3.502
Nome Artístico
Alexandre Vieira
Nome verdadeiro
Alexandre Vieira
Data de nascimento
12/4/1965
Local de nascimento
Porto Alegre, RS
Dados biográficos

Instrumentista. Compositor. Cantor.

Cursou a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde obteve Licenciatura em Educação Artística e Bacharelado em Música. Em 1990, passou a lecionar no Projeto Prelúdio da UFRGS (escola de música para crianças e adolescentes), onde montou o Conjunto de Música Popular, com sucessivas formações que incluem jovens talentos.

Dados artísticos

Começou a compor em 1983.

Na década de 1990, atuou, como contrabaixista, com vários artistas, como Zé da Terreira, Mário Falcão e Jorge Herrmann, entre outros.

De 1998 a 2002, integrou o quinteto popular de câmara Café Acústico, com o qual recebeu dois Prêmios Açorianos de Música, na categoria Melhor Grupo de MPB (1999 e 2000) e venceu o II Festival de Música de Porto Alegre.

Tocando violão, contrabaixo acústico, guitarra, baixo freetles, teclado virtual, baixo, teclado virtual e percussão, lançou, em 2005, o projeto on-line “Chacarera Blues”, disponibilizando gratuitamente na rede mundial de computadores 16 canções de sua autoria: “Pra compensar tua ausência”, “A casa bem assombrada”, “Quem mandou alguém inventar o amor?”, “Demência” e “Arteiro”, todas com Carlos Patrício, “Teu encanto” (c/ Carolina Zingler e Carlos Patrício), “Chama-me” (c/ Mário Falcão), “Aquela outra”, “Simples”, “Tudo”, “Pedro e Bando”, “Blues Chacarera”, “Normal”, “No meio da calçada”, “Tempo de ir” e “Corações e mentes”. O trabalho contou com a participação do baterista Nenê e de outros músicos.

Obras
A casa bem assombrada (c/ Carlos Patrício)
Aquela Outra
Arteiro (c/ Carlos Patrício)
Blues Chacarera
Chama-me (c/ Mário Falcão)
Corações e mentes
Demência (c/ Carlos Patrício)
No Meio da Calçada
Normal
Pedro e Bando
Pra compensar tua ausência (c/ Carlos Patrício)
Quem mandou alguém inventar o amor? (c/ Carlos Patrício)
Simples
Tempo de ir
Teu encanto (c/ Carolina Zingler e Carlos Patrício)
Tudo