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Nome Artístico
Albertinho Fortuna
Nome verdadeiro
Alberto Fortuna Vieira de Azevedo
Data de nascimento
28/10/1922
Local de nascimento
Porto, Portugal
Data de morte
1/7/1995
Local de morte
Niterói, RJ
Dados biográficos

Cantor.

Nasceu em Vila Nova de Gaia, próxima à cidade do Porto (Portugal), quando seus pais lá estavam a turismo. Antes de completar um ano de idade, transferiu-se para Niterói com a família. Estudou no Colégio Salesiano Santa Rosa, dirigido pelo radialista e compositor Gomes Filho, que teria futuramente participação na consolidação da sua carreira de cantor.

Dados artísticos

Estreou ainda menino na Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. A convite de Gomes Filho, foi um dos pioneiros da programação da Rádio Sociedade Fluminense, em Niterói. Em 1936, transferiu-se para a Rádio Mayrink Veiga, recebendo do locutor César Ladeira o slogan de “O garoto que vale ouro”. Em 1940, ingressou na Rádio Nacional do Rio de Janeiro, emissora na qual atuaria por muitos anos e na qual alcançaria grande renome. Ainda na Rádio Nacional, integrou o “Trio Melodia”, formado para o lançamento do programa “Um milhão de melodias”, atuando ao lado de Nuno Roland e Paulo Tapajós. Em 1944, estreou em discos gravando pela Victor com o trio vocal As Três Marias o samba “Ai que saudades da Amélia”, de Ataulfo Alves e Mário Lago. A partir do ano seguinte, O Trio Melodia chegou a gravar vários discos. Ainda em 1945, gravou na Continental com o instrumentista gaúcho Pedro Raimundo ao acordeon a valsa “Meu coração que fala”, de Pedro Raimundo.

No carnaval de 1947, alcançou grande sucesso com a “Marcha dos gafanhotos”, de Frazão e Roberto Martins em disco que trzia ainda o samba “Fui a pé ao Corcovado”, da mesma dupla de compositores. No mesmo ano e da mesma dupla, lançou o samba “Velho amor” e, de Eratóstenes Frazão e Marina Batista, o samba “Os melhores dias de minha vida”. Em 1948, lançou pela Star o frevo canção “Já vi tudo”, do pernambucano Capiba com acompanhamento da Orquestra Copacabana. No mesmo ano, gravou a marcha “Paz com briga”, de Pedro Caetano e Claudionor Cruz e o samba “Não deixo de amar”, de Artur Moraes e Roberto Delattre. Em 1949, gravou o choro “Silencioso”, de Dante Santoro e Ghiaroni, a valsa “Vidas mal traçadas”, de Dante Santoro e Sila Gusmão e a marcha “Meu cavalo não manca”, de Rutinaldo e Alcebíades Nogueira. Em 1950, gravou as canções toadas “O nome dela” e “Adeus meu rancho”, de Cláudio Luiz e os sambas “Mulheres falsas”, de Luiz Bittencourt e René Bittencourt e “Esperança”, de Nestor de Holanda e Abelardo Barbosa, o apresentador Chacrinha.

Em 1952, gravou na Continental “Ritmos de boite”, um pot pourri de sambas de João de Barro, Alberto Ribeiro, Noel Rosa e Antônio Almeida. No mesmo ano, gravou a canção “Em frente à capelinha”, de Lauro Sales. Também no mesmo ano, gravou com os trios Madrigal e Melodia a marcha rancho “Estrela dAlva”, de João de Barro, o samba “Ri melhor quem ri no fim”, de Noel Rosa de Oliveira, José Ernesto Aguiar e Raimundo Ferreira e o tango “Mano a mano”, de Gardel, Razzano e Flores Ghiaroni. Em 1953, gravou o bolero “Pecado”, de C. Bahr, Francini e Pontier com versão de Zilda Mota, o samba “Triste Quarta-feira”, de Francisco B. de Menezes e o baião “Terezinha”, de Airton Amorim e José Pereira. Em 1954, gravou com Vadir Azevedo ao cavaquinho e seu conjunto o samba “Já é demais”, de Valdir Azevedo e Jorge Santos e a marcha “Amigo do rei”, de Alberto Rego e Norival Reis. No mesmo ano, gravou os tangos “Amargura” e “Cuesta abajo”, de Gardel, Le Pera e Ghiaroni e as valsas “Ronda dos bairros”, de Luiz Bittencourt e Fernando Jacques e “A vida em tempo de valsa”, de Nelson Sampaio, estas duas últimas, com acompanhamento de Radamés Gnattali e sua orquestra. Em 1955, gravou o bolero “Lamento árabe”, de Dante Santoro e Ghiaroni e o samba Meu jeito de ser”, de Paulo Soledade.

Em 1956, gravou os tangos “Caminito”, de Filiberto, G. Peñaloza, “Yira…yira”, de Discépolo, “Tomo y obligo”, de Gardel e Romero e “El penado 14”, de Magaldi, Noda e Pesce, todos com versões de Ghiaroni, com acompanhamento de Eduardo Patané e sua orquestra típica. No mesmo ano, lançou o LP “Tangos de ontem e de hoje” com orquestração e regência de Radamés Gnatalli e Guerra Peixe, com destaque para “Menino sem nome”, de Umberto Silva e Luis Mergulhão e “Cartas recebidas”, de Guerra Peixe. No ano seguinte, gravou mais duas versões, os fox trotes “Passeando na chuva”, de J. Bragg e R. S. Riley, com versão de Gioia Jr. e “Concerto de outono”, de C. Carboni e Danpa, com versão de Júlio Nagib. Também no mesmo ano, lançou o LP “Tangos inesquecíveis volume 2”, com destaque para “El dia en que me quieras”, com versão de Harolo Lobo. Em 1958, gravou outros dois tangos: “Uno”, de Discépolo e Mores, com versão de Haroldo Barbosa e “Garua”, de Troillo e Candicamo, com versão de Lourival Marques.

