de sua carreira. Neste mesmo ano, lançou o segundo volume do disco infantil “Bom é ser criança”, no qual interpretou “Retrato”, “Xô apagão”, “Vamos malhar”, “Dom-dim-dom-dom” e “Parabéns pra você”.
Em 2003 lançou os CDs “Fruto do amor”, também na versão playback. Com “Frutos do amor” ganhou o “Grammy Latino” na categoria de “Melhor Álbum de Música Cristã” no ano de 2004. Ainda em 2004 mudou de gravadora passando a pertencer ao cast da MK Publicitá, a principal gravadora do segmento gospel no Brasil, que também conta com outros ídolos do segmento, tais como Cassiane, Fernanda Brum, Kleber Lucas e Oficina G3. Nesta nova gravadora gravou o CD “Som de adoradores”. O disco chegou à marca de 250 mil cópias vendidas. Neste mesmo ano apresentou o show “Som de adoradores” no Via Show, em São João de Meriti. Na ocasião, gravou o primeiro DVD da carreira, que chegou à marca de 30 mil cópias vendidas. Recebeu o prêmio “Troféu Talento” na categoria “Artista Destaque de 2004” oferecido pela Rede Aleluia de Rádio & TV Record.
Entre seus maiores sucessos estão as composições “Consagração”, “Faz chover” e “Aclame ao Senhor”. Apresentou-se regularmente em vários países da Europa.
No ano de 2006, já com 13 discos lançados, sendo dois em espanhol, fez turnê pela Espanha. Ao retornar gravou o CD e DVD “Aline Barros e CIA”, dedicado ao público infantil, que gerou outros volumes lançados em 2008, 2011.
Em 2010 lançou um livro autobiográfico “Fé e Paixão” e o DVD “Aline Barros na Estrada”, no qual forma compiladas cenas de sua turnê anterior.
No ano de 2011 lançou o “Extraordinário amor de Deus”, no qual contou com produção musical de músicos do grupo carioca Roupa Nova e do qual destacou-se a faixa “Ressuscita-me”. Neste mesmo ano, foi a principal atração do grande show evangélico de dezembro de 2011, no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, onde foi aplaudida por cerca de cem mil pessoas. No Show da Virada da Rede Globo com os grandes astros do ano, pouco antes da meia-noite de 31 de dezembro, também foi celebrada pela crítica como uma atração nota dez, por seu porte, beleza e voz. Ainda em 2011 foi a vencedora do “Grammy Latino” na categoria “Melhor Cantora Gospel”.
Durante a carreira ganhou 11 “Troféus Talento”, cinco “Grammy Latino”, um prêmio “Dove Awards”, um “Troféu Promessas” e um prêmio “Brazilian International Press Award”, sendo considerada uma das maiores vendedoras de disco do segmento gospel, com cerca de seis milhões de discos vendidos.
Em 2012 comemorou seus 20 anos de carreira com o lançamento do CD e DVD “Aline Barros 20 Anos Ao Vivo”.
Em 2013 lançou o CD “Graça”, com 14 faixas, dentre as quais “Casa do Pai”, “Lugar seguro” “Esperança”.
Em 2014 lançou o álbum infantil “Aline Barros e Cia Tim-Tim por Tim-Tim”, que contou com a participação especial de sua filha Maria Catherine nas faixas “Ploc ploc”, “Casinha de Jesus” e “Maria dança”.
Em 2015 lançou os CDs “Vivo estás” e “Extraordinária graça”.
Em 2017 lançou o CD “Acenda a sua luz”. No ano seguinte, lançou os CDs “Viva” e “ImaginAline”, direcionado para o público infantil.
Em 2019 lançou o CD “Reino”, que incluiu a faixa “Autor da vida”. Nesse mesmo ano lançou o CD “Alive”, gravado em inglês.
Em 2022 lançou o álbum “Minha oração”, com onze faixas, dentre as quais “Jeová Jireh”, “Imensurável”, “Refinador” e “Sol da justiça”.
Em 2023 comemorou seus 30 anos de carreira com o lançamento de álbuns com repertório que percorreu sua trajetória musical, dentre os quais o registro audiovisual “30 Anos Na Casa”.
Em 2024 lançou, pelo selo Sony Music, o álbum “Firme fundamento”. Nesse mesmo ano lançou o álbum dedicado ao público infantil, “ImaginAline – Uma viagem no tempo”, gravado ao vivo. Ainda em 2024 “Tudo sobre ele”, que contou com as participações especiais de Gabriel Guedes em “Luz da esperança”, Isaías Saad em “Brilha tua luz”, Julliany Souza em “Tudo sobre Ele” e Sarah Beatriz em “A promessa nasceu”.
ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.