0.000
Nome Artístico
Alexandre Ribeiro
Nome verdadeiro
Alexandre Messias Alves Ribeiro
Data de nascimento
12/8/1982
Local de nascimento
São Simão, SP
Dados biográficos

Instrumentista.

Iniciou seus estudos musicais aos 12 anos de idade com o maestro Maurílio de Oliveira Junior na cidade de Santa Rosa de Viterbo, em São Paulo, participando como primeiro clarinetista da Banda Filarmônica da cidade.
Fez aulas com a clarinetista Krista Helfenberguer Munhoz (primeira clarinetista da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto).
Dos 14 aos 16 anos participou como clarinetista da Orquestra Sinfônica Jovem de Ribeirão Preto.
Nos anos de 2000 à 2004 freqüentou a Universidade Estadual Paulista (UNESP) no curso de Bacharelado em Instrumento-Clarinete, sob a orientação dos professores Sergio Burgani e Luis Afonso Montanha. Durante esse período atuou como primeiro e segundo clarinetista na Banda Jovem do Estado de São Paulo sob a regência da maestrina Mônica Giardini. Participou, como aluno, dos festivais de Campos do Jordão, em 1998, e do Festival de Curitiba, em 2003, no qual teve aulas com os músicos Paulo Moura, Luis Otávio Braga e Joel Nascimento.

Dados artísticos

Participou, como musico convidado, de concertos com a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto no “Festival de Inverno de Campos do Jordão” e no “Festival de Música Colonial de Juiz de Fora” sob a regência do maestro Matheus Araújo. Com essa mesma orquestra participou de concertos na cidade de Ribeirão Preto sob a regência dos maestros Roberto Minkzuck, León Halegua e Arnaldo Cohen. Apresentou-se ao lado de músicos como o violonista Guinga no projeto “Conexão Latina”, com Antônio Nóbrega no show intitulado “Antônio Nóbrega convida Jovens Talentos”, realizado no Auditório Ibirapuera, Carlos Malta, Osvaldinho do Acordeom, Laércio de Freitas, Luizinho 7 cordas, Isaías e seus Chorões , Paulo Moura, Yamandu Costa, Raul de Souza, Mariene de Castro, Luciana Melo, Dona Inah, Gisa Nogueira, Consuelo de Paula, Teresa Cristina, Dona Ivone Lara, Lecy Brandão, Fabiana Cozza, Verônica Ferriane, Luis Carlos da Vila, Eduardo Gudin, Elton Medeiros, Tom Zé, Jair Rodrigues, Aldir Blanc, entre outros.
Em 2008 recebeu o prêmio de “Melhor Instrumentista” no Festival de Guarulhos, que contou com a participação de músicos como Mané Silveira, Márcio Bahia, Arismar do Espirito Santo, Sizão Machado e Toninho Ferragutti.
Participou de gravações ao lado dos músicos Alessandro Penezzi, Zé Barbeiro, Banda Mantiqueira, Paulo César Pinheiro, Quinteto em Branco e Preto, Dona Inah, Paulo Freire, Teresa Cristina, Danilo Brito, Laérco de Freitas, Naylor Azevedo (Proveta), Conrado Paulino, Toninho Ferragutti, entre outros.
Foi fundador, músico e arranjador do grupo Gafieira Etc. e Tal”, recebendo convidados como Dominguinhos, Fabiana Cozza, Quinteto em Branco e Preto e Wilson das Neves.
Participou do núcleo musical do monólogo “Soppa de Letra”, em São Paulo, com o ator Pedro Paulo Rangel e direção musical de Roberto Gnatalli.
Em 2009 apresentou-se, ao lado do violonista Alessandro Penezzi, na Jazzhouse Copenhagen, na Dinamarca. Nesse mesmo ano realizou uma turnê pela India, nas cidades de Mumbai, Nova Delhi e Goa, fazendo shows com a “Banda Glória”, tradicional banda de gafieira de São Paulo.
Integrou a “Banda Jazz Sinfônica” de Diadema, o “Trio Chorando a Tempo”, o quarteto “Bico de Lacre”, “Danilo Brito” e grupo, “Zé Barbeiro” e regional, e o grupo “Ó do Borogodó”, integrado por Gian Correa (violão), Ildo Silva (cavaquinho), e Roberta Valente (pandeiro), com o qual gravou em 2007 o CD “Um tributo a Altamiro Carrilho”, pelo selo Lua Music.
Participou dos projetos “O Samba me Cantou”, com Jair Oliveira e Luciana Mello, e “Panorama do Choro Paulista”, formado pelo sexteto “Panorama”, com o qual gravou um disco/documentário que incluiu um repertório de choro de compositores de São Paulo.
Em 2010 gravou, como solista convidado, o CD “Cordas ao vento” de  Alessandro Penezzi. O show de lançamento do disco foi realizado no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, e contou com a participação dos músicos Rodrigo y Castro e Léo Rodrigues (flauta e pandeiro), em “Capitão Rodrigo”, e Toninho Carrasqueira (flautas), em “Chorinho Triste”.

Discografias
2010 Independente CD Cordas ao vento (participação)
2007 Lua Music CD Um tributo a Altamiro Carrilho (c/ o grupo Ó do Borogodó)