Sua carreira alcançou impulso e prestígio a partir da gravação de canções românticas brasileiras e de versões de tangos, dentre os quais “Mano a Mano”, de Carlos Gardel, J. Razzano e E. Flores, com o qual alcançou grande sucesso. Em 1959, gravou o samba canção “Eu sei que vou te amar”, de Antônio Carlos Jobim e Vinícius de Moraes e o bolero “Só se vive uma vez”, de C. Navarro e Nazareno de Brito. Em 1960, gravou o tango “Cinzas do passado”, de Cláudio de Barros, a canção “festa iluminada”, de Gomes Filho, o samba canção “Menina moça”, de Luiz Antônio e o calipso “Marina”, de Rocco Granada com versão de Cauby Peixoto. No mesmo ano, gravou os sambas canção “Balada da chuva e o vento”, de João de Barro e Alcyr Pires Vermelho e “A noite do meu bem”< de Dolores Duran. Em 1961, gravou a “Guarânia da lua-nova”, de Luiz Vieira e os tangos “Miragem” e “Flor de estufa”, de Adelino Moreira. No ano seguinte gravou a canção “Ave Maria”, de Erotides de Campos e Jonas Neves e o clássico bolero “Quem eu quero não me quer”, de Raul Sampaio e Ivo Santos. Em 1963, gravou o “Prelúdio para ninar gente grande”, de Luiz Vieira.

De seus LPs, destacaram-se “Teu nome é amor”, “Prelúdio” e “Tangos inesquecíveis”, todos lançados pela gravadora Continental.

Discografias
1963 Continental LP Prelúdio
1963 Continental 78 Prelúdio para ninar gente grande/Lua do rio
1962 Continental 78 Até sempre/As verdes folhas do verão
1962 Continental 78 Ave Maria/Prece (Plegaria)
1962 Continental 78 Milagre

(Com Marion)

1962 Continental 78 No confessionário/La cumparsita
1962 Continental 78 No deserto da rua/Amor, fonte da vida
1962 Continental 78 Quem eu quero não me quer/Vendaval
1961 Continental 78 Bís/Mamãe
1961 Continental 78 Miragem/Flor de estufa
1961 Continental 78 Sonho mau/Guarânia da lua-nova
1960 Continental 78 A malandrinha/Noite cheia de estrelas
1960 Continental 78 Balada da chuva e o vento/A noite do meu bem

(Com Trio Melodia)

1960 Continental 78 Cinzas do passado/Festa iluminada
1960 Continental 78 Mais uma taça/Aliança
1960 Continental 78 Marina/Menina moça
1960 Continental 78 Somente tu/Remolino
1960 Continental LP Tangos inesquecíveis
1959 Continental 78 Eu sei que vou te amar/Só se vive uma vez
1959 Continental 78 Sentimento gaúcho/Silêncio
1959 Continental LP Teu nome é amor
1958 Continental 78 Percal/En esta tarde gris
1958 Continental 78 Uno/Garua
1957 Continental LP Albertinho Fortuna canta tangos inesquecíveis
1957 Continental17.423 78 Não vou/Esquece
1957 Continental 78 Passeando na chuva/Concerto de outono
1956 Continental 78 Caminito/Yira...yira
1956 Continental 78 Canção de aniversário
1956 Continental 78 Hino às mães
1956 Continental LP Tangos de ontem e de hoje
1956 Continental 78 Tomo y obligo/El penado 14
1955 Continental17.170 78 Lamento árabe/Meu jeito de ser
1955 Continental 78 Segura a saia/Nadia
1954 Continental 78 Amargura/Cuesta abajo
1954 Continental 78 Já é demais/Amigo do rei
1954 Continental 78 Ronda dos bairros/A vida em tempo de valsa
1953 Continental 78 Pecado/Triste Quarta-feira
1953 Continental 78 Terezinha
1952 Continental 78 Em frente à capelinha
1952 Continental 78 Estrela d'Alva/Ri melhor quem ri no fim

(Com Trio Madrigal e Trio Melodia)

1952 Continental 78 Madreselva/Fado das mãos

16.642

1952 Continental 78 Mano a mano

(com Trio Madrigal e Trio Melodia)

1952 Continental 78 Ritmos de boite
1951 Carnaval 78 Moreninha cor de jambo/Desengano
1950 Star 78 Mulheres falsas/Esperança
1950 Star 78 O nome dela/Adeus meu rancho
1949 Star 78 Meu cavalo não manca/Barulho no beco
1949 Star 78 Silencioso/Vidas mal traçadas
1948 Star 78 Já vi tudo
1948 Star 78 Paz com briga/Não deixo de amar
1947 Victor 78 Marcha dos gafanhotos/Fui a pé ao Corcovado
1947 Victor 78 Velho amor/Os melhores dias de minha vida
1945 Continental 78 Meu coração te fala

(Com Pedro Raimundo)

1944 Victor 78 Ai que saudades da Amélia

(Com As Três Marias)

Bibliografia Crítica

AZEVEDO, M. A . de (NIREZ) et al. Discografia brasileira em 78 rpm. Rio de Janeiro: Funarte, 1982.

CARDOSO, Sylvio Tullio. Dicionário Biográfico da música Popular. Rio de Janeiro: Edição do autor, 1965.

MARCONDES, Marcos Antônio. (ED). Enciclopédia da Música popular brasileira: erudita, folclórica e popular. 2. ed. São Paulo: Art Editora/Publifolha, 1999